Clássicos e Desportivos em desfile pela Beira Interior

Classic Cars Tour 2022

O Hotel Lusitânia, na Guarda, recebeu a caravana de automóveis clássicos para a terceira edição do Classic Cars Tour. Pela frente, mais um fim de semana de turismo e lazer à descoberta de 6 belíssimos municípios da região – Guarda, Trancoso, Mêda, Figueira de Castelo Rodrigo, Vila Nova de Foz Côa e Pinhel.

O Classic Cars Tour voltou, com novo percurso e muitas novidades para fazer as delícias dos condutores de belas máquinas clássicas e desportivas. As estradas do interior do país voltaram a receber o desfile de uma caravana de automóveis com muitas estórias para contar. Uma parada da história automóvel em Portugal e no mundo, com verdadeiras pérolas que ainda têm muitos quilómetros para dar.

Classic Cars Tour 2022

Tudo isto durante um fim de semana primaveril, de temperaturas amenas e com a agilidade dos automóveis clássicos a ziguezaguear pelos pingos da chuva que ameaçaram, mas acabaram por não aparecer.

Na sexta-feira, a chegada dos quase 40 automóveis fez-se no Hotel Lusitânia Congress & SPA, onde os mais de 90 participantes foram recebidos com uma prova de Vinhos da Beira Interior. Um aperitivo dos néctares e da gastronomia beirã que os aguardava durante todo o fim de semana.

Classic Cars Tour 2022

O primeiro dia de passeio começou com a concentração da caravana junto à Câmara Municipal da Guarda onde o Presidente do Município, Sérgio Costa, e a Vereadora do Desporto e do Turismo, Diana Monteiro, deram a partida para a primeira etapa que ia levar todos os participantes à descoberta de alguns dos segredos da região. O primeiro, já na aldeia de Videmonte, onde todos receberam e provaram o tradicional pão cozido em forno de lenha.

Já em Trancoso, e na presença do Presidente Amílcar Salvador, visita à Casa de Bandarra para depois seguirem até à Mêda onde foram recebidos pelo Vice-presidente César Figueiredo em frente ao edifício do Município para depois visitarem o espaço Vinhos & Eventos. A primeira etapa terminaria no restaurante Côa Museu, em Vila Nova de Foz Côa onde o Vice-presidente do Município, Pedro Duarte, almoçou com os participantes. As belas paisagens que pintaram as cores do passeio durante toda a manhã, continuaram tarde dentro.

Classic Cars Tour 2022

A ligação Cidadelhe, onde todos visitaram a Casa Forte e o Pálio de Ouro, a Figueira de Castelo Rodrigo entusiasmou com as curvas de descida ao rio Côa. Já em Figueira de Castelo Rodrigo, o Presidente da Câmara, Carlos Condesso, recebeu os participantes na Casa da Cultura antes de uma prova de vinhos na Adega Cooperativa. Tudo isto antes da paragem em Pinhel, onde os participantes “se perderam” no Centro Histórico e na magnifica Feira Medieval, regressando depois à Guarda.

A manhã de domingo ficou reservada para uma visita guiada à Sé Catedral da Guarda, deixando em exposição os históricos automóveis que compunham esta terceira edição do Classic Cars Tour. O mais antigo da caravana era um MG de 1952 em contraste com o moderno Aston Martin DBX de 2022.

Classic Cars Tour 2022

Depois de um curto passeio, tempo para regressar ao Hotel Lusitânia para o almoço de encerramento e entrega de troféus SPAL. Uma vez mais marcado pelo excelente convívio, belas paisagens e magníficos percursos, este evento que também contou com o apoio da BARDAHL e CAUNY, despede-se até uma próxima edição.

Para Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre, foi “mais uma oportunidade de juntar os entusiastas de automóveis clássicos, proprietários de exemplares que ainda têm muitos quilómetros pela frente, e lhes proporcionar um fim de semana de descoberta pela Beira Interior, com o que de melhor temos por cá. Voltaremos para o ano com novo percurso novas visitas e quem sabe um salto a Espanha…”