Bilstein group Rallye das Camélias 2022

Luis Caramelo

O Rallye das Camélias, organizado pelo Clube de Motorismo de Setúbal – CMS – e promovido pela Works4Events, com o apoio das Câmaras Municipais de Cascais, Sintra e Mafra, tem o prazer de anunciar que o bilstein group, será o patrocinador principal da prova, que se realizará nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2022 e marcará presença nos concelhos de Cascais, Sintra e Mafra, este último onde se situam as instalações do bilstein group. O bilstein group tomou a decisão de se associar ao Rallye das Camélias como patrocinador principal, “emprestando” o nome ao evento: bilstein group Rallye das Camélias.

Numa altura em que a prova, organizada pelo CMS, termina o ciclo de três anos de regresso à competição de estrada, e após 19 anos de paragem, o facto de existir nesta altura um main sponsor representa, acima de tudo, o reconhecimento pelo trabalho efetuado, concretizando um regresso das provas de estrada à zona metropolitana de Lisboa, nos concelhos mais emblemáticos e tradicionais dos ralis portugueses.

Em 2022 a prova vai trazer inúmeras novidades sobretudo um envolvimento ainda maior com as autarquias onde se aguardam várias ações durante os meses
de janeiro e fevereiro. Todas as entidades envolvidas na prova preveem efetuar uma série de ações concertadas no âmbito do ambiente e proteção das espécies. Mais detalhes sobre as mesmas serão fornecidos mais tarde.

“Para nós como organizadores, trata-se de juntar e promover duas marcas de grande prestígio. Por um lado, o bilstein group, que reúne três “brands” de prestígio no ramo automóvel – febi, SWAG e Blue Print – com qualidade inquestionável e com implantação a nível mundial; por outro, a prova de estrada de maior prestígio do nosso país, já com 41 edições disputadas em 60 anos de
competição, sempre ao mais alto nível. Uma conjugação de esforços que vai permitir uma maior visibilidade da prova e parafraseando o slogan institucional do bilstein group “Fortes individualmente – Imbatíveis em equipa”, acredito que a nossa colaboração possa trazer benefícios a todo o evento, que é um dos de maior prestígio, do seu género a nível nacional.” – afirmou Luiz Caramelo, Presidente da Comissão Organizadora e Director da Prova.”

“Esta parceria é de extrema importância para o bilstein group e para as marcas febi, SWAG e Blue Print, na medida que uma das diretrizes com as quais estamos comprometidos para o futuro é a de demonstrar a importância e o poder crescentes que os condutores dos veículos têm como decisores, quando chega o momento de escolher que peças querem que sejam instaladas nos seus veículos, aquando da manutenção. Esta é uma nova oportunidade de comunicação e de envolvimento para que a transmissão desta mensagem seja clara e inequívoca. Além disso, é um orgulho imenso poder ser patrocinador principal de um evento tão mítico e emblemático como o Rallye das Camélias, sobretudo dada a sua importância para o nosso concelho e para os concelhos vizinhos.” Mencionou Joaquim Candeias, Managing Director do bilstein group.

A colaboração entre o bilstein group e os promotores do Rallye das Camélias, estende-se ainda ao Camélias Classic Rally, a realizar em outubro, no formato de Regularidade Histórica. A prova vai percorrer a Estrada Nacional 9 e alguns dos seus percursos adjacentes, com partida de Cascais e final em Alenquer, tendo como principal aliciante a disputa da “noite de Sintra” no primeiro dia de competição.

Sobre o Rallye das Camélias

Clube de Motorismo de Setúbal

O Rallye das Camélias, é uma prova que, desde sempre, foi organizada na zona metropolitana de Lisboa, tendo a sua organização sido inicialmente entregue ao Clube Arte e Sport, sediado em Campo de Ourique. Conhecido inicialmente por “Grande Rallye de Sintra”, a sua evolução para uma prova mais abrangente deu-se na década de 70, altura em que as classificativas de Cascais foram introduzidas no percurso, maioritariamente nocturno, evoluindo depois para o concelho adjacente de Mafra, que viabilizou a manutenção da prova no Campeonato Nacional, ainda que o “nome” e prestígio da prova, fossem sempre mais importantes do que a inclusão em qualquer campeonato.

Nos anos 90 a prova sofreu uma interrupção, por causa da criação do Parque
Natural da Serra de Sintra e Cascais, cuja legislação mal interpretada, limitou a organização de provas de estrada nas estradas da Serra de Sintra, o que “acabou” por fazer com que o Rallye das Camélias “desaparecesse” durante 19 anos!

Em 2018, depois de cinco anos de “luta”, o Rallye voltou a realizar-se, com o apoio das edilidades de Cascais, Sintra, Mafra – entusiastas num regresso ansiado por todos, mas que apenas foi possível por uma conjugação “inteligente” de vontades que, cada um à sua maneira, compreendeu e garantiu o equilíbrio entre a competição automóvel e as questões ambientais, num palco em que tal dificilmente seria compreendido, há alguns anos atrás.

Depois das vitórias de Mário Silva, Joaquim Santos, Mário Figueiredo, Américo Nunes, Pêquêpê e tantos outros, os “novos heróis” das Camélias são Paulo Neto/Vitor Hugo, Pedro Clarimundo/Mário Castro e Rui Madeira/Nuno R. Silva, que venceram as quatro edições que se realizaram depois de 2018.

Em 2022, o bilstein group Rallye das Camélias será idêntico ao disputado em 2019, com o mesmo número de classificativas e mais de 80 km de troços. Partida e chegada ao Estoril e centro de operações em Mafra. Tem tudo para dar certo e ser o melhor de sempre!