A Fórmula Um está de regresso a Portugal, 24 anos depois da realização do último Grande Prémio no Estoril em 1996. O Autódromo Internacional do Algarve receberá, mais uma jornada do Campeonato, nos dias 23 e 25 de Outubro.
Esta confirmação, é o corolário de uma série de conversações que tiveram início logo após uma carta que a FPAK endereçou ao Presidente da FIA e ao Secretário Geral, manifestando a disponibilidade do Circuito de Portimão para acolher um dos Grandes Prémios em 2020.
Essa missiva foi bem aceite e as negociações que a FPAK iniciou de seguida, sempre em articulação com o Autódromo Internacional do Algarve, que fez um excelente trabalho com os responsáveis e equipas de Formula 1, foram bem sucedidas, permitindo que hoje anunciemos oficialmente a realização desta importante prova em Portugal, só possível graças ao apoio governamental, do Turismo do Algarve e do Município de Portimão.
Para Ni Amorim, Presidente da FPAK este é um momento histórico, pois é a primeira vez que um Grande Prémio de F1 em Portugal está sob a alçada da FPAK. Para além disso, Ni Amorim é o primeiro Presidente a facilitar e aprovar o regresso da F1 ao nosso país: “Ainda bem que tomámos a liberdade de, no início da pandemia, enviar aquela carta à FIA. Um gesto que marcou o início de todas as conversações que daí advieram e que culminam com este anúncio. Por vezes em períodos de exceção e de alguma fragilidade, surgem oportunidades únicas. Temos todos que nos sentir gratos por esta oportunidade e aproveitá-la ao máximo. Tenho a certeza de que Portugal e o Autódromo do Algarve serão excelentes anfitriões, e que Portugal continuará a estar na rota dos grandes eventos automobilísticos”, concluiu Ni Amorim