Mário Patrão no 1º lugar do Dakar nos veteranos

Mário Patrão

Mário Patrão, atual Campeão Nacional de Rally Raid e Europeu de Bajas concluiu hoje, com a chegada a Jeddah, e de forma exemplar a sua oitava participação no Rally Dakar, desta feita, com a vitória entre os pilotos com 45 anos, ou mais, e finalmente cumprindo o sonho há muito planeado, na classe que representa o lado mais puro e extremo da prova rainha do TT mundial, a Classe Original by Motul na qual averbou o 6º lugar.

O piloto apoiado pelo CRÉDITO AGRÍCOLA que conta com 27 títulos de campeão nacional em diversas disciplinas e categorias e ainda com várias medalhas de ouro internacionais, conseguiu nesta edição do Rally Dakar subir ao pódio da Classe Original by Motul em quatro etapas, três das quais consecutivas e concluir os 14 dias da mais pura competição ocupando um lugar nas primeiras posições da classe comumente designada por ‘malle moto”, a exigir sempre uma boa gestão entre tempo, mecânica e performance do piloto e na qual não é possível contar com qualquer assistência externa seja de que título for.

Mário Patrão, que conta também com o patrocínio da LUSÍADAS SAÚDE é também um mecânico experiente e demonstrou estar em boa forma física ao superar com tenacidade e determinação as adversidades registadas na primeira etapa – em que se registaram alguns problemas de navegação – e na sétima especial – em que uma queda veio a condicionar o desempenho do piloto. É na quinta jornada que entra no TOP 10 da classificação geral da Original by Motul e não mais o largou até ao final.

Dakar 2022

“Estou super feliz! Concretizei o sonho há muito adiado de participar na categoria original by motul. Queria levar-me ao limite e provar que por mais lesões/adversidades, a minha persistência, garra e vontade estão cá! Foi duro, mas gratificante. Honrei os meus patrocinadores, o meu país e os meus fãs. Foram meses de preparação, de abdicações, que só foram possíveis porque tenho uma estrutura profissional e ambiente familiar super estáveis. Sou fruto do investimento que os meus patrocinadores fazem, a eles dedico esta medalha. É hora de regressar, que as saudades de casa já são muitas. OBRIGADA!“, refere Mário Patrão relativamente à sua performance nesta 44ª edição do Rally Dakar, que se disputou pelo terceiro ano consecutivo na Arábia Saudita. Foram 8.177 quilómetros, 4.258 Km cronometrados, divididos num prólogo e doze etapas.

De notar que Mário Patrão apoiado pela BAHCO esteve ausente da anterior edição do Rali Dakar devido a uma fratura no fémur, que contraiu a pouco mais de três semanas do arranque prova rainha do TT. O piloto patrocinado pela CÂMARA MUNICIPAL DE SEIA esteve ausente das competições por diversos meses, regressando somente em maio, ainda a tempo de conquistar o Campeonato Europeu de Bajas, revalidar o título de Campeão Nacional de Rally Raid e ainda de vencer o Tunísia Desert Challenge.