A cidade mais alta de Portugal, recebeu este fim de semana mais um evento inédito, idealizado pelo Clube Escape Livre e que certamente marcará o panorama desportivo automóvel nos próximos anos. O Guarda Racing Days, conseguiu a proeza de juntar na mesma prova, cerca de quarenta pilotos de quatro categorias diferentes, muitos deles, com créditos firmados no panorama desportivo nacional e internacional.
Os milhares de espetadores presentes, assistiram em êxtase, ao desenrolar das várias corridas de qualificação, nas categorias de Ralis, Todo o Terreno, Off Road e SSV, onde os vários pilotos se foram gladiando ao cronómetro, para ditar o vencedor, posição que garantiria o acesso à luta pelo tão ambicionado vencedor absoluto.
Quem não passou despercebido, foi o piloto da NelaSport, Alexandre Borges, que cedo mostrou que não se deixava intimidar pelos pilotos de craveira presentes, averbando no warm-up, 2:49.046 minutos, um “tempo canhão”, que nunca mais viria a ser batido, ficando para os registos, como o record absoluto da pista. Na primeira manga de qualificação, volta quase a repetir a proeza, registando 2:49.634 minutos, tempo que ficou imaculado e lhe garantiu a vitória na categoria Off Road e consequente acesso à Final A, onde viria a defrontar o vencedor da categoria Ralis.
Na Final A, quase ao estilo “David contra Golias”, Alexandre Borges no seu “pequeno” Semog Bravo, gladiou-se contra o tricampeão nacional, Fernando Peres, ao volante do seu Mitsubishi Lancer Evo IX, deixando o público em delírio. Foi uma luta intensa, com ambos os pilotos e máquinas a rodar nos seus limites, tendo a vitória sorrido para o piloto nelense, por um escasso décimo de segundo, garantindo assim, a presença na tão ambicionada Finalíssima, onde iria defrontar o vencedor da Final B, entre Armindo Araújo em SSV (que veio a desistir por problemas mecânicos) e Manuel Correia, Campeão Nacional de Turismo Montanha.
Para a Finalíssima, uma nova sequela da epopeia, o “pequeno” Semog Bravo, com um motor Honda de 600 cm3 e o Mitsubishi Racing Lancer de Manuel Correia, equipado com motor V8 de 5.0 litros a gasolina, mas mais uma vez, Alexandre Borges atacou forte, vencendo com sensivelmente 11 segundos de vantagem e tornam-se assim, o Campeão Absoluto do Guarda Racing Days.
“Foi um dia de emoções fortes, onde estive sempre concentrado e focado no objetivo final, que era conseguir vencer a minha categoria, para ter acesso às finais. A partir daí, eu sempre acreditei que tudo era possível, bastava continuar a manter a concentração e não entrar em euforias, para continuar a dar o meu melhor. Foi excelente estar em pista com alguns dos pilotos que acompanhava em miúdo a ver os ralis e claro, ser o vencedor absoluto desta primeira edição do Guarda Racing Days, vitória esta, que é completamente dedicada à minha família que desde sempre me tem apoiado e incentivado incondicionalmente. Queria deixar também um especial agradecimento, para toda a minha equipa, patrocinadores que têm sido incansáveis para a implementação do meu projeto no Campeonato de Portugal de Kartcross”, afirma Alexandre Borges.
Para este evento, a equipa contou com os apoios de: A Oficina – Borgesport; JC Automóveis; Qbeiras Energia; Câmara Municipal de Nelas; Ana Mendes – Mediação Imobiliária; Caminhos Cruzados; Maciça; Officelan; Junta de Freguesia de Nelas; Opção Atual – Consultores de Gestão; Planus; Auto Mecânica Ideal de Nelas – Posto GALP; Movsteel, arte em inox; OMB – Grupo Óptico; Grafinelas; Transportes Penacovense; Monumentos & Paisagens; Beirajardins; Radiadores Viseense; News Motor Sports; Artes & Letras, Papelaria; THD; PauloPinto74 e Nuno Dinis Photos.
Deixe um comentário!