Início+ MotorSportsClássicosCircuito das Beiras apresentado em Coimbra

Circuito das Beiras apresentado em Coimbra

Circuito das Beiras está de regresso a Coimbra, Castelo Branco e Guarda 120 anos depois

O Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop, a primeira prova realizada em Portugal por etapas, a ligar o litoral ao interior, está de volta, de 14 a 17 de setembro de 2023, pelas mãos do Clube Escape Livre e com o apoio das câmaras municipais de Coimbra, de Castelo Branco e da Guarda. Um circuito que tem como ponto de partida e chegada, precisamente, a cidade de Coimbra, e conta com passagens por Castelo Branco e pela Guarda, num total de cerca de 400 km. A prova épica, que regressa 120 anos depois do seu criador, Tavares de Melo, a ter ganho ao volante de um Darracq, foi apresentada hoje, dia 12 de janeiro, em conferência de imprensa, no Salão Nobre da Câmara Municipal (CM) de Coimbra.

Circuito das Beiras

Foi há 120 anos que um dos maiores nomes do desporto motorizado da época, Tavares de Melo, usou um dos seus Darracq – que importava, juntamente, com as motos Werner – para ganhar uma corrida que ele próprio idealizou: um percurso com partida de Coimbra, passagem por Castelo Branco e pela Guarda e, novamente, regresso a Coimbra. É, precisamente, esse percurso que o Clube Escape Livre vai recuperar de 14 a 17 de setembro deste ano, contando, para isso, com o apoio das câmaras municipais de Coimbra, de Castelo Branco e da Guarda, com o patrocínio da Bridgestone e First Stop, e com parcerias com o Museu do Caramulo, o Museo de Historia de la Automocion de Salamanca, o Clube dos Automóveis Antigos de Castelo Branco, o Automóvel Clube de Coimbra e o Real Automóvil Club de España.

Clube Escape Livre
Circuito das Beiras

O regresso da mítica prova foi divulgado esta quinta-feira, dia 12 de janeiro, pelo Clube Escape Livre, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra. A apresentação da prova contou com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, bem como do vereador do Desporto, Carlos Matias Lopes, do presidente da CM da Guarda, Sérgio Costa, do presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio Antunes, do historiador José Barros Rodrigues e do adjunto do presidente da CM Castelo Branco, Paulo Bernardino.

Clube Escape Livre
Circuito das Beiras

O presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, considerou que “recuperar uma prova motorizada com esta história e tradição, com mais 120 anos de existência, é um motivo de orgulho para Coimbra”. “Estamos certos de que o evento vai mobilizar uma multidão, pelo seu espetáculo que promete, e que será benéfico, em todos os sentidos, para os três municípios envolvidos e para a região”, referiu o autarca. “Coimbra aguarda com expetativa os dias 14, 15, 16 e 17 de setembro, e deixo, pois, um convite para virem ver este espetáculo inédito e conhecerem também a nossa belíssima cidade”, rematou José Manuel Silva.