Grandes novidades no Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico

O Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico – Salão da Mobilidade Sustentável, com mais de 10 mil metros quadrados de exposição, 67 expositores e 12 modelos a serem mostrados pela primeira vez ao público, confirma-se já como o maior de sempre.

O Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico – Salão da Mobilidade Sustentável (SAHE) vai abrir as portas do Centro de Congressos da Alfândega do Porto na próxima sexta-feira, dia 13, às 10:00 horas e vai apresentar as grandes novidades do mercado até domingo, dia 15 de outubro.

O SAHE, impressiona pelos números, como seria de esperar da maior edição, das sete até agora realizadas.

Vai ocupar mais de dez mil metros quadrados de área de exposição, que vão albergar, 67 expositores diretos, sendo 39 as marcas automóvel presentes.

As apresentações e lançamentos de novos modelos vão ser 12.

Estão agendadas mais de duas dezenas de ações, entre lançamentos, apresentações e conferências, que fazem com que o Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico (SAHE), seja muito mais do que um simples espaço de mostra de veículos e produtos.

Entre estas, destaca-se a palestra “The E-mobility transition. New approaches for the future to come”, por Stefan Carsten, na sexta-feira, dia 13 às 16:00 horas.

As novidades no mercado automóvel

Às oito novidades já anunciadas, juntam-se agora os lançamentos e apresentações de mais quatro modelos. A saber:

O Fuso eCanter vai ser uma das estrelas, entre os pesados, a ser apresentada no SAHE.

A Maxus vai lançar as novidades T90 e EH300. A T90 é a primeira pick-up 100% elétrica a chegar ao mercado nacional e o EH300 é um camião chassis-cabina com 7.5T de peso bruto.

A Tesla vai apresentar o renovado Model 3, que vai ter plano de destaque no espaço da marca americana.

Recordamos as restantes novidades, já anunciadas:

BYD Dolphin.

Ford Explorer.

Honda e:Ny1.

Mercedes-Benz EQT.

Opel Astra Electric.

Peugeot E-308.

Polestar 3.

Smart#1.

José Oliveira, diretor do evento, em discurso direto:

“Estamos certos de que temos tudo para que que esta seja a maior e a melhor edição de sempre. A procura por parte dos expositores é enorme e a vontade de estar presente e sobretudo de mostrar as novidades que há no mercado é cada vez maior.”

“Temos consciência de que há dois fatores que contribuem para os números impressionantes que temos previstos para a próxima edição. Por lado é sinal da expansão que o mercado da mobilidade descarbonizada está a sentir e os números revelados pela ACAP sublinham isso mesmo. Por outro lado, há todo um trabalho realizado nas seis edições anteriores, que faz com que os expositores e sobretudo o público, cada vez mais depositem confiança em nós.”

Mercado em franco crescimento

Os números revelados pela ACAP (Associação do Comercio Automóvel de Portugal) são um claro espelho da expansão do mercado.

O total de veículos elétricos ligeiros de passageiros subiu de 12.336 vendidos entre janeiro e setembro de 2022, para 25.655 no período homólogo do corrente ano, o que representa um crescimento de 108,0%.

O crescimento de ligeiros de mercadorias eletrificados é ainda mais significativo, com um crescimento de 237,1%, tendo subido de 529, para 1.783, nos períodos homólogos (janeiro e fevereiro) de 2022 e 2023.

O total de veículos eletrificados (BEV, PHEV, HEV) vendidos desde Janeiro até ao final de setembro de 2023 foi de 69.981, significando um crescimento de 63,7% da totalidade do mercado.

Patente até dia 15 de outubro

Tal como nas seis edições anteriores, o público vai poder ter contacto dinâmico com as novidades, durante os test drives e participar nos vários debates e colóquios que vão integrar o certame.

Os bilhetes podem ser comprados até ao próximo dia 12, com preço reduzido, pelo link https://www.salaoautomovelelectrico.pt/bilhetes

Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico – Salão da Mobilidade Sustentável é uma organização da Zest – Marqueting e Eventos e vai estar aberto de 13 a 15 de outubro, diariamente entre as 10:00 e as 20:00 horas, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.