Novo EQS da Mercedes-EQ vai percorrer os 738km da Estrada Nacional 2

Clube Escape lIvre

Será possível percorrer a estrada nacional mais longa da Europa num automóvel elétrico com uma única carga? A Mercedes-EQ e o Clube Escape Livre vão tentar! Dia 16 de Março de 2022, o novo EQS da Mercedes-EQ vai percorrer os 738km da Estrada Nacional 2, de Chaves até Faro, sem carregar.

Depois de terem realizado em 2021 a 1ª Volta Elétrica a Portugal, percorrendo os 4 cantos do país, num percurso de mais de 2000km sem emissões, a bordo do EQA da Mercedes-EQ, a Mercedes-Benz e o Clube Escape Livre voltam à estrada em mais uma iniciativa pioneira que promete testar até ao limite a real capacidade da mobilidade elétrica.

O desafio chama-se “1ZERO2 – UMA CARGA. ZERO EMISSÕES. TODA A N2”. Uma iniciativa da Mercedes-EQ e do Clube Escape Livre que vão tentar percorrer Portugal de Norte a Sul, de Chaves a Faro, ao longo da estrada nacional mais extensa de Portugal e da Europa.

A N2 é a única estrada nacional na Europa que atravessa um país em toda a sua longitude (há apenas outras duas com as mesmas características em todo o mundo, a Ruta 40, na Argentina, e a Route 66 nos Estados Unidos da América).

Apesar de descaracterizada em alguns pontos do trajeto, é possível fazê-la quase na sua totalidade respeitando o traçado original. Pela frente estão 738km de asfalto, passando por 35 municípios, cruzando pontes sobre 11 rios e atravessando 11 serras.

Para o conseguir, o EQS da Mercedes-EQ terá de a percorrer na sua totalidade apenas com uma única carga de bateria. Uma garantia que será dada pela FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting que irá acompanhar e certificar esta ação.

Mercedes EQ

Na estrada estará o EQS 450+ com jantes AMG de 21”, cuja autonomia anunciada WLTP é de 717km. Será posto à prova numa situação de condução real, durante mais de 12 horas de condução. A eficiência será a palavra-chave e irá ditar o sucesso da iniciativa, sobretudo em pleno inverno, com temperaturas que desafiam a capacidade das baterias e num percurso com elevações quase até aos 1000m.

O automóvel bandeira da Mercedes-EQ assume o desafio, procurando demonstrar que a evolução da tecnologia dos automóveis elétricos responde a todas as necessidades reais de mobilidade. E tudo com zero emissões CO2.

Para Jorge Aguiar, Diretor de Marketing e Comunicação da Mercedes-Benz, “esta iniciativa vem demonstrar que os veículos elétricos já conseguem ter autonomias significativas, capazes de percorrer os mais de 700km da mítica N2 com apenas uma carga e com uma condução perfeitamente normal. Algo que poderá surpreender muitas pessoas.”

Já Luís Coelho, do Escape Livre, refere que “é este tipo de iniciativas pioneiras e diferentes que distingue o trabalho do Escape Livre em Portugal. Queremos continuar a desafiar as potencialidades das novas formas de mobilidade e mostrar que o automóvel é o aliado perfeito para nos levar a descobrir o melhor do nosso país.”

A partida para esta ação está marcada para esta quarta-feira, dia 16 de Março, pelas 8h, junto ao marco do Km0 na cidade de Chaves, onde o EQS da Mercedes-EQ vai partir, percorrendo toda a N2 até chegar a Faro. A tampa de carregamento será selada pelo representante da FPAK, que irá também acompanhar toda a viagem validando o percurso, garantindo que não há qualquer carregamento de bateria até ao final.