Mário Patrão no desafio mais extremo do Dakar

Dakar

Mário Patrão já se encontra na Arábia Saudita preparado para disputar um Rally Dakar 2022 em quase tudo diferente dos anteriores, na medida em que o piloto se inscreveu na categoria “Original by Motul”, a mais desafiante da prova, na qual os pilotos não poderão usufruir de qualquer tipo de assistência externa.

Esta será a oitava participação de Mário Patrão no rali mais duro do mundo depois de ter estado ausente da anterior edição do Rali Dakar devido a uma fratura no fémur, que o piloto apoiado pelo CRÉDITO AGRÍCOLA contraiu a pouco mais de três semanas do arranque prova rainha do TT.

Depois de seis longos meses de recuperação que o obrigaram a manter-se afastado das competições, Mário Patrão, piloto patrocinado pela LUSÍADAS SAÚDE, regressou a tempo de conquistar o Campeonato Europeu de Bajas, revalidar o título de Campeão Nacional de Rally Raid e ainda de vencer o Tunísia Desert Challenge.

Com 27 títulos de campeão nacional em diversas disciplinas e categorias e ainda com várias medalhas de ouro internacionais Mário Patrão, piloto apoiado BAHCO que vai ostentar o número 33, é também um mecânico experiente e reúne as bases para poder disputar o Dakar cumprindo o sonho há muito aguardado.

Mário Patrão

“Este é para mim um sonho adiado. Sempre quis fazer o verdadeiro Dakar, sem o apoio das equipas de fábrica/assistência. Para mim foi complicado não poder disputar a anterior edição. Ontem fiz o teste PCR e, felizmente deu negativo. O primeiro obstáculo já foi superado. O receio é sempre grande. Tive seis meses muito difíceis, ausente, lesionado, mas tenho trabalhado muito para estar aqui a 100%. Estou confiante, embora saiba que vou disputar uma classe muito desafiadora, que envolve saber gerir bem vários aspetos: mecânica, condução, moto. Só dependerei de mim próprio. O meu principal objetivo no Dakar 2022 é terminar a competição e superar-me. Vamos ver como corre, porque a Arábia Saudita encerra sempre um Dakar imprevisível”, revela Mário Patrão também patrocinado pelo HOTEL ABRIGO DA MONTANHA que em 2016 alcançou o seu melhor resultado na prova: classificou-se como o melhor da classe da maratona e alcançou o 13º lugar da geral.

O Rally Dakar disputa-se pelo terceiro ano consecutivo na Arábia Saudita. Esta que é a maior e mais importante prova de todo-o-terreno a nível mundial arranca a 1 de janeiro e termina dia 14. Os pilotos terão de cumprir um total de 8.177 quilómetros, divididos num prólogo de 19 km e doze etapas com um dia de descanso pelo meio. 4.258 Km serão cronometrados, menos 500 do que na edição anterior, mas com mais areia e dunas no caminho.