Hélder Silva o mais rápido na Serra da Estrela

Rampa Serra da Estrela

A vitória à geral do piloto da Power House nesta edição da Rampa Serra da Estrela/Covilhã não sofre qualquer contestação, com o poveiro a ser sempre o mais rápido ao longo de todo-o-fim-de-semana. Vítor Pascoal nos GT e Luís Nunes nos Turismo foram os mais fortes nas suas categorias.

Jornada de grande emoção, com lutas acesas em muitas das “batalhas” que se travaram nas diversas frentes em ação, marcaram a quinta prova da temporada.

O dia de domingo, decisivo para o arrumar das contas da classificação, foi vivido com presença de muito público, a exemplo do que já tinha acontecido na tarde de sábado.

O CAMI Motorsport esteve sempre sólido na sua batuta organizativa e os horários das subidas só foram prejudicados quando foi necessário proceder a demorados trabalhos de restabelecimento de todas as condições de segurança da pista, na sequência de um acidente aparatoso de Manuel Rocha e Sousa, felizmente sem qualquer consequência física para o piloto bracarense, embora provocando danos muito significativos no seu Cupra TCR.

Em termos desportivos, a luta pela vitória absoluta acabou por ser a menos intensa da temporada.

Rampa Serra da Estrela

Hélder Silva e a Osella PA2000 EVO2 PA.30 da Power House estiverem sempre um “degrau” acima da concorrência. Basta dizer que foi o único piloto a rodar durante todo o fim-de-semana abaixo dos dois minutos e meia para cumprir os pouco mais de cinco mil e duzentos metros do traçado desta edição 2022 da Rampa Serra da Estrela/Covilhã.

“Foi uma rampa sem qualquer problema. A Osella esteve sempre perfeita e pude imprimir sempre um ritmo muito forte. Sabia que esta era uma prova muito importante para as contas do campeonato e viemos à serra da Estrela com o propósito de atacar a fundo. Foi o que fizemos e felizmente correu tudo bem. Julgo que esta é uma vitória totalmente merecida!” , afirmou no final o vencedor.

A vitoria isola-o no comando do campeonato absoluto, a três provas do fim, colocando-o assim numa boa posição para a renovação do título

José Correia teve um fim-de-semana atribulado. O piloto da Norma FC20, que chegava aqui na coliderança do campeonato, deu dois toques, teve alguns problemas mecânicos e conseguiu ainda salvar a “honra do convento” com o 3º lugar final e consequente recolha de bons pontos, que o mantêm na luta pelo título.

Destaque para o regresso das boas exibições de António Rodrigues. A “Bala do Douro” teve um início de época parta esquecer, com problemas mecânicos no seu novo Silver Car EF 10 e um acidente violento na Penha. Mas, depois de uma exibição positiva na Falperra, o piloto duriense da NJ Racing/Lusimed está a subir de forma e de confiança e conquistou com todo o mérito um brilhante 2º lugar absoluto nesta quinta prova da temporada.

Também a melhorar substancialmente os seus níveis exibicionais está Sérgio Nogueira. O bracarense levou na Serra da Estrela a sua Osella Pa21S EVO a um bom 4º posto final.

O regressado João Fonseca voltou a provar porque é um dos grandes pilotos da modalidade. O covilhanense apareceu na “sua” rampa com o BRC CM05 Evo da FRPOWER e fez uma exibição sempre em crescendo, coroando-a com um triunfo natural entre os Protótipos B, sendo ainda quinto da geral.

Nesta Divisão B, Nuno Guimarães, líder pontual, colocou o Silver Car S2 da NJ Racing no 2º posto, tendo sido apenas cinco décimas de segundo mais rápido do que Joaquim Rino, terceiro no BRC BR49 Evo da Articimentos.

Rampa Serra da Estrela

Vítor Pascoal foi à Serra da Estrela conquistar mais um importante triunfo entre os GT. Líder do campeonato, o piloto de Baião chegava a esta quinta prova depois de ter conhecido na Falperra o sabor da derrota pela primeira vez no ano.

Na Covilhã, Pascoal esteve sempre na linha da frente e nas subidas oficiais de prova imprimiu um andamento muito forte ao seu Porsche 991 GT3 CUP, colocando-se a salvo dos ataques que lhe foram movidos por Carlos Vieira e por Gabriela Correia.

Vieira alinhou nesta prova com um Porsche 997 GT3 CUP e logrou estar sempre em crescendo, começando a adaptar-se às particularidades da modalidade. Foi recompensado com um bom 2º lugar final, com a “Princesa da Montanha” a não escapar de um toque na segunda Subida de Prova que não só condicionou o tempo obtido, mas viria a impedir Gabriela Correia de estar na derradeira subida, fazendo-a cair para o 4º posto final entre os GT.

Com tudo isto, um sólido Pedro Silva, companheiro de equipa de Vítor Pascoal, chegou ao 3º lugar, conquistando um saboroso pódio com o seu Porsche 991 GT3 CUP.

Foi incontestável o domínio de Luís Nunes entre os Turismo.

Rampa Serra da Estrela

Extraindo todo o potencial do seu Skoda Fabia R5, o tricampeão nacional da Categoria foi sempre o mais forte e voltou à liderança isolada do campeonato. Obviamente, dominou também a Divisão Turismo 2, onde foi secundado por Luís Delgado, noutro Skoda Fabia R5, com Carlos Gonçalves a levar o Mitsubishi Lancer EVO X da JC Group Racing Team ao último degrau do pódio.

 

O mau tempo obtido na subida de prova inaugural condicionou um pouco Joaquim Teixeira. Mesmo assim, o piloto do Cupra TCR voltou ao seu nível intenso nas subidas de domingo, vencendo claramente entre os concorrentes da Divisão Turismo 2 e sendo o 2º melhor da Categoria. Continua na discussão do titulo nacional reservado aos Turismo.

Na T2, o pódio ficou completo com Paulo Silva (Audi RS3 LMS) na segunda posição, cabendo a José Carlos Pouca Sorte (VW Golf R35)  garantir mais um excelente resultado na sua carreira, terminando no terceiro posto.

Na Divisão Turismo 3 voltamos a saborear uma luta sem quartel entre Bruno Carvalho e Parcídio Summavielle.

Rampa Serra da Estrela

Summavielle impôs o seu Renault Clio RS R3 na 1ª Subida de Prova, mas Carvalho esteve muito forte nas duas subidas de prova de Domingo, superiorizando-se no final por apenas 0,691 milésimas de segundo.

O pódio final da T3 recompensou a consistência de José Borges, que rubricou um fim de semana sem erros aos comandos do seu Citroen C2 R2 e foi galardoado com o 3º lugar final.

Uma referência para a presença de um concorrente em cada uma das taças inclusas no regulamento do CPM JC Group. Sérgio Mateus (Semog Troféu) rodou no único kartcross presente, com igual feito a ser assumido por João Saraiva, no monolugar Funspeed.

O Campeonato de Portugal de Montanha JC Group prossegue já dentro de duas semanas, com a realização da 7ª Rampa de Santa Marta. A prova duriense é organizada pelo Clube Automóvel da Régua.

Armando Freitas continua imparável nos 1300

Rampa Serra da Estrela

Foi o quatro triunfo da temporada para o piloto do Toyota Starlet que está cada vez mais perto do título nacional.

Bastaram as duas primeiras subidas oficiais de prova para ficar claro que a vitória entre os 1300 seria reclamada uma vez mais por Armando Freitas.

O seu ritmo e o nível competitivo do Toyota Starlet que tripula colocam-no longe dos ataques dos seus adversários e o piloto nortenho está claramente na rota para conquistar o título referente ao primeiro Campeonato de Portugal de Montanha 1300  JC Group.

Mas uma outra piloto esteve em grande destaque entre os 1300.
Eva Laranjeira rubricou aquela que é até ao momento a melhor exibição de uma temporada que tem sido muito positiva para a “Dama de Aço” de Setúbal.

Esteve sempre muito rápida e eficaz aos comandos do seu Peugeot 205 Rally da MNE Sport e a segunda posição nunca esteve em perigo, começando a ficar claro que será difícil tirar Eva Laranjeira do pódio final do campeonato.

Apesar de ter enfrentado problemas no cabo do acelerador do seu Citroen AX, Tiago Santos logrou colocar o Citroen AX Sport a funcionar em pleno e saiu da Covilhã com mais um pódio conquistado, ao concluir a prova no 3º lugar final, voltando a entrar na equação para a presença num dos três lugares do topo da tabela pontual final do CPM1300 JC Group.

José Pedro Figueiredo não teve qualquer oposição, levando o seu Datsun 1200 a mais um triunfo na Divisão Clássicos do CPM1300 JC Group, necessitando apenas das duas primeiras subidas para ganhar uma vantagem impossível de suplantar. Destaque para o facto de ainda ter reclamado o 4º posto da geral entre os 1300.

O Campeonato de Portugal de Montanha JC Group prossegue já dentro de duas semanas, com a realização da 7ª Rampa de Santa Marta. A prova duriense é organizada pelo Clube Automóvel da Régua

Luís Silva continua a saga e vence entre os Legends pela quinta vez!

Rampa Serra da Estrela

O piloto do BMW M3 voltou a não dar veleidades à concorrência e continua invicto nesta edição 2022 do Campeonato de Portugal Legends de Montanha JC Group.

Começa a ser uma inevitabilidade ter Luís Silva a subir ao degrau mais alto do pódio das cerimónias finais de entrega de prémios.

5 provas, 5 triunfos imperiais do denominado “Canhão de Famalicão” que, antes do arranque da época, tinha assumido querer conquistar o cetro nacional reservado aos Legends e saiu da Serra da Estrela com o caminho escancarado para fechar as contas do título muito antes do fecho da temporada.

Na prova do CAMI Motorsport voltou aquela que é a sua normalidade: “limpou” os melhores tempos em todas as subidas e chegou ao triunfo de forma perfeitamente tranquila.

No fecho, o famalicense da Famaconcret afirmava que “foi uma rampa a roçar a perfeição. Pela primeira vez esta época senti o carro a funcionar em pleno e pude rodar sempre perto dos limites, tendo sido assim uma vitória tranquila e que nos coloca cada vez mais perto do título nacional, mas ainda faltam três provas e temos de manter o foco. Vamos continuar a dar tudo para tentar resolver a questão antes da última prova”.

A segunda posição voltou a ser conquistada por Carlos Oliveira. O fim-de-semana do piloto poveiro não foi isento de alguns pequenos problemas no Ford Sierra RS Cosworth, prontamente resolvidos pela Power House, permitindo-lhe que, nas subidas oficiais de prova conseguisse colocar no asfalto os muitos cavalos do carro americano e secundar no pódio o inalcançável Luís Silva.

Com este resultado Carlos Oliveira saltou para a terceira posição da tabela pontual do campeonato, reduzindo ainda a diferença para o segundo colocado, que continua a ser João Macedo, novamente muito consistente com o BMW 328 is, que colocou no 3º lugar final desta quinta rampa da temporada.

O Campeonato de Portugal de Montanha JC Group prossegue já dentro de duas semanas, com a realização da 7ª Rampa de Santa Marta. A prova duriense é organizada pelo Clube Automóvel da Régua.

José Dinis conquista vitória suada nos Clássicos

Rampa Serra da Estrela

Aos comandos de um Ford Escort MKII, José Dinis suplantou a forte oposição que lhe foi movida pelo atual campeão nacional Fernando Salgueiro. Este quedou-se na segunda posição, mas consolidou o comando do Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha JC Group.

Foram duas “magras” décimas de segundo a separar os dois primeiros no fecho das três subidas de prova e somados os dois melhores tempos de cada um.

Que batalha!

Aparecendo pela primeira vez na época no CPCM JC Group, José Dinis (Ford Escort MKII) não era apontado como um dos favoritos à vitória, mas no asfalto da Serra da Estrela, provou toda a sua competitividade, começando logo por se superiorizar na primeira Subida de Prova, no fecho da jornada de sábado.

No domingo, os tradicionais candidatos à vitória, Fenando Salgueiro (Ford Escort MKII) e Flávio Saínhas (Ford Escort MKI) ainda tentaram “puxar dos galões”, em especial Loureiro que foi mesmo o mais rápido na segunda Subida de Prova.

Saínhas percebeu que não conseguia acompanhar o ritmo de Dinis e Salgueiro, mas saiu mesmo assim desta sua aparição esporádica com um pódio, concluindo no 3º posto final.

OS dois protagonistas do “duelo ao sol” pela vitória partiram a fundo para a derradeira Subida de Prova e, aí, José Dinis logrou registar um tempo que, mesmo superior ao de Fernando Salgueiro, lhe permitiu segurar a vitória por 177 milésimas de segundo. Foi épico!

O veterano Armando Saínhas regressou com um Ford Escort MKI e foi 4º classificado, na frente de Carlos Fava que colocou o seu VW 1303 na quinta posição.

O Campeonato de Portugal de Montanha JC Group prossegue já dentro de duas semanas, com a realização da 7ª Rampa de Santa Marta. A prova duriense é organizada pelo Clube Automóvel da Régua