Bélgica vai receber o WRC em Agosto

Bélgica

A Bélgica vai receber uma prova do Campeonato Mundial de Rally da FIA pela primeira vez, visto que o Renties Ypres Rally Bélgica foi adicionado ao calendário de 2021.

A prova de asfalto acontecerá em agosto, em data a ser confirmada. Este rali é para substituir a prova do Reino Unido na Irlanda do Norte, que infelizmente foi adiada este ano devido à incerteza sobre o financiamento público em relação à pandemia do Coronavirus.

A Bélgica vai ser a 35ª nação a receber uma rodada do WRC, desde que a série começou em 1973. A ronda de novembro passado em Ypres foi cancelada devido a Covid-19.

Ypres foi realizado pela primeira vez em 1965 e tornou-se um dos ralis mais exigentes da Europa. Os vencedores anteriores incluem o atual piloto da Hyundai Motorsport e herói da casa Thierry Neuville em 2018 e seu companheiro de equipe Craig Breen no ano seguinte.

O rali contará com três dias de competição com o parque de serviço no histórico Grote Markt de Ypres.

Jona Siebel, diretor da WRC Promoter, detentor dos direitos comerciais do campeonato, disse que Ypres é um encontro apetitoso para equipes, pilotos e co-pilotos.

“Ypres tem sido uma pedra angular extremamente popular no europeu por mais de meio século. A sua ascensão ao WRC será um dos desafios mais difíceis da temporada e estou muito contente que o campeonato finalmente visite a Bélgica após o lamentável atraso do ano passado ”, acrescentou.

“Sua mistura complicada de troços de asfalto com grandes valas ao longo das estradas, aliada a algumas etapas no escuro e o potencial para climas mistos, proporcionará muita emoção e emoção para os fãs.”

Siebel reconheceu as dificuldades do Rally da Irlanda do Norte em obter o apoio governamental necessário em tempos tão difíceis.

“É triste que o WRC não visite a beleza da Irlanda do Norte este ano, mas a pandemia continua a impactar a economia global. O nosso entusiasmo por uma ronda do WRC lá continua forte e esperamos continuar nossas discussões para 2022 ”, disse ele.

O Diretor do Rally da FIA, Yves Matton, disse: “O calendário 2021 foi desenvolvido tendo como pano de fundo os desafios trazidos pela pandemia Covid-19 e sabíamos que possivelmente enfrentaríamos problemas contínuos neste novo ano”.

“Bobby Willis e a sua equipe trabalharam muito e se esforçam para trazer o WRC para a Irlanda do Norte e estamos muito desapontados por não haver rally no Reino Unido este ano”, acrescentou.

“É uma chance para o Rally da Bélgica Ypres intervir depois da tentativa do ano passado. Ele vai mostrar o DNA do rali com uma prova que liga Ypres a Spa-Francorchamps, dois locais icônicos do automobilismo belga. Estou muito ansioso por isso. ”

Em outubro, o Renties Ypres Rally Belgium foi nomeado na lista de reserva 2021 do WRC e Alain Penasse, presidente do organizador do evento Club Superstage, disse que o rali estava pronto para ocupar seu lugar no calendário.

“No ano passado, os voluntários provaram que podiam mudar rapidamente e organizar um evento do WRC em curto prazo. Infelizmente isso não aconteceu, mas teremos o maior prazer em receber o WRC pela primeira vez em meados de agosto ”, disse ele.

“Em termos gerais, usaremos o formato proposto do ano passado novamente. Isso foi claramente apreciado pelos participantes, já que a lista de inscritos para a edição de 2020 parecia impressionante, com 140 equipes inscritas. ”

O promotor do Rally da Irlanda do Norte, Bobby Willis, explicou que o financiamento público necessário não estava disponível para apoiar um evento WRC de sucesso este ano devido à incerteza em torno da pandemia.

“A Tourism Northern Ireland reconhece que hospedar o Rally Northern Ireland em 2021 representou uma oportunidade positiva de traçar o perfil da região globalmente e serviria para celebrar a herança do automobilismo da Irlanda do Norte.

“No entanto, parece que a Covid-19 poderia diminuir os benefícios econômicos substanciais que o WRC historicamente concede às suas regiões anfitriãs e, portanto, o investimento não representaria o melhor valor para o dinheiro público no momento.

“Devemos aceitar a situação para 2021 e nos concentrar em nossas discussões para explorar os caminhos para 2022”, disse ele.

O acordo de princípio entre o Promotor WRC e Renties Ypres Rally Belgium está sujeito ao acordo FIA e ASN (autoridade desportiva nacional).