O Reino de Marrocos vai receber entre os dias 25 de abril e 1 de maio a Expedição Bridgestone / First Stop Alcácer Quibir powered by Jeep, organização do Clube Escape Livre. Será o regresso ao deserto marroquino, mas, desta feita, com um evento temático e com forte componente cultural, recordando a batalha de Alcácer Quibir, também conhecida como a Batalha dos Três Reis, e onde pereceram D. Sebastião, Rei de Portugal e parte da nobreza lusitana.
Marrocos é um país cujo encanto é evidente assim que colocamos os pés no Norte de África e, para o Escape Livre, representa evasão e a base para eventos que ficaram na memória de quem neles participou. Esta expedição cumpre o regresso dos aventureiros aquele país em busca de mais memórias.
Desta feita, o Clube Escape Livre desenhou um passeio mais suave, mas com uma vincada componente histórica. O pano de fundo será a batalha de Alcácer Quibir onde Portugal acabou derrotado pelos muçulmanos perdendo a vida D. Sebastião e parte da nobreza portuguesa.
Esta batalha, travada entre Tânger e Fez no dia 4 de agosto de 1578, teve como antagonistas Maomé Mutavaquil e o seu tio Mulei Maluco, Sultão de Marrocos e o rei português sedento de cumprir mais uma Cruzada contra os muçulmanos.
A batalha correu mal aos lusitanos, mas um pouco por todo o lado persistem memórias da peleja sendo ali que nasceu o mito do Sebastianismo, acabou a Dinastia de Avis e levou Portugal a perder a independência durante seis dezenas de anos.
É com este pano de fundo histórico – que será esmiuçado com a presença do historiador Joel Cleto – que a caravana de 25 equipas vai fazer um percurso que começa no Reino do Algarve e tenta mimetizar o que os bravos guerreiros lusitanos fizeram a caminho de Alcácer Quibir. De Lagos a Tavira e a Vila Real de Santo António antes de cruzar a fronteira, a etapa portuguesa terá algumas das paisagens mais deslumbrantes do sul do país.
Cádiz será a última etapa em território europeu antes de cruzar o Mediterrâneo até ao norte de Marrocos com passagem por Tânger e por vários sinais da presença portuguesa em Marrocos.
O Jeep Avenger 4xe será a viatura oficial do evento que terá nesta travessia do norte de África um teste real às suas capacidades e ao ADN Jeep que a eletrificação reforçou no modelo da marca norte-americana.
Luís Domingues, diretor de marketing da Jeep, revela que “estamos extremamente entusiasmados com a nossa associação ao Clube Escape Livre para esta expedição especial a Alcácer Quibir. Este evento oferece uma oportunidade única para demonstrar a capacidade e a inovação dos nossos veículos, especialmente do novo Jeep Avenger 4xe. A Jeep sempre foi sinónimo de aventura e exploração, e participar nesta comitiva reforça o nosso compromisso em proporcionar experiências inesquecíveis aos nossos clientes.
Além disso, esta expedição tem um profundo interesse cultural que se integra nos valores fundamentais da nossa marca: liberdade, aventura, paixão e autenticidade. A Jeep acredita na importância de explorar novos horizontes e de se conectar com a cultura local, celebrando a autenticidade e a paixão que movem os entusiastas de percursos todo-o-terreno. Estamos ansiosos para mostrar como os nossos modelos se destacam em condições desafiadoras e para fortalecer ainda mais nossa conexão com esta comunidade”
Para Luís Celinio, presidente do Clube Escape Livre, este regresso a Marrocos “é feito, pela primeira vez, com um cariz histórico forte e com passagens por locais que, temos a certeza, vão trazer à memória de todos a história de Portugal. Por outro lado, tenho de destacar a Jeep que escolheu o evento do Clube Escape Livre para colocar à prova o mais novo modelo da gama Avenger, o 4xe.”