InícioDestaques"Altas patentes" na edição 2023 do Azores Rallye

“Altas patentes” na edição 2023 do Azores Rallye

Andreas Mikkelsen estará à partida da 57ª edição do Azores Rallye, prova que estará na estrada entre 31 de março e 1 de abril. O norueguês, que sempre teve no rali açoriano um dos seus confessos preferidos, estará ao volante de um Skoda Fabia RS Rally2, modelo de que foi igualmente um dos responsáveis pelo desenvolvimento. O piloto utilizará para o efeito uma viatura da equipa Toksport WRT, formação que já o apoiou na sua última deslocação ao arquipélago.
Mikkelsen estreou-se no rali açoriano em 2010 com um Ford Fiesta S2000, com que foi quarto classificado. A partir daí, só melhorou os seus resultados na ilha de São Miguel. Foi segundo em 2011 com um Skoda Fabia S2000 e obteve o seu primeiro triunfo no ano seguinte, com o mesmo modelo. Na sua última passagem por Ponta Delgada, em 2021, ano em que obteve os títulos europeus e do WRC2, também venceu mas com um Skoda Fabia Rally2 Evo.
Nascido em junho de 1989, o piloto norueguês aos 16 anos estava já ao volante de um Ford Focus WRC. Obteve logo em 2006 as suas primeiras vitórias absolutas e no ano seguinte iniciou a participação em ralis internacionais. Desde então conquistou, para além dos cetros de 2021, os títulos absolutos no IRC em 2011 e 2012. Esteve ao serviço de marcas como a Ford e a Skoda mas também da VW e Hyundai, construtores que representou no WRC.

 

Ole Christian Veiby of Kristoffersson Motorsport is seen at Benelux World RX of Spa-Francorchamps, Belgium on October 07, 2022 // @World / Red Bull Content Pool // SI202210070607 // Usage for editorial use only //

Ole Christian Veiby será um pilotos a arrancar para a 57ª edição do Azores Rallye. O jovem norueguês estará na prova a ser realizada a 31 de março e 1 de abril na ilha de São Miguel ao volante de um Skoda Fabia RS Rally2 da espanhola Race Seven, estrutura que apoiou o vencedor da última edição do evento, Efren Llarena. Esta será a estreia do piloto no arquipélago dos Açores, apesar de já ter vencido um rali em Portugal, o Terras d’Aboboreira de 2021.
Com 26 anos de idade, nasceu em 1996, Veiby fez a sua estreia nos ralis em 2012 com um Ford Fiesta R2T. Dois anos depois, deu início à sua carreira internacional e em 2016 passou a ter presença assídua nas provas do WRC. No ano seguinte e com um Skoda Fabia R5 venceu a taça do Pacífico do Campeonato Ásia-Pacífico de Ralis. Em 2016 obteve a sua primeira vitória absoluta e em 2019 tornou-se campeão do seu país natal.
No campeonato mundial de ralis, o piloto venceu 2 vezes e esteve 11 vezes no pódio do WRC2, competição em que já foi o melhor numa prova especial 75 vezes. Para além dos ralis, Ole Christian Veiby tem estado de forma regular no autocross, no World RX, campeonato em que tem representado a VW. Já chegou a estar na luta pelo título num campeonato em que conquistou em 2022 o quarto posto depois de passar cinco vezes pelo pódio.

A 57ª edição do Azores Rallye contará com a participação de Sebastien Loeb. Esta será a primeira vez que o nove vezes campeão mundial alinhará na prova organizada pelo Grupo Desportivo Comercial que tem lugar a 31 de março e 1 de abril. O rali disputado na ilha de São Miguel marcará também a estreia de Loeb aos comandos de um Skoda. A viatura a ser utilizada é a mais recente evolução do modelo checo, um Fabia RS Rally2, cuja preparação está entregue à equipa Toksport WRT.
Nome superlativo nos ralis, Sebastien Loeb completou recentemente 49 anos de idade e a sua estreia nos ralis remonta a 1997. Em 1999 deu início à sua carreira internacional e foi campeão francês em 2001. A partir daí, com vários modelos, foi campeão mundial em todos os anos entre 2004 e 2012, venceu nada menos que 80 ralis, esteve 120 vezes no pódio e venceu 947 classificativas do WRC. Desde 2014 passou a disputar provas de forma esporádica e o seu último grande sucesso é a vitória no Rali de Monte Carlo do ano passado.
Para além dos ralis, o gaulês teve também passagem vitoriosa por várias outras disciplinas do desporto automóvel. Nos últimos anos disputou várias vezes o Dakar, em que já subiu ao pódio, e em 2023 averbou o recorde de 6 vitórias consecutivas em etapa. Em 2022 foi campeão mundial de Extreme E e em várias décadas venceu por diversas vezes na Race of Champions. Em 2013 venceu e bateu o recorde da famosa rampa americana de Pikes Peak. Foi vencedor de provas no World RX. Também passou pelas pistas de velocidade, foi segundo nas 24 Horas de Le Mans e venceu em séries tão díspares como o WTCC, GT Series, ou campeonato francês de Superturismo.

Azores Rallye

Erik Cais vai estar presente no 57º Azores Rallye, organização do Grupo Desportivo Comercial que tem lugar a 31 de março e 1 de abril. O piloto checo guiará na ilha de São Miguel o Skoda Fabia RS Rally2, da equipa Orsak Rally Sport, que já utilizou nas duas provas em que esteve este ano. Em 2023, Cais alinha peal terceira vez no rali açoriano em que esteve presente em 2019 com um Ford Fiesta R2T e em 2021 com um Ford Fiesta R5 Mk II.
Com 23 anos de idade, Erik nasceu em 1999 nos arredores de Zlin, cidade checa em que está sediado o Barum Czech Rally e existe uma grande paixão pelo automobilismo de estrada.  A sua estreia aconteceu em 2018 com um Opel Adam Cup e nessa época em mais 10 ralis com um Peugeot 208 R2. No ano seguinte transitou para o Ford Fiesta R2T, alinhou no ERC Junior e, no final da temporada, venceu o ERC3 na Hungria.
Em 2020 passou para os comandos de um Ford Fiesta R5 Mk II e obteve as suas duas primeiras vitórias absolutas. Nos dois últimos anos, sempre com a mesma viatura, juntou os campeonatos europeu e checo a algumas aparições em provas do WRC e foi o melhor do WRC2 Junior no Rali de Monte Carlo do ano passado. Em 2023 a sua maior aposta volta a ser o campeonato mundial. É um dos pilotos com melhor ritmo competitivo à entrada do Azores Rallye pois já teve duas participações este ano.