Freineda e Clube Escape Livre em redor do Bucho

Freineda e Clube Escape Livre em redor do Bucho: uma história deliciosa

Ano após ano, a Junta de Freguesia da Freineda e o Clube Escape Livre unem-se para realizar o Raid do Bucho e Outros Sabores, evento que chega à décima quarta edição. Agendado para os dias 15 a 17 de março, o mais importante passeio todo-o-terreno gastronómico do Clube Escape Livre, volta a inovar com um percurso totalmente novo que passa por Celorico da Beira, a capital do Queijo da Serra da Estrela e uma visita solidária a caminho da mesa farta do Bucho e Outros Sabores na Freineda. A Jeep volta a ser a marca oficial do evento e oferecerá a todos os participantes que utilizem um modelo da marca uma lembrança especial.

Mantendo como pano de fundo as magníficas paisagens da Beira Interior, o Raid do Bucho e Outros Sabores muda o percurso e vai dar a conhecer outros sabores. A passagem por Celorico da Beira, com visita ao Solar do Queijo da Serra, será um dos pontos altos para a caravana de aventureiros que vai sair da Guarda a caminho da Freineda.

A base do Raid ao Bucho e Outros Sabores será o Versatile Hotel, na Guarda, onde os participantes serão recebidos e onde terminará uma ação preparada em conjunto com as Aldeias de Crianças SOS da cidade mais alta.

Experiência TT para crianças e jovens da Casa de Acolhimento Residencial das Aldeias de Crianças SOS

Clube Escape Livre

O Clube Escape Livre e as Aldeias de Crianças SOS vão realizar esta ação conjunta que vai permitir às crianças experimentarem algo fora do comum em comunhão com os participantes do Raid do Bucho e Outros Sabores. Por outro lado, vai ser dado a conhecer o mais recente projeto das Aldeias de Crianças SOS, “O Acolhimento Familiar”. Esta é uma resposta social comprovadamente adequada para crianças e jovens em perigo. O que se pretende é uma inclusão social e oferecer a essas crianças e jovens um crescimento equilibrado, através de famílias de acolhimento que possam proporcionar rotinas familiares. Um projeto fundamental que o Clube Escape Livre, no âmbito da sua responsabilidade social, divulga e defende de mãos dadas com as Aldeias de Crianças SOS.

O sábado proporcionará aos participantes um percurso diversificado com a passagem pelo Alvendre, local que abre uma janela com vista para a Guarda. Depois da passagem por Forno Telheiro, a caravana encaminha-se para Aldeia Viçosa, conhecida pela sua excelente praia fluvial, onde a Junta de Freguesia receberá os participantes com um Branco de Honra e uma visita à Igreja Matriz, antes do almoço na Quinta do Moinho, sobranceira ao Rio Mondego.

A tarde reserva a subida aos aerogeradores da Misarela através de um percurso espetacular que encaminha a caravana para a visita e prova de Queijo da Serra no Solar do Queijo, em Celorico da Beira, antes do regresso à Guarda.

Raid do Bucho

O derradeiro dia do Raid do Bucho e Outros Sabores terá um percurso integralmente novo que ligará a Guarda à Freineda. Primeira parte deste dia passa junto à Quinta da Maunça, prosseguindo por Carvalhal, Leomil e Castelo Novo. Depois, será chegar à Freineda e entrar na sempre espetacular reconstituição histórica das escaramuças de rua das invasões francesas no Quartel-General de Wellington.

E porque o Clube Escape Livre tem profunda preocupação com as alterações climáticas e defende o ambiente, todas as emissões de CO2 do Raid do Bucho e Outros Sabores serão compensadas e certificadas.

Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, “não há melhor forma de arrancar as atividades de 2024 do Clube Escape Livre. O Raid do Bucho e Outros Sabores é uma tradição, temos conseguido renovar, ano após ano, o percurso até à mesa do Bucho na Freineda e acreditamos que este ano os participantes vão ficar encantados com o percurso e com todas as surpresas que reservamos para esta edição. Destaco a visita à Capital do Queijo da Serra, Celorico da Beira e, muito particularmente, a visita à Casa de Acolhimento Residencial das Aldeias de Crianças SOS para proporcionar às crianças e jovens uma tarde diferente e divulgar um projeto que merece todo o nosso carinho.”