Huracán, oito anos de sucesso

Huracan

Oito anos de uma história de sucesso através de doze versões de estrada e três de circuito

Sant’Agata Bolognese, 22 de abril de 2022 – A Automobili Lamborghini anuncia a produção do Huracán número 20 000: um STO na gloriosa cor Grigio Acheso Matt, que será entregue a um cliente do Principado do Mónaco. O Huracán Super Trofeo Omologata representa o pináculo da performance Huracán, num veículo de estrada inspirado no legado da marca na competição. Este modelo encabeça a amplia família de versões Huracán, que, desde o seu lançamento, em 2014, proporcionaram a quem os conduziu as extremas prestações do seu motor atmosférico, combinadas com um comportamento dinâmico muito característico e uma enorme emoção ao volante.

“Quando o revelámos, afirmámos que a Lamborghini estava a escrever o capítulo seguinte da sua história com o Huracán”, refere Stephan Winkelmann, Presidente ye CEO da Automobili Lamborghini. “O Huracán representou uma evolução em termos de design, know how tecnológico, desfrute ao volante, records em circuito, e recordes de vendas desde o seu lançamento. Foi concebido como um automóvel cuja missão era proporcionar emoções superdesportivas em todo o tipo de ambientes, da condução diária à entusiasmante performance em circuito. Cada versão do Huracán manteve-se fiel a essa filosofia da Lamborghini, enquanto que, no desporto automóvel, o Huracán não só é o protagonista do campeonato monomarca Super Trofeo, como também deu mostras do seu domínio em campeonatos da classe GT3 de todo o mundo”.

Oito anos de sucesso desde 2014

O êxito do Huracán perdurou durante oito anos, uma atração que se manteve ao longo do tempo graças ao seu amplo leque de versões: 12 de estrada e três de competição. Desde 2014, 71% dos clientes escolheram as versões coupé, e 29% optaram pelas versões descapotáveis. No topo dos mercados encontram-se os EUA, onde foram entregues mais de 32% de todas as versões do Huracán nos últimos oito anos, seguidos do Reino Unido e da região da Grande China. Este sólido êxito também prossegue na atualidade: os modelos Huracán contribuíram largamente para o recorde de vendas estabelecido pela Lamborghini em 2021, com um sólido incremento das suas vendas até às 2586 unidades, devido, em parte, ao ímpeto advindo da resposta muita positiva dos clientes ao lançamento do Huracán STO.

2014: a primeira versão coupé, o LP 610-4

O primeiro Huracán em versão coupé (LP 610-4) estreou-se no Salão Automóvel de Genebra de 2014, com tração às quatro rodas, 610 cv, aceleração 0-100 km/h em 3,2 segundos e uma velocidade máxima de 325 km/h. Entre as novidades incluíam-se o seletor de modos de condução ANIMA da Lamborghini, o sistema LPI com sensor de giroscópio a bordo, o sistema de injeção dupla de combustível e a iluminação por LED em todo o veículo: uma estreia no sector no segmento dos superdesportivos. O Huracán LP 610-4 Spyder foi revelado no Salão Automóvel de Frankfurt, em setembro de 2015. O motor V10 naturalmente aspirado, de 5,2 litros, é o mesmo do coupé, debitando 610 cv. A aceleração 0-100 km/h é cumprida em 3,4 segundos e a velocidade máxima é de 323 km/h.

2015: Huracán LP 580-2, uma experiência de duas rodas motrizes

Por comparação com o LP 610-4, distingue-se por um motor com menor potência, e por oferecer tração traseira, ao invés de transmissão integral. Monta o mesmo motor V10 de 5,2 litros do 610-4, mas com a potência reduzida para 580 cv e um binário de 533 Nm. Graças à ausência de tração total, os engenheiros da Lamborghini alcançaram uma redução de peso de 33 kg, por comparação com o Huracán coupé, registando um valor de 1389 kg. A velocidade máxima é de 320 km/h. Em novembro de 2016, no Salão Automóvel de Los Angeles, foi desvendada a versão Spyder RWD do Huracán LP 580-2. O V10 atmosférico de 5,2 litros é o mesmo do coupé e disponibiliza 580 CV. Em 2016, foi apresentada uma edição limitada a 250 unidades, denominada Avio, que celebrava a inspiração aeronáutica do design do Huracán.

2016: a estreia do Huracán Performante e o recorde da volta no Nürburgring

O Huracán Performante de 640 cv irrompeu nos mercados em 2016: graças às inovações em aerodinâmica ativa ALA, patenteadas pela Lamborghini, estabeleceu o recorde da volta para um automóvel de produção no Nürburgring, e venceu prémios em todo o mundo. Em 2018, o Huracán Performante Spyder alcançou o zénite do desenvolvimento do Huracán: a sublime combinação entre inigualáveis inovações tecnológicas, performance e condução a céu aberto. Tal como o coupé Performante, o Spyder debita 640 cv às 8000 rpm, e 600 Nm de binário máximo às 6500 rpm, o que lhe permite cumprir os 0-100 km/h em 3,1 segundos, e os 0-200 km/h em 9,3 segundos.

2019: o novo Huracán EVO – a geração seguinte do superdesportivo V10

Em 2019, ocorreu a estreia da ‘evolução’ Huracán EVO. O design distintivo definia a sua superioridade aerodinâmica e aprimorava a dinâmica de condução deste modelo, que conjugava os 640 cv e as extraordinárias capacidades do Performante, com a tração traseira, a vectorização de binário e o sistema LDVI com lógica preditiva. O EVO Spyder adotou a nova geração do sistema de controlo dinâmico do veículo e a aerodinâmica desenvolvida para o coupé, com o motor V10 atmosférico de 5,2 litros da Lamborghini evoluído para debitar mais potência e incorporando válvulas de admissão em titânio. Em 2020, foi apresentado o Huracán EVO Rear-Wheel Drive (RWD), com 610 cv de potência às 8000 rpm, e 560 Nm de binário às 6500 rpm, num automóvel de baixo peso com tração traseira e direção dinâmica, para a máxima diversão ao volante. O Huracán EVO RWD atinge 325 km/h de velocidade máxima e cumpre os 0-100 km/h em 3,3 segundos. Nesse mesmo ano, a Automobili Lamborghini foi a primeira marca automóvel a utilizar a realidade aumentada (AR) para efetuar o lançamento virtual de um novo modelo, o Huracán EVO RWD Spyder. Fazendo uso da AR Quick Look de Apple, a empresa levou o seu mais recente superdesportivo V10 diretamente aos seus clientes e seguidores de todo o mundo.

2021: Huracán STO – a Lamborghini Squadra Corse no seu coração

O Huracán STO (Super Trofeo Omologata), lançado em 2021, proporcionava a experiência e o know-how da Lamborghini no automobilismo num automóvel homologado para utilização em estrada. Foi inspirado pelo Huracán EVO Super Trofeo, desenvolvido pela Squadra Corse para a competição monomarca da própria Lamborghini, assim como pelo Huracán EVO GT3, três vezes vencedor das 24 Horas de Daytona, e duas vezes vencedor das 12 Horas de Sebring. Com o seu motor V10 atmosférico de 640 cv, que gera 565 Nm de binário às 6500 rpm, o Huracán STO de tração traseira oferece uma incrível aceleração 0-100 km/h em 3,0 segundos, e cumpre os 0-200 km/h em 9,0 segundos, para uma velocidade máxima de 310 km/h.

2022: o Huracán Tecnica, concebido e desenvolvido para oferecer o melhor de dois mundos

O mais recente membro da família Huracán, revelado em abril de 2022, é o Huracán Técnica: a nova geração do V10 com tração traseira, desenvolvido para os pilotos que buscam divertimento ao volante e a perfeição do estilo de vida, tanto em estrada como em circuito. A designação Tecnica ilustra a avançada evolução da dotação técnica do Huracán, e, de imediato reconhecível, trata-se de uma inovação do Huracán tanto por fora como sob a cobertura do motor, com o seu novo visual a acentuar a melhorada aerodinâmica, para uma performance, uma estabilidade e uma facilidade de utilização de nível ainda mais elevado, especialmente em circuito. Fazendo uso do motor do Huracán STO, com um aumento de 30 cv face ao Huracán EVO de tração traseira (RWD), a unidade motriz oferece 565 Nm de binário máximo às 6500 rpm, garantindo uma melhorada aceleração 0-100 km/h em 3,2 segundos.

Da conectividade ao mundo digital dos E-sports

Em 2021, a Lamborghini tornou-se no primeiro fabricante de automóveis a incorporar o sistema de controlo do veículo completo da Amazon Alexa no Huracán EVO, e foi, também o primeiro a adotar a função what:three:word para uma navegação precisa em qualquer parte do mundo. Os adeptos da Lamborghini podem desfrutar do Huracán numa multitude de videojogos e de competições de E-sports, incluindo FORZA Horizon, Gran Turismo, Rocket League e Assetto Corsa Competizione.

60% dos Huracán contam com personalização Ad Personam

Mais de 60% dos Lamborghini Huracán entregues contavam com personalização Ad Personam, assente numa ampla paleta de cores, acabamentos e materiais especiais. O programa Ad Personam oferece, atualmente, cerca de 300 cores para o exterior, mas o cliente pode sempre requerer uma opção única. Os clientes da Europa central, do Japão e do Reino Unido são os que mais solicitam a personalização sob medida. Objetos quotidianos, como mobiliário, sofás, malas e vestuário, mas, também, maquilhagem (sombras para os olhos e verniz e unhas), pedras preciosas e correias de relógio, servem de inspiração para os clientes de Lamborghini. Necessitam de sentir-se livres para criar algo que os represente: os seus gostos, a sua personalidade e a sua vida quotidiana. Através do programa de personalização, foi criado um Huracán de tração traseira para o Papa, personalizado com as cores do Vaticano e apresentado na Cidade do Vaticano, com o objetivo de ser leiloado para fins de beneficência.

Huracán Polizia: uma relação de longa data com a polícia italiana

Vários Huracán foram entregues à polícia italiana no decurso de uma relação de longa data, utilizados, principalmente, em emergências médicas: no ano passado, um Huracán destinado a este efeito transportou um órgão para transplante, cumprindo um trajeto de 489 quilómetros, entre Pádua e Roma, em pouco mais de duas horas.

Os visitantes que aterram no aeroporto Guglielmo Marconi, de Bolonha, têm desfrutado da visão dos Huracán follow-me que guiam os aviões até às zonas de descolagem.

Aventuras e expedições com o Huracán em redor do mundo

Os Huracán têm-se aventurado por paisagens que vão da Transilvânia às Terras Altas da Escócia e às ilhas norueguesas de Lofoten, e impressionado os participantes nas Lamborghini Accademia, em circuitos e nas pistas de gelo, com o seu notável comportamento dinâmico.

Da cestrada para o circuito com o Huracán Super Trofeo

O Huracán, e o seu sucessor EVO, também têm feito história nos circuitos. Quase 500 Huracán de competição saíram da linha de produção nas configurações Super Trofeo e GT3, incluindo uma edição limitada Squadra Corse comemorativa dos 10 anos do Super Trofeo, em 2019. Os Huracán GT3 conquistaram mais de 40 títulos e 117 vitórias em amis de 12 campeonatos em todo o mundo. A Lamborghini é o único fabricante de automóveis que venceu a classe GTD das 24 Horas de Daytona por três vezes consecutivas; com os GT3 e GT3 EVO, em 2018 e 2019, a vencerem, também, as 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring no mesmo ano, em dois anos consecutivos.