O “fair-play” e o desportivismo vão ser premiados na última prova do ano. A escolha do vencedor será determinada pelos pilotos. Desta forma a promoção do PTRX, juntamente com o Vouga Sport Clube, pretende homenagear a memória de Rodrigo Vasconcelos.
Rodrigo Vasconcelos era uma figura incontornável do “off-road” nacional, que o vivia com grande intensidade. O tamanho dessa paixão era directamente proporcional às polémicas e às batalhas que travava, sempre com o objectivo de dar o melhor à modalidade.
Foi um dos “pais fundadores” da disciplina, com fortes ligações à génese de clubes, como o Motor Clube de Penafiel, ou a Secção de Desportos Motorizados da Associação de Cultura Musical de Lousada, que mais tarde daria origem ao Clube Automóvel de Lousada.
Foi Director de Prova, Comissário Desportivo, cronometrista, tendo criado a primeira empresa dedicada às cronometragens para a modalidade em Portugal. Foi inclusive piloto, mas mais tarde, foi no jornalismo e na comunicação que encontrou o seu local de conforto, com o Offroad Portugal.
Em Março passado, em Sever do Vouga, Rodrigo Vasconcelos assistiu à sua última corrida. Três dias depois morria no Hospital de São João no Porto, em circunstâncias ainda não completamente esclarecidas.
Sever do Vouga, onde se vai disputar a última prova de 2020, vai ser assim o local onde será entregue o troféu “Fair-play” e Desportivismo Rodrigo Vasconcelos.
Este troféu é aberto a todos os pilotos e o vencedor é igualmente escolhido pelos pilotos. Os participantes receberão um boletim de voto, onde devem escrever o nome do piloto que, no seu entender, mais tenha contribuído para o bom ambiente no paddock, o bom desenrolar das corridas, o gesto que melhor espelhe o desportivismo e o “fair-play”. O troféu será entregue no final do dia de Domingo.
O Ralicross de Sever do Vouga vai ser disputado nos próximos dias 14 e 15 de Novembro, na pista do Alto do Roçário e é organizado pelo Vouga Sport Clube.