José Pedro Fontes levou o Citroen C3 ao segundo lugar

José Pedro Fontes

Terminou em Castelo Branco, a primeira das provas de asfalto da temporada de 2022 do Campeonato de Portugal de Ralis. Rubricando uma exibição de grande nível, a dupla do Citroën Vodafone Team José Pedro Fontes/Inês Ponte levou o Citroën C3 Rally2 ao segundo lugar final, depois de uma muito animada luta pela vitória, na prova levada a cabo pela Escuderia de Castelo Branco.

Nem tudo correu de feição à equipa liderada pelo piloto portuense, nomeadamente na primeira etapa da prova. Era sabido que a diferença de 14,8 segundos para o líder (3ºlugar à geral) no fim da etapa de ontem, era de difícil recuperação, dado tratar-se de um dia muito curto, mas também porque as diferenças de andamento entre os da frente foram sempre muito pequenas.

Tendo sido o mais rápido em duas das especiais de hoje (já tinha vencido o troço de abertura da 1ª Etapa), José Pedro Fontes subiu uma posição e atacou forte para tentar alcançar a liderança. Prova deste esforço é a diferença de pouco mais de sete segundos que o separaram da vitória. O Citroën C3 Rally2 esteve imparável e a dupla tirou todo o partido do carro num rali conhecido por especiais muito rápidas, cumpridas a médias que chegaram a ultrapassar os 120 Km/h.

Com este resultado, piloto e equipa somaram mais 20 pontos no CPR 2022, como resultado do segundo lugar final, e José Pedro Fonte acumulou dois pontos adicionais, resultantes do segundo melhor tempo na Power Stage.

Rali Castelo Branco

Ciente de que a vitória lhe terá escapado por muito pouco, José Pedro Fontes assumia no final do rali que “este segundo lugar foi bom, mas sinto que somos capazes de fazer melhor. Um ou outro detalhe que falhou na primeira etapa, teve, como é hábito neste tipo de provas, um preço muito elevado. Assumimos que hoje tínhamos que ir para a estrada para atacar com todas as armas e foi isso que fizemos. Ganhámos especiais, colocámos uma enorme pressão sobre os nossos rivais e conseguimos recuperar um lugar e algum tempo, pena não tenha sido suficiente para chegar à vitória.”

Paralelamente, o piloto acrescentou que “vamos ter uma final de temporada vibrante, com três ralis que serão, seguramente, disputados da primeira à última especial. O próximo é já no início de Agosto, na Madeira, no qual queremos estar preparados e, uma vez mais, lutar pela vitória entre os concorrentes ao Campeonato de Portugal de Ralis.

Classificação Final:

1º Armindo Araújo/Miguel Ramalho (Skoda), 56m01,8s

2º Citroën Vodafone Team- José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën C3 Rally2),  7,3s

3º Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda), 35,8s

4º Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Hyundai), a 40,5s

5º Pedro Meireles/Pedro Alves (Hyundai), a 41,8s