Impacto do Escape Livre ultrapassa os 4 milhões de euros

Impacto do Escape Livre ultrapassa os 4 milhões de euros

O trabalho desenvolvido pelo Clube Escape Livre ultrapassou um retorno de mais 4 milhões de euros. O impacto das diversas atividades do Escape Livre gerou um retorno recorde em 2023, com um profundo impacto na divulgação do turismo e da indústria automóvel na região, onde contínua líder nas diversas plataformas.

Uma marca de sucesso com impacto crescente

A história do automóvel e do automobilismo em Portugal têm coladas a si o nome Escape Livre. O desenvolvimento do grupo de marcas do Clube Escape Livre e o reforço dos eventos para a promoção do todo-o-terreno turístico e cultural e a da Beira Interior passaram a ter no Escape Livre um símbolo. Não espanta, por isso, que ao longo de 2023 o afincado trabalho realizado tenha, de acordo com os dados do relatório 2023 elaborado pela MediaMonitor do Grupo Marktest, valorizado o impacto e o retorno da marca Escape Livre em mais de 4,1 Milhões de Euros em todas as suas atividades!

Por outro lado, as marcas e instituições associadas, aos eventos do Grupo Escape Livre experimentaram, em 2023, um retorno mediático recordista superior a 10 milhões de euros. E tudo isto, apesar de ser uma entidade da Beira Interior. Porém, olhando ao relatório da Marktest, percebe-se que o impacto do Clube Escape Livre se sente de Norte a Sul de Portugal, com uma distribuição praticamente uniforme em todas as regiões.

Convirá, igualmente, destacar o facto de a atividade do Escape Livre atingir as faixas etárias (35-44 e 45-54) e classes sociais (A/B) com mais poder de influência e decisão e maior poder de compra, mostrando bem o potencial da marca na indústria automóvel da região e na criação de produtos de desenvolvimento do turismo na região e nos locais atravessados pelos eventos.

 Dinamismo e inovação são pilares do Clube

Em 1986, o programa de rádio deu origem ao Clube Escape Livre que, há 38 anos se dedica a organizar passeios de todo-terreno turísticos, de carros clássicos e várias provas desportivas automóvel como meio de promoção da Beira Interior. O que começou com a organização de uma prova anual, hoje é um calendário de atividades com dezena e meia de eventos anuais, dinamizando municípios, hotelaria e restauração nas regiões onde o Escape Livre leva os seus eventos.

Durante 2023, o Clube Escape Livre organizou o primeiro passeio fora de estrada 100% elétrico em colaboração com a Volvo Portugal, alinhando-se, assim, com a nova tendência do mercado e oferecendo o seu contributo para auxiliar na luta contra as alterações climáticas. Algo que já há algum tempo é feito nas suas organizações com a compensação das emissões de CO2 produzidas pelos seus eventos.

Por outro lado, recuperou o percurso e o espírito da primeira prova automobilística por etapas em Portugal, o Circuito das Beiras. Com um percurso que liga Coimbra, Castelo Branco e Guarda e regresso à cidade dos estudantes, foi um enorme sucesso. Dinamizou as cidades por onde passou e ofereceu um retorno absolutamente fantástico superior a 1,5 milhões de euros!

Celebrando a Cidade Europeia do Vinho, distinção atribuída à região do Douro, o Clube Escape Livre organizou, em colaboração com a CIM Douro, a primeira edição do TT Douro que se revestiu de sucesso com uma afluência que esgotou, rapidamente, a capacidade de inscrições para o evento.

Revista única no panorama editorial nacional

A Escape Livre Magazine, cumpre 25 anos em 2024, continuando a inovar no panorama da imprensa escrita nacional. Numa altura em que são várias as publicações que fenecem ou desaparecem por completo, a Escape Livre Magazine continua a crescer nos últimos anos, com uma linha editorial única, utilizando os ensaios automóveis como veículo para descobrir as belezas e encantos da Beira Interior.

Com três edições anuais, e uma tiragem superior a 10.000 revistas, distribuídas gratuitamente de norte a sul do país, é hoje uma referência de promoção de adegas, restaurantes e hotéis da região, aliados a viagens a bordo dos modelos automóveis mais recentes e a criação de roteiros únicos pelos concelhos da Beira Interior.

Por outro lado, está, igualmente, disponível para download gratuito no site online do Escape Livre, onde além das três edições anuais, se encontram também disponíveis várias edições exclusivamente digitais da Escape Livre Magazine.

 Um programa de rádio que ultrapassou meio século de vida

A ideia de abordar o automóvel como meio de divulgação de uma região foi inesperada e inovadora. Foi na Guarda que nasceu essa ideia e que se consolidou ao longo de 50 anos de existência. Algo absolutamente ímpar em Portugal que fez do Programa Escape Livre o primeiro programa de radio sobre automóveis entre nós e, hoje, o mais antigo do país.

O site de informação automóvel líder da Beira Interior

Em www.escapelivre.com encontra-se toda a informação do universo Escape Livre. Do calendário de atividades onde todos se podem inscrever à revista para download gratuito, passando pelas notícias da indústria automóvel e dos ensaios aos modelos mais recentes.

Sempre acima dos 1.6 milhões de visualizações, o sítio de internet do Escape Livre é líder na informação automóvel na Beira Interior.

Inovação, paixão e promoção da Guarda e da Beira Interior

Perante estes resultados apurados no final de 2023, é indiscutível o valor da marca Escape Livre e o forte impacto que tem nas marcas e organismos que se unem ao Escape Livre para concretizar um programa de atividades com mais de dezena e meia de eventos.

O futuro afigura-se risonho e no Grupo Escape Livre não faltarão projetos pioneiros e inovadores, sempre com a paixão pelos automóveis ao leme da promoção e divulgação da Guarda e da Beira Interior.