Clássicos vão a “banhos” nas Termas do Centro

Termas Classic Cars

Pela terceira vez, o Escape Livre e as Termas Centro de Portugal levaram uma caravana de automóveis clássicos e desportivos à descoberta das melhores estâncias termais da região centro em mais uma edição do Termas Centro Classic Cars.

Não há duas sem três e porque ainda há muitas estâncias termais para descobrir no centro de Portugal, o Termas Centro Classic Cars voltou à estrada para a sua terceira edição, desta vez partindo do Grande Hotel Thermas, em São Pedro do Sul, para descobrir as termas de São Pedro do Sul, Carvalhal, Alcafache, Caldas da Felgueira e Curia.

Num fim de semana banhado a sol, pese ainda as baixas temperaturas de fim de inverno, 45 carros clássicos e desportivos juntaram-se em São Pedro do Sul para dar início a três dias de aventura, descoberta, passeio e convívio.

Termas Classic Cars

Depois de uma primeira experiência termal aproveitada por muitos participantes, o final de tarde de sexta-feira ficou reservado para um passeio por São Pedro do Sul. Primeiro pelas lojas de comércio tradicional depois pelas termas. A visita iniciou-se na nascente das águas termais, onde a água brota à superfície a mais de 68ºC. Seguiu-se depois a visita às ruínas do antigo balneário romano, hoje um espaço museológico dos precursores do termalismo na região, naquela que é a maior estrutura românica da península ibérica. Antes de um jantar de sabores típicos da região, tempo ainda para ficar a conhecer melhor as futuras instalações do SPA do Grande Hotel Thermas, que irão abrir em breve.

A manhã de sábado levou a caravana até ao topo da serra de São Macário, num percurso de montanha de paisagens belíssimas que, certamente, ficaram gravadas na memória de todos. Pelo caminho, passagem pelo Painel do Lobo, pelo Portal do Inferno e na capela e ermida de S. Macário, para admirar as majestosas formações naturais em redor. O almoço fez-se já nas Termas do Carvalhal, onde, além de um belo repasto no Hotel Astúrias, se fez a visita àquela estância termal.

Termas Centro Classic Cars

A parte da tarde levou os participantes até às Termas de Alcafache para uma visita guiada e, depois, até às Caldas da Felgueira para mais uma visita e um pequeno lanche à beira da piscina do Grande Hotel da Felgueira, recentemente remodelado.

Da caravana, fizeram parte verdadeiras relíquias da história dos automóveis. De um MGA de 1956, o mais antigo da caravana, a um Triumph GT6 Mk2 de 1970, passando pelos Citröen CX Break 2500 D Pallas de 79, Ferrari 400i de 82, Lancia Fúlvia Rally 1200 de 69, MGB de 72, Jaguar E Type de 68, vários Porsche e berlinas Mercedes-Benz e ainda dois Citröen 2CV. Isto para referir apenas alguns entre os muitos belos automóveis de outros tempos cujo espírito de aventura dos donos os mantém vivos.

No último dia, tempo para rumar até às Termas da Curia onde, depois de um espetacular percurso de estrada, e passagem pelo Dolmen da Arca, a caravana chegou ao magnífico jardim do Hotel Termas da Curia. Depois de uma visita às termas, foi no antigo Casino que se realizou o almoço de encerramento com a entrega dos troféus SPAL a todos os participantes e muitas palavras de incentivo e agradecimento.

Termas Classic Cars

Depois de algumas palavras do vice-presidente da Câmara de Anadia, Eng. Jorge Sampaio, Adriano Barreto Ramos, Coordenador das Termas do Centro salientou que “com esta iniciativa conseguimos apresentar as termas da região centro, não só na sua valência terapêutica, mas, também, na sua vertente turística e estes participantes que apreciam a natureza, a qualidade de vida e um estilo de vida saudável são o nosso público-alvo”.

Já Luís Celínio, Presidente do Escape Livre, referiu que “é um enorme prazer proporcionar estes dias de convívio ao volante de máquinas cheias de história e participantes ávidos por descobrir o que de melhor o centro de Portugal tem para oferecer.”

Os clássicos regressam já de 3 a 5 de junho com o Escape Livre, no Classic Cars Tour, uma prova com a vertente de passeio turístico e prova de regularidade histórica, cujas inscrições abrem esta semana.

VEJA AQUI GALERIA:

Termas Centro Classic Cars