Tomás Aranda na divisão 1, Esteban Serrano na divisão 2, Carlos Hernando na divisão 3, Jordi Nualart no Car Cross, Miguel Gayoso no Car Cross Junior e Gabriel Durán em Car Cross Promotion foram os vencedores da oitava e última prova do CEAX Campeonato Espanhol de Autocross 2022. Víctor Álvarez na divisão 1 e Gabriel Durán na Car Cross Promotion conquistaram o título nas duas categorias que tiveram que ser decididas no circuito Joaquín Pastelero em Jerez de los Caballeros.
A cidade de Jerez de los Caballeros, em Badajoz, recebeu este fim-de-semana de 29 e 30 de Outubro o Campeonato de Espanha de Autocross após 17 anos de ausência, comemorando a oitava e última ronda do calendário com uma participação de 57 pilotos. O Motor Club Jerez de los Caballeros conseguiu recuperar esta prova para uma zona com grande tradição na modalidade, fazendo um ótimo trabalho de adaptação no emblemático circuito municipal Joaquín Pastelero. Também as condições meteorológicas ajudaram o grande público a desfrutar de um grande fim de semana de corridas, apesar da chuva que caiu na madrugada de sábado para domingo.
Divisão 1
O resultado desta categoria entre Víctor Álvarez e Perfecto Calviño com o Talavera de la Reina, e líder provisório, a conseguir o melhor tempo na qualificação. No entanto, uma avaria no Ford Fiesta de Calviño, acabaria por condicionar o resto do fim de semana. No entanto, uma falsa largada de Álvarez na primeira pré-eliminatória deixou assim a primeira posição para Tomás Aranda e para Víctor Álvarez, que também ganhou a terceiro no domingo.
Um problema mecânico parou Víctor Álvarez no início da final, colocando na frente das primeiras voltas Jesús Santillán até que uma avaria no seu Mitsubishi o impediu de continuar, momento que Tomás Aranda aproveitou para obter a sua terceira vitória da temporada seguida do local Antonio Sánchez e por Víctor Álvarez, que desta forma conquistou seu quinto título nacional da categoria.
Divisão 2
Com o estatuto de campeão, Cristian Escribano conquistou o melhor tempo na sessão de qualificação e que prevaleceu nas duas séries das duas pré-eliminatórias no sábado, bem como Esteban Serrano, que disputava o segundo lugar com Óscar Casado da Extremadura. Stephen Serrano venceu novamente a sua série de domingo na terceira qualificação, enquanto a outra foi para sua irmão Gabriel.
Os irmãos Serrano foram os protagonistas da final, com Esteban liderando desde o início seguido por Gabriel, então o primeiro deles ficou em segundo lugar enquanto Cristian Escribano completou o pódio ao bater Óscar Casado e Jonathan Vázquez.
Divisão 3
Por fim, esta foi a categoria com o menor número de inscrições. Apenas Carlos Hernando sairia para a qualificação, onde conseguiu o melhor crono, e Juan Carlos Barredo, que teve um problema na caixa de velocidades e o impediu de continuar a competir nas pré-eliminatórias. Barredo conseguiu ainda ir para a final junto com Carlos Hernando, que ficou sozinho novamente quando o A Fórmula TT de Juan Carlos Barredo avariou. No entanto o piloto foi muito aplaudido de pé pelos fãs, em forma de agradecimento pela sua presença na prova.
Car Cross
Muito motivado para competir perante os seus adeptos na Extremadura terra natal de José Carlos Portalo fez o melhor contra-relógio na sessão de qualificação. As duas séries de sábado das duas pré-eliminatórias serão compartilhada por José Carlos Portalo e Joan Salichs Roura, com um para cada, e Jordi Nualart, que se destacou nas duas séries. No domingo a terceira pré-eliminatória foi intensa entre José Carlos Portalo e Darío Calviño.
José Carlos Portalo largou na frente na final, mas cometeu um pequeno erro e foi ultrapassado por Jordi Nualart que acabou vencendo e conseguindo sua primeira vitória absoluta no CEAX. José Carlos Portalo terminou em segundo e vice-campeonato após o abandono de Joan Salichs Roura enquanto o veterano Jordi Puigvert completou o pódio.
Car Cross Júnior
O já campeão Pol Durán fez o melhor tempo na qualificação, ambos dominados eliminatórias no sábado por Miguel Gayoso e Quim González que prevaleceram em seus respectivos série enquanto no domingo, na terceira, Luis Quintana e Ioritz Zalloetxebarria venceram com uma pista em condições totalmente diferentes devido à chuva que caiu durante as horas anteriores.
Miguel Gayoso confirmou o vice-campeonato com uma nova vitória, a terceira consecutiva do ano, liderando a final desde o início e com uma margem sobre o grupo perseguidor liderado por Ioritz Zalloetxebarria, segundo, e Quim González, terceiro.
Car Cross Promoção
Gabriel Durán, líder provisório, não quis surpresas, sendo o mais rápido na pré-eliminatória e dominando as três pré-eliminatórias após uma sanção contra Hugo Rodríguez na segunda, que tinha vencido inicialmente. Esses seis pontos alcançados significaram uma boa margem para o piloto das Baleares del Semog, que saiu em vantagem porque só de chegar à final já seria campeão.
Com o título garantido, Gabriel Durán queria encerrar a temporada com uma nova vitória, a terceira do ano, liderando a final desde o início, embora nas primeiras voltas tenha sido pressionado por Hugo Rodríguez até que ele partiu a corrente, então o segundo lugar foi para o Extremadura ‘Fredi’ López enquanto Iván Baloira completou o pódio depois de largar na última posição, conseguindo voltar até o terceiro lugar.
Alexandre Borges
A convite da equipa Planet Kartcross Espanha, Alexandre Borges participou na ultima prova do Campeonato de Espanha de Autocross em Jerez De Los Caballeros. Foi importante a participação na prova, pois não tinha qualquer qualquer pressão, onde aproveitou para conhecer melhor o novo K3 e testar alguns setup’s em contexto de corrida e que têm permitido melhorar os cronos.
Com esta prova o CEAX Goldspeed terminou após uma corrida emocionante que nos deixou como campeões: Víctor Álvarez (Divisão 1), Cristian Escribano (Divisão 2), Carlos Hernando (Divisão 3), Iván Piña (Car Cross), Pol Durán (Car Cross Junior), Gabriel Durán (Car Cross) Promoção), Igor Agirrebeña (1,6) e Semog (Marcas).