Campeonato de Drift arrancou em Braga

Iniciou-se este fim-de-semana o Campeonato de Portugal de Drift Unlock Energy, com a Ronda de Braga Liqui Moli a ser disputada no Circuito Vasco Sameiro.

Com 35 pilotos alinhados à partida, o dia de sábado não foi fácil para as equipas. O Circuito Vasco Sameiro apresenta um traçado bastante rápido e muito técnico, o que dificultou em muito a habituação de todos os pilotos, com S. Pedro a dificultar ainda mais da parte da manhã.

Devido aos constantes contrastes entre pista molhada e pista seca, e uma vez que o sol brilhou após o almoço, foi tomada a decisão de prolongar a sessão de treinos livres até meio da tarde, iniciando-se as Qualificações pelas 16.30h.

Ainda assim, o tempo extra de treinos não foi suficiente para alguns pilotos superarem as suas dificuldades, e muitos acabariam mesmo por não conseguirem pontuar, o que deixava antever um dia de domingo de fácil decisão nas Batalhas.

Contudo, a totalidade dos pilotos que não pontuaram fizeram uso do JOKER conforme previsto nas Prescrições Específicas de Drift, que após análise e autorização concedida pelo Colégio Desportivo, lhes permitiu alinhar nas Batalhas de domingo.

Os pilotos que usufruiram do JOKER foram Luis Mendes, João Silva e Fernando Ribeiro da categoria Semi-Pro, e Vitor Dias, Hugo Costa, Filipe Vieira e Romeu Costa da categoria Pro.

Assim, alinharam em pista todos os pilotos para disputar esta Ronda Liqui Moly do Campeonato de Portugal de Drift Unlock Energy, deixando desde logo antever um fortíssimo espectáculo no rápido e desafiante traçado do Circuito Vasco Sameiro.

O Warm-Up no domingo de manhã foi novamente realizado debaixo de chuva, assim como as Batalhas da Semi-Pro, o que dificultou em muito a tarefa dos pilotos. A primeira Batalha do Top 16 foi disputada entre o jovem estreante Hugo Peixoto e Sofia Costa, que depois de desempate realizado com o “One More Time” passaria à fase seguinte Peixoto. Menos felizes foram Fernando Ribeiro, João Silva e Luis Neves, que não passariam para o Top8. Com a chuva a ir embora e a pista a ficar cada vez mais seca, a intensidade das Batalhas foi aumentando. À semi-final chegaram José Magalhães e Leandro Crivelaro, conquistando este último o terceiro lugar do pódio. A vitória sorriu a Joel Silva depois de uma espetacular luta com Hélder Alves.

Ao início da tarde foram realizadas as Qualificações dos Iniciados, que lamentavelmente nenhum conseguiu pontuar nesta difícil prova. Logo de seguida, com S. Pedro a começar a aquecer o ambiente, também em pista as hostilidades aqueceram bastante com a categoria Pro.

No Top 16 o destaque vai para o confronto entre Marcos Vieira e Romeu Costa, ambos com andamento espectacular e muito idêntico, tendo sido eliminado Vieira devido a uma pequena falha. No Top 8 destacamos a luta entre Armindo Martins e João Salvador que foi verdadeiramente de cortar a respiração. Destaque ainda para José Carvalho que fez, provavelmente, a entrada mais espectacular do dia no “Drift Attack”. Outra das batalhas que muito trabalho deu aos Júiz para decidir, foi entre João Vieira e o seu mentor e colega de equipa Filipe Vieira. Na disputa pelo terceiro e quarto lugar chegariam João Gonçalves e José Carvalho, tendo Gonçalves subido ao pódio, e a emocionante final foi disputada entre Armindo Martins e João Vieira, que depois de um “One More Time” para desempate, conquistaria a vitória Armindo Martins.

A emoção do Campeonato de Portugal de Drift Unlock Energy regressa nos dias 11 e 12 de Junho em Leiria.