Festa do Bucho, na aldeia da Freineda é, inquestionavelmente, uma das mais emblemáticas do interior de Portugal. Tradição que finca pé ao avanço do tempo e que nos permite recordar outros tempos e outros sabores. Mais um ano, mais um Raid do Bucho.
Um almoço tradicional que vai saber ainda melhor depois da aventura todo terreno que preparámos para si, para a sua família e para os seus amigos. Desde logo, pelos magníficos trilhos fora de estrada que vamos percorrer que nos levam a visitar locais emblemáticos da região e que, certamente irão plantar a semente da vontade de voltar ao interior do país, uma e outra vez.
Pela 12ª vez, aventureiros de norte a sul do país, juntam-se numa caravana de veículos 4×4 e SUV 4×4 que irá partir da Guarda até à Freineda onde, este ano, voltaremos a ter a recriação histórica no Largo Wellington. No sábado, uma etapa totalmente nova vai atravessar a serra da Estrela até ao Fundão, onde terá lugar o almoço no restaurante Alambique de Ouro. À tarde, o percurso por fora de estrada conduz até Belmonte, antes do regresso à Guarda.
Uma festa de estrondo!
O ribombar dos canhões durante a recriação história das invasões francesas dá início às celebrações, que culminam com a reunião dos participantes deste passeio e das gentes da zona à volta da mesa para degustar o Bucho, prato típico desta região raiana.
Confecionado por quem ainda mantém vivas as tradições e os sabores de antigamente, o Bucho é uma das peças mais peculiares que podemos encontrar nos varais dos fumeiros dos enchidos da Raia. No dia da festa, cozinha-se numa larga panela de ferro, envolto em pano de linho, em lume brando durante várias horas. Vai à mesa numa barranha de barro, acompanhado de batatas cozidas, grelos e nabos.
Junte-se a mais este Raid do Bucho e venha celebrar uma das mais saborosas tradições do interior do país, num magnífico fim de semana de aventura, descoberta, história e convívio.
- LINK com o programa
https://www.escapelivre.com/wp-content/uploads/2021/12/Programa-Raid-Bucho-e-Outros-Sabores-2022.pdf
Deixe um comentário!