Museu da Miniatura Automóvel celebrou aniversário entre amigos e muitas “estórias”
O Museu da Miniatura Automóvel celebrou o 16º aniversário no passado dia 25 de novembro com uma cerimónia com dois atos. Este projeto do Clube Escape Livre na sequência de um desafio do colecionador Fernando Taborda e o acolhimento da Câmara Municipal de Gouveia, celebrou a efeméride destacando, este ano, a importância dos jornalistas no desporto automóvel.
O primeiro momento da celebração do 16º aniversário do Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia decorreu na manhã do dia 25 de novembro, com a presença de Luís Tadeu, presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre e Fernando Taborda. Os muitos convidados que compareceram no evento puderam ver as novas coleções do museu.
Por outro lado, foram entregues diversas miniaturas para o espólio do museu, nomeadamente, a réplica do Porsche 911 “Safety Car” das 24 Horas de Le Mans assinada pelo seu piloto Yannick Dalmas. Eduardo Freitas, diretor de corrida do Campeonato do Mundo de Endurance e de Le Mans, foi o autor desta oferta e fez uma curta declaração em vídeo por ter ficado impedido, à última hora, de estar presente na cerimónia.
Para marcar este momento do Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia, o Clube Escape Livre ofereceu uma peça exclusiva do artesão Vítor Bicas da Wood Custom, que celebra os 100 anos das 24 Horas de Le Mans e a presença de Eduardo Freitas na direção da prova.
Foi também neste primeiro momento da celebração que Luís Tadeu, presidente da Câmara Municipal de Gouveia, anunciou, de forma emocionada, que as obras do novo espaço do Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia vão arrancar em 2024.
Vários pilotos estiveram presentes, como Jorge Ortigão, João Baptista, Rui Madeira, Nuno Rodrigues da Silva, Fernando Carvalho e Isabel Robalo. Porém, o tema da celebração do 16º aniversário, destacava os jornalistas. E, para isso, estiveram no Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia dois decanos do jornalismo ligado ao desporto motorizado e ao automóvel.
Falamos de Hélder de Sousa, antigo piloto e jornalista da RTP e de outros órgãos de comunicação social, e Fernando Petronilho, antigo diretor de jornais de referência no desporto automóvel como o Autosport e O Volante, que na conferencia tiveram ainda a presença de outro nome incontornável do jornalismo automóvel, António Catarino.
Para o primeiro “foi um gosto estar aqui e conhecer este magnífico museu. É uma emoção olhar para as miniaturas e ver modelos que passaram pela nossa vida pessoal e profissional. Depois, um sentido de admiração que nos inunda perante a qualidade do detalhe das miniaturas.”
Já para Fernando Petronilho, foi uma “agradável surpresa, pois já tinha ouvido falar, mas nunca tinha estado no museu. Este espaço fruto da carolice de adeptos do modelismo é algo que devemos destacar, até porque o modelismo é algo muito especial. Quando fui diretor do Autosport e do O Volante sempre dei espaço a esta modalidade de seguir o automobilismo. Por isso, quem gosta de automóveis deve vir visitar este museu a Gouveia.”
Seguiu-se um almoço e o segundo momento desta celebração prolongou-se pela tarde com uma tertúlia onde brotaram “estórias” do lado dos jornalistas e do lado dos pilotos, todas elas deliciosas e que uniram os presentes em torno da paixão pelo automóvel.
Luís Tadeu, presidente da Câmara Municipal de Gouveia lembrou que “além de ser único no país nesta vertente dedicada ao modelismo, tem sido um catalisador para visitantes que chegam a Gouveia para visitar este equipamento, ajudando a dinamizar a economia. Por isso, este é um projeto que é muito importante para Gouveia e para a sua promoção, e vai continuar a ser uma aposta do município.”
Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, “ver o museu a caminho da maioridade é uma alegria. Proporcionámos o seu arranque e é natural que o Escape Livre se orgulhe de mais um projeto importante para fomentar e desenvolver a nossa região.”
Deixe um comentário!