O Supermoto, modalidade também conhecida como Supermotard, nasceu com o intuito de confrontar os pilotos de velocidade com os pilotos de todo-o-terreno. Para o efeito utilizam-se motos derivadas de Motocross com rodas de asfalto e as pistas são constituídas por ambos os pisos, normalmente numa proporção de 70% alcatrão e 30% terra.

Em Portugal a modalidade já teve uma boa implementação mas a dada altura foi gerida por pessoas não propriamente bem intencionadas e em apenas dois anos teve um declínio acentuado e chegou inclusivamente á extinção. Em 2016 o campeonato foi “ressuscitado” e tanto os pilotos como os clubes organizadores e os proprietários das pistas foram ganhando novamente confiança na modalidade, tendo o campeonato vindo a crescer de forma bem visível quer em número de participantes quer na qualidade dos mesmos, facto evidenciado com os excelentes resultados obtidos pela Seleção Nacional nos últimos dois anos.
-MiniMotard – Motos com o formato supermotard mas de menores dimensões, servem como classe de formação para os mais jovens e para os adultos que buscam o divertimento com custos inferiores aos das motos “grandes”.
-MiniVelocidade – Classe de iniciação com pequenas “pocket-bike” para crianças dos 4 aos 10 anos de idade.
-MiniGP – Classe de iniciação com motos tecnicamente semelhantes ás MiniMotard mas com o formato de velocidade e que são passo logico a seguir á MiniVelocidade.
Nos dias 31 de Agosto e 1 de Setembro de 2019, Montemor-o-Velho recebe o Campeonato de Portugal Open Supermoto.