O CAACB cumpriu 27 anos de existência no passado dia 4 de abril e comemorámos essa efeméride com um belíssimo passeio de comemoração, no Domingo, dia 15 de junho.
A manhã começou bem cedo, pelas 9h, na sede do clube. Juntaram-se os participantes para aí tomar o café matinal e aproveitar para se confortar com o pequeno-almoço à disposição…
Rumo a Nisa, vila que tanto carinho merece, fomos recebidos com um cuidado especial por parte de Mário Macedo e João Malpique, do executivo da Junta de Freguesia de Nisa (União de Freguesias de Espírito Santo, Nossa Senhora da Graça e São Simão), que prepararam um reforço de pequeno-almoço, bem como um roteiro pedestre guiado pelas artérias locais. Destaque para a Rua de Santa Maria, que nos transporta para as raízes de Nisa: a olaria pedrada, aqui homenageada com a sua calçada de barro e mármore. Ouvimos ainda a história da Rua Direita, sombreada com motivos florais e identitários, onde pudemos apreciar os registos fotográficos de quem por ali morou ao longo do tempo…
O almoço, que decorreu no Quintal da Festa, foi mais uma vez num espaço dedicado à tradição e à história, onde foi possível reviver o ambiente dos casamentos de outrora. Uma refeição especial, sem pressas, cozinhada com carinho e servida sob a latada de parreiras, que se revelou fresquíssima num dia em que o calor fez jus à fama do Alto Alentejo. O Quintal da Festa é também uma casa-museu, onde podemos reviver os espaços de habitação e de ensino de bordadeiras, tão bem recriados por Paulo Bagulho, fiel contador de histórias e vivências, que tão bem recebeu os cerca de 80 participantes, em sua casa.
A tarde foi passada pelas serpenteantes estradas municipais dos concelhos, fugindo à monotonia das IP’s, visitando as freguesias de Tolosa e Póvoa e Meadas, onde fomos sempre recebidos de mesa posta, com as iguarias características da localidade. Destacamos o galardoado queijo de Nisa, que Ana Fortunato apresentou de forma sublime, em prova de queijos na sua queijaria, e os enchidos com que a Freguesia de Nossa Senhora da Graça e Póvoa e Meadas, na pessoa do presidente António Simão, nos presenteou à chegada à vila.
Foi hora de regressar a casa, não sem antes cantarmos os parabéns ao clube e apagarmos as velas — desta feita em Pé da Serra, com a companhia dos autarcas que tão bem nos receberam nas suas terras.
Foram mais de 30 automóveis antigos, desde o Plymouth de 1934 do sócio António Conceição, passando por Chevrolet, Fiat, Mini, Volkswagen, Ford, DKW, Mercedes, etc., que percorreram os cerca de 200 km de passeio. Destacamos, com gosto, a participação vinda de Espanha dos colegas David Romero e Alfredo Martín, num belíssimo Pontiac Trans AM de 1990 — já participantes habituais dos nossos eventos — e que muito nos honram.
Ser CAACB é dar a conhecer cultura, tradição, descobrir os locais de baixa densidade e as gentes de bem que por ali resistem, conhecer o nosso Portugal profundo e tão delicioso que nos rodeia…
#SomosCAACB, um grupo de amigos que tem por paixão os veículos antigos e os utiliza como pretexto para se encontrar, confraternizar e bem conviver. Estamos de portas abertas para todos os que queiram fazer parte deste verdadeiro clube, a conviver desde 1998.