Kia regista novo recorde de vendas em Portugal

A Kia estabeleceu um novo recorde de vendas em Portugal, ao registar em 2023 um total de 7012 veículos novos, o que representa um crescimento de 9,1% face ao ano anterior. Este desempenho, que reflete a crescente implantação da marca e dos seus modelos no mercado nacional, permitiu ainda entrar no top 5 do ranking de vendas no segmento de particulares, no qual obteve uma quota de 7,3%.

No que respeita ao desempenho por modelo, destacaram-se o B-SUV Stonic, com 1908 unidades vendidas, o crossover XCeed (1330) e o SUV Sportage (841).

De acordo com o diretor-geral da Kia Portugal, João Seabra, “os números conquistados demonstram que a Kia é, cada vez mais, uma marca no top de preferências dos portugueses. Trata-se do fruto de um trabalho sustentado de implantação no mercado nacional, em todas as suas vertentes, acompanhado por uma gama renovada e com produtos impactantes que trouxeram novos patamares em matéria de qualidade e inovação, com destaque para os elétricos EV6 e EV9, cuja elevada procura entre os consumidores nacionais demonstra que estamos no caminho certo.”

Em 2024, a Kia prevê manter em Portugal uma forte dinâmica de crescimento, tendo como expectativa atingir as oito mil unidades vendidas até final do ano. A marca pretende consolidar a posição de destaque no mercado de particulares e prosseguir a crescente implantação no segmento de frotas, que já representa 58% das suas vendas.

Para o cumprimento do objetivo irá também contribuir a continuação do plano de renovação da gama, que incluirá o lançamento de três novos modelos 100% elétricos nos próximos 2 anos: o EV3, um SUV compacto, o EV4, Berlina, e o EV5, um SUV que replica as linhas do EV9.

Recorde também nas vendas globais

Em 2023, também as vendas globais da Kia Corporation foram as mais elevadas da história da marca, com 3.085.771 novos veículos comercializados, mais 6,3% que em 2022.

Excluindo veículos para fins especiais, as vendas da Kia em 2023 em mercados fora da Coreia registaram um acréscimo de 6,7% em relação ao ano anterior, para 2.516.383 unidades. As vendas na Coreia totalizaram 563.660 unidades, representando um aumento de 4,6%. A marca obteve também as suas maiores vendas anuais em muitos dos seus principais mercados, incluindo nos EUA, Europa e Índia.

Por modelo, o SUV Sportage liderou o ranking de vendas globais de 2023, com 523.502 unidades vendidas, seguido pelo SUV Seltos (344.013) e pelo SUV Sorento (242.892).

O recorde de vendas estabelecido deveu-se em grande medida ao lançamento de novos modelos muito competitivos nos respetivos segmentos, tais como o Kia EV9, o SUV Sorento, a berlina K5 e o MPV Carnival, a par com o aumento da produção de veículos devido à crescente normalização no fornecimento de semicondutores.

Em 2024, a Kia tem como meta vendas globais de 3,2 milhões de unidades, das quais cerca de 530 mil unidades na Coreia e 2,6 milhões noutros mercados, incluindo sete mil veículos para fins especiais.

A Kia planeia aumentar a rentabilidade e melhorar a proposta de valor ao cliente, bem como solidificar ainda mais a sua posição de liderança no mercado global de veículos elétricos, com a introdução de novos modelos neste segmento, fortalecer o apelo dos seus produtos com tecnologia de conectividade melhorada e expandir o negócio de PBV (Platform Beyond Vehicle), prosseguindo o objetivo de se tornar um fornecedor de soluções de mobilidade sustentável.