Mundial de ralis viaja até ao Círculo Polar Ártico

Kalle Rovanpera

O Campeonato Mundial de Rally da FIA viaja até ao Círculo Polar Ártico pela primeira vez nesta semana, impulsionado por uma das mais fortes inscrições na linha de frente nos últimos anos.

Nunca nos seus 49 anos de história o campeonato se aventurou tão ao norte e o Arctic Rally Finland Powered by CapitalBox (26-28 de fevereiro) tem 13 World Rally Cars prontos para a batalha no paraíso de inverno da Lapônia.

Esta segunda prova é o único evento de inverno puro do ano. Paradoxalmente, as florestas congeladas ao redor de Rovaniemi terão velocidades máximas superiores a 200 km / h, conforme os pneus cravejados da Pirelli cavam no gelo espesso que cobre as estradas de cascalho para fornecer uma aderência incrível.

O heptacampeão mundial Sébastien Ogier lidera a entrada após a vitória na prova de abertura do mês passado no Rallye Monte-Carlo. Como a maioria dos pioneiros, o francês não tem experiência nas estradas do Ártico e achou difícil se preparar de forma normal.

“Normalmente, quando temos vídeos de ralis a bordo, tentamos vê-los”, explicou o piloto da Toyota Gazoo Racing.

“Este é provavelmente o evento onde há menos vantagem em olhar para os onboards anteriores, porque muitas vezes os bancos de neve podem estar em lugares diferentes. Eles dão uma ideia do que esperar em termos de perfil e velocidade geral, mas não são realmente uma grande ferramenta de trabalho. ”

Sebastien OgierOgier já se juntou à equipa Yaris World Rally Cars com Kalle Rovanperä, Elfyn Evans e Takamoto Katsuta e Rovanperä, de 20 anos, que atraiu grande parte da atenção pré-evento.

O finlandês está acostumado com neve e gelo e, embora o Ártico marque apenas sua nona participação em alto nível, ele venceu um rally nacional nas mesmas estradas em janeiro do ano passado. Muitos acreditam que ele tem o que é preciso para se tornar o mais jovem vencedor de rally do WRC neste fim de semana.

“É o rali onde pode realmente acontecer”, disse Ogier. “No ano passado, já nas condições de inverno da Suécia ele foi muito rápido e provavelmente na neve ele conduziu mais quilômetros do que qualquer outro piloto no campeonato, mesmo sendo o mais jovem. Ele vai ser muito forte. ”

Craig Breen da Irlanda entra na equipe da Hyundai Motorsport para se juntar a Thierry Neuville e Ott Tänak nos i20 World Rally Cars.

Teemu Suninen está pronto para ter um forte desempenho em casa depois de uma queda na abertura da temporada. Ele é acompanhado por Gus Greensmith e herdeiro da Prada Lorenzo Bertelli, competindo pela primeira vez desde 2019, no Fiesta World Rally Cars da equipa M-Sport Ford.

Oliver Solberg, filho do campeão mundial de 2003 Petter, faz sua estreia na primeira divisão em um i20 da Hyundai 2C Compétition. Os preparativos do adolescente foram perturbados por uma mudança tardia de co-piloto, com Seb Marshall substituindo Aaron Johnston.

Pierre-Louis Loubet dirige um segundo carro para a equipe, enquanto as entradas do World Rally Car são completadas pelo participante privado Janne Tuohino com um Fiesta.

O rali começa na sexta-feira à tarde e os pilotos enfrentam 10 classificativas, cobrindo 251,08 km antes do final da tarde de domingo.