ESCAPE LIVRE: Muita aventura na Cidade-falcão

Brinde à aventura na cidade-falcão

Pinhel foi o concelho escolhido para celebrar, com vinhos, mais um ano de aventura e divulgação da região da Guarda e das suas potencialidades. O 2º Raid TT Vinhos Beira Interior, organizado pelo Município de Pinhel com o Clube Escape Livre, decorreu no último fim de semana e reuniu 98 pessoas em 39 viaturas 4×4 que percorreram os trilhos do concelho, numa aventura cheia de sabores locais.

O passeio que marca o encerramento do calendário todo terreno 2018 do Clube Escape Livre voltou a confirmar o sucesso da primeira edição. O evento começou ao final da tarde de sexta-feira, com os participantes a assistir à inauguração da quarta Feira Beira Interior – Vinhos & Sabores, a visitar o certame e a ter o primeiro contacto com alguns dos produtos da região, um momento de lazer e descontracção que antecedeu o jantar, também no recinto da feira.

O sábado foi o dia forte em todo terreno. A caravana percorreu trilhos diversificados pelo concelho, dos caminhos rurais aos florestais, mais estreitos e empedrados, mas foi na etapa da tarde que os corta fogos da serra da Marofa obrigaram a maiores cuidados, antes da visita à Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo.

O dia encerrou em grande, com os participantes a integrar o jantar de gala com entrega de prémios do Concurso Internacional de Vinhos VinDuero / VinDouro, no qual se destacou, na Menção Geográfica, o tinto D. Manuel I, da Adega Cooperativa de Pinhel, merecedor de um Ouro com 93,17 pontos e um total de 17 Pratas. O vinho está inserido na Menção Geográfica que arrecadou mais medalhas, a DOC Portuguesa Beira Interior, com 7 Medalhas de Ouro. No entanto, o vinho mais pontuado e que recebeu o Grande Arribe de Ouro, foi o Palo Cortado de la Cruz de 1767, um Denominação de Origem de Jerez. Nesta décima quarta edição do concurso participaram mais de 500 vinhos procedentes de mais de 50 menções geográficas de Espanha e Portugal, sendo entregues um total de 56 Medalhas de Ouro e 91 Medalhas de Prata.

O domingo foi mais reservado a visitas. A primeira paragem foi na aldeia de Lamegal, onde, a meio da manhã, os participantes tiveram oportunidade de provar as castanhas e jeropiga da região, num coffee break servido na junta de freguesia, e ainda visitar a igreja matriz. De regresso à sede de concelho, a visita guiada ao castelo revelou a história de uma cidade com quase 250 anos.

O encerramento do passeio foi novamente com vinhos, desta vez na Adega Cooperativa de Pinhel, onde decorreu o almoço de encerramento e a entrega de troféus Spal. Na ocasião, Rui Ventura, presidente do Município de Pinhel, salientou a importância deste tipo de iniciativas e referiu: “Enquanto presidente da Câmara de Pinhel é objectivo continuar a trabalhar com a boa organização do Clube Escape Livre que com estas actividades contribui para a divulgação de Pinhel e da região.”

O 2º Raid TT Vinhos Beira Interior teve como viatura oficial o Classe X da Mercedes-Benz e o patrocínio Bridgestone, First Stop, Valorpneu, AFN e Spal. O apoio institucional foi do Município de Pinhel, Turismo do Centro de Portugal e Junta de Freguesia de Lamegal. O apoio à divulgação foi da RFM, AutoMag, Localvisão Guarda, Razão Automóvel, TT Verde, Diário de Coimbra, jornal A Guarda, Loba e TMG.