InícioTodo-o-TerrenoTT PortugalCastelo Branco na rota do melhor TT nacional

Castelo Branco na rota do melhor TT nacional

A cidade de Castelo Branco recebe, entre os dias 21 e 23 de março, a segunda prova dos campeonatos nacionais, seja para os automóveis, seja para as motos, os quads e os SSV. Ao longo de três dias, quase duas centenas de equipas vão tentar ser as mais rápidas nas pistas exigentes da Beira Baixa. A resposta à chamada foi tremenda e antevê-se uma competição não só muito disputada, como espectacular.

Desta vez, a Escuderia Castelo Branco preparou uma edição que se destaca pela escolha de pistas que serão totalmente novas e apresentam, assim, um desafio adicional para os concorrentes. Os trilhos definidos pelos responsáveis técnicos da organização preocuparam-se em desenhar um percurso para que os participantes competissem em condições tradicionais das pistas da Beira Baixa. Assim, haverá segmentos bastante rápidos que aliam, por sua vez, a exigência técnica. Os inscritos poderão esperar, também, sectores onde a velocidade será mais baixas, mas sempre espectacular para todos aqueles que decidirem assistir à prova ao vivo e no local.

Se a dimensão desportiva está assegurada, houve também a preocupação de levar a competição motorizada para mais perto das pessoas. Assim, o parque fechado será no centro de Castelo Branco, enquanto o parque de assistência terá todas as condições para receber as equipas. A Escuderia Castelo Branco preparou o Parque de Desportos Motorizados da cidade que será, assim, o centro de toda a ação quando os carros, as motos, os quads e os SSV não estiverem em pista.

“Na Escuderia Castelo Branco estamos muito felizes por poder organizar esta prova. Conseguimos, deste modo, regressar a uma região que sempre contribuiu bastante para o Todo-o-Terreno e o seu crescimento. O trabalho aturado dos últimos meses permite-nos encarar o próximo fim‑de‑semana com bastante entusiasmo”, explicou o director de prova do automóveis, Nuno Almeida Santos.

Sérgio Sequeira, director de prova das motos, enaltece, por sua vez, “o interesse que esta edição da Baja Escuderia Castelo Branco” tem suscitado no meio. Prova disso, são os muitos inscritos que terão pela frente “um traçado exigente e no qual houve a preocupação de promover o prazer de pilotagem para os concorrentes e o espectáculo para o público”, afirmou.

Três dias intensos de competição em Castelo Branco

Entre sexta-feira e domingo, haverá muitos motivos de interesse para acompanhar a Baja Escuderia Castelo Branco. Cumpridos os procedimentos documentais e técnicos, a competição começa ao início da tarde com o prólogo das motos, dos quads e dos SSV. No dia seguinte, estes concorrentes cumprem um sector selectivo com 188 quilómetros e no domingo, disputam mais 169 quilómetros contra o relógio.

Entre os automóveis, a competição concentra-se no sábado (dia 22) e no domingo (dia 23). No primeiro dia, o primeiro concorrente arranca para o prólogo às 10h05, enquanto os 169 quilómetros de SS1 serão disputados a partir das 13h35. No dia seguinte, o SS2 é o traçado de 188 quilómetros percorrido por motos, quads e SSV no dia anterior. No total, as equipas têm pela frente quase 360 quilómetros de sectores cronometrados.

Destaque, ainda, para a mini-baja. Os concorrentes mais novos vão cumprir quase 90 quilómetros, entre prólogo e SS1, no sábado.