28 equipas no “Termas Centro Classic Cars”

Terma Centro

Mais de meia centena de participantes, divididos por 28 equipas, vão estar presentes na primeira edição do “Termas Centro Classic Cars”, iniciativa que vai levar proprietários de automóveis clássicos e históricos a conhecer as estâncias termais da região Centro.

O evento, a ter lugar entre 18 e 20 de setembro, resulta de uma parceria entre a rede Termas Centro e o Clube Escape Livre e insere-se no ciclo de animação “Viva Termas Centro”, promovido pelas Termas Centro nas suas estâncias termais.

Ao longo dos três dias do “Termas Centro Classic Cars”, os participantes vão descobrir algumas das mais belas paisagens da região Centro. O programa inicia-se na sexta-feira, dia 18, com uma visita às Termas do Cró, em Rapoula do Côa. Aqui, os participantes do encontro poderão desfrutar de experiências termais, com todas as normas em vigor, antes da apresentação oficial do evento e de um jantar de boas-vindas. As Termas do Cró serão, aliás, a base do percurso durante os três dias.

No sábado, a comitiva passará por Almeida, com visita às Termas Fonte Santa de Almeida e ao Museu Fronteira da Paz. Seguem-se as Termas de Águas de Penamacor, as Termas de Monfortinho e o Sabugal (com visita ao castelo), terminando o dia novamente nas Termas do Cró. No domingo, o destino principal é a estância termal de Unhais da Serra. Neste local, terá lugar o almoço de encerramento e entrega de troféus.

Os participantes chegam de origens tão diversas como Lisboa, Porto, Guarda e Coimbra, sendo de salientar a presença de cinco equipas de Espanha. O diretor do Museu de História de la Automocion de Salamanca (MHAS), Luis Mata, com um Mercedes-Benz 300 SL de 1991, e a presidente do MG Clube de Portugal, Isabel Tinoco, com um MG B de 1973, serão alguns dos condutores que fizeram questão de conhecer as Termas Centro.

Termas CentroEntre os automóveis de coleção que vão palmilhar as estradas da região, os destaques vão para um Alfa Romeo 2000 GTV de 1973 (carro montado em Setúbal), um VW Split de 1950 (que já fez milhares de quilómetros em passeios pela Europa), um Jaguar XJR de 1995, um Alfa Romeo Giulietta Sprint GTA de 1968, um MG GT de 1965, um Alfa Romeo Giulia 1750 GTv de 1968, um Peugeot 205 GTI de 1990 ou um Rover 216 coupé de 1993, além de outros modelos que vão deslumbrar quem os vir passar.

Para Adriano Barreto Ramos, coordenador da rede Termas Centro, “com esta iniciativa, demonstramos que as estâncias termais da região Centro constituem uma escolha convidativa para quem realiza passeios de automóvel pela região. São locais naturalmente aprazíveis, inseridas na natureza, e que oferecem condições únicas para relaxar no decorrer ou no final das viagens. Além, claro, da gama de tratamentos de grande qualidade de que dispõem”.

De acordo com Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, “literalmente, os Clássicos vão a Termas. Oportunidade de carros e proprietários usufruírem de um fim de semana onde cada um aproveita, da melhor forma, tanto a liberdade e o prazer ao volante do seu clássico, como a descoberta dos serviços das estâncias termais selecionadas”.

O Termas Centro Classic Cars é organizado pela rede Termas Centro em parceria com o Clube Escape Livre e conta com vários apoios e colaborações, como do Turismo do Centro de Portugal e da SPAL, responsável pela entrega dos troféus aos participantes.