O FIA Junior WRC Championship 2021, segue agora para Portugal, sendo a primeira prova em terra da temporada após um emocionante início na Croácia.
Em Portugal, Jon Armstrong lidera o pelotão de juniores após a vitória croata com 27 pontos, mas o campeonato ainda está em aberto, com o segundo ao quinto colocado apenas separados por três pontos.
Um clássico para o Campeonato do Mundo de Ralis, o Rally de Portugal só fez a sua estreia no WRC Junior em 2007 e tem desenvolvido drama e emoção em todas as provas desde então. Mesmo no seu primeiro ano, o rali entregou uma batalha emocionante entre Urmo Aava e Per Gunnar Andersson, com o último vindo de mais de um minuto atrás de Aava e vencendo por apenas 3,7 segundos.
A edição de 2021 do Rally de Portugal promete ser uma prova imprevisível e competitiva para as equipes do WRC Júnior deste ano, que buscarão empregar uma variedade de estratégias para levar a vitoria no domingo. Algumas equipes buscarão estender uma vantagem antecipada e coletar alguns pontos de vitória de etapa, é uma estratégia que tem riscos associados, com uma chance maior de acidentes ou furos. A abordagem alternativa que outros pilotos podem optar é uma direção mais moderada com um grande foco em chegar ao final no domingo. A estratégia conservadora valeu a pena para Enrico Oldrati e David Holder, que terminaram em segundo e terceiro quando Junior WRC visitou Portugal pela última vez. No mesmo rally, os candidatos ao título Emil Bergkvist, Ken Torn e Julius Tannert ganharam pontos na etapa, mas perderam em uma boa série de pontos de classificação graças a erros enquanto pressionavam demais.
As equipes podem usar um máximo de 22 pneus no Rally de Portugal (incluindo shakedown) com 20 Pirelli Scorpion K4 (duros) e 8 Pirelli Scorpion K6 (macios). Como de costume, selecionar o composto certo para os pneus de cascalho da Pirelli Scorpion será um fator decisivo, já que as equipes precisarão encontrar um equilíbrio entre gerenciar seus pneus no difícil terreno português e, ao mesmo tempo, manter um ritmo competitivo. O composto macio K6 é muito usado em chuva, mas a história viu algumas equipes colocarem o pneu macio em etapas superespeciais também, de forma a derrotar os rivais na batalha por pontos em cada etapa.
A luta pela vitória em Portugal estará aberta, graças à combinação única de experiência e talento representada nas equipas deste ano. Jon Armstrong e Martin Koci colocaram a sua experiência no Rally da Croácia, com o primeiro vencendo o evento e o segundo liderando na sexta e no sábado. A dupla tem experiência no Rally de Portugal com Koci conquistando o segundo e terceiro lugar no Junior WRC em 2014 e 2016, respectivamente. Embora as outras seis equipes não tenham experiência nas etapas do Rally de Portugal, elas trazem consigo uma riqueza de talento e vontade de vencer que deve definir o Junior WRC para mais uma luta fantástica pela vitória.
Croatia Rally Classification:
1. Jon Armstrong / Phil Hall 03:15:07.6
2. Martins Sesks / Renars Francis +33.5s
3. Lauri Joona / Ari Koponen +48.8s
4. Martin Koci / Petr Tesinsky +02:46.1
5. William Creighton / Liam Regan +03:35.5
6. Sami Pajari / Marko Salminen +03:36.7
7. Robert Virves / Sander Pruul +01:13:24.3
8. Raul Badiu / Rares Fetean +01:22:32.6
Croatia Rally Stage Wins:
1. Sami Pajari / Marko Salminen 9
2. Martin Koci / Petr Tesinsky 3
3. Raul Badiu / Rares Fetean 3
4. Jon Armstrong / Phil Hall 2
5. Lauri Joona / Ari Koponen 1