Loeb vencedor do 57º Azores Rallye

Azores Rally

Sebastien Loeb, tripulando um Skoda Fabia RS Rally2, foi o vencedor do 57º Azoes Rallye, prova açoriana da Toyr European Rally Series e Campeonato dos Açores de Ralis que teve no pódio final três campeões mundiais. Nove vezes campeão mundial, Loeb não poderia ter desejado melhor estreia no arquipélago dos Açores e ao volante de um carro desta categoria. O francês venceu cinco das doze classificativas que compunham as duas etapas e chegou a Ponta Delgada com uma vantagem de quase 20 segundos para a concorrência.

Segundo classificado, Andreas Mikkelsen dispôs de uma viatura semelhante à do vencedor. O norueguês, campeão do WRC2 em 2021, perdeu algum tempo na primeira etapa, realizou a segunda ao ataque mas acabou por se atrasar devido a um toque já perto do final. No lugar mais baixo do pódio ficou o espanhol Nil Solans, campeão mundial júnior em 2017, atrasado na primeira etapa devido a uma escolha de pneus muito conservadora mas que recuperou três posições no último dos dias de competição.

Estreante nesta edição da organização do Grupo Desportivo Comercial, Ole Christian Veiby concluiu a primeira etapa no terceiro posto mas veio a cair para a quarta posição nas secções complementares após ter efetuado dois piões. O checo Erik Cais também tentou lutar pelo pódio, chegou a ser o mais rápido numa prova especial mas furou na Power Stage, a segunda passagem por Ribeira Grande, e regressou a Ponta Delgada, cidade anfitriã, no quinto lugar.