Off Road vai fazer a Viagem do Elefante

Caminho de Salomão
Apresentação Caminho de Salomão

Off Road Caminho de Salomão vai fazer a Viagem do Elefante

A grande novidade do calendário de atividades do Clube Escape Livre recupera uma história contada por José Saramago que, de mãos dadas com um passeio todo-o-terreno turístico, forma o Off Road Caminho de Salomão. Uma iniciativa que se realizará nos dias 15 a 19 de junho em parceria com o projeto Viagem do Elefante – Rota Turística Literária da Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa.

No magnifico cenário do Palácio de Cristóvão de Moura, na aldeia histórica de Castelo Rodrigo, e volvidos mais de cinco seculos da chegada aqui do elefante Salomão, o Clube Escape Livre apresentou à comunicação social e convidados o programa e lista de inscritos para o Off Road Caminho de Salomão.

O Off Road Caminho de Salomão vai realizar-se em junho, lingando Belém a Castelo Rodrigo e percorrendo os trilhos das pegadas do elefante Salomão. Limitado a 40 equipas, este passeio todo-o-terreno turístico já esgotou as inscrições.

O pano de fundo para o Off Road Caminho de Salomão, organizado pelo Clube Escape Livre, é a história de um elefante que foi oferecido pelo Rei de Portugal, D. João III, ao seu primo Maximiliano, Arquiduque da Áustria. Elefante esse que teve de palmilhar a distância entre Lisboa e Viena para cumprir a oferta de D. João III. Esta história do elefante Salomão foi contada com a sabedoria de José Saramago no livro “A viagem do Elefante”.

Castelo Rodrigo
Apresentação Caminho de Salomão

Contando com a parceria do projeto Viagem do Elefante – Rota Turística Literária da Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa, o Escape Livre decidiu levar para a estrada um passeio todo-o-terreno turístico que vai palmilhar o caminho do Salomão. Assim, a caravana sairá de Lisboa para demandar Castelo Rodrigo, passando por Constância, Castelo Novo, Belmonte, Sortelha, Guarda e Cidadelhe.

A Suzuki é a marca oficial do evento e o modelo Vitara foi usado pelo Clube Escape Livre para fazer o trabalho de desenho e reconhecimento do traçado do Off Road Caminho de Salomão.

O programa está previsto para que os participantes possam aliar o desafio do fora de estrada ao conhecimento histórico e à gastronomia dos locais visitados pelo evento.

Tudo começa dia 15 de junho (quarta-feira) no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa. Tempo para tratar das formalidades, visitar a Fundação Saramago, desfrutar de um belo repasto e escutar o “briefing” da organização sobre os dias à frente.

Após uma noite bem dormida no Hotel Vila Galé Ópera, a caravana reunir-se-á na Torre de Belém (quinta-feira), de onde partirá rumo a Salvaterra de Magos. Na Falcoaria Real, um café e uma visita guiada oferecem o primeiro contacto com a parte cultural deste passeio todo-o-terreno turístico.

A caravana do Off Road Caminho de Salomão vai passar pelo Escaroupim até chegar à Casa Cadaval, onde será realizado o almoço deste primeiro dia. Reabastecido o corpo e a alma, os participantes encaminhar-se-ão para o Castelo de Almourol (com paragem no Miradouro), terão oportunidade de visitar Constância antes de o dia ser dado por terminado no Hotel dos Templários. O jantar, onde serão esmiuçadas as aventuras do primeiro dia, encaminha a caravana para o merecido descanso.

O terceiro dia (sexta-feira) vai levar os participantes até Proença-a-Nova. Paragem para um reconfortante almoço no Amoras Hotel, antes da saída para a praia fluvial de Almaceda, a visita guiada a Castelo Novo e chegada ao Fundão. Onde a caravana vai recuperar forças e pernoitar no Hotel Alambique d’Ouro.

Para o quarto dia do Caminho de Salomão (sábado), o Escape Livre escolheu um roteiro com muito para contar. Em Belmonte, os participantes vão poder visitar o castelo e os museus locais antes de demandarem a Pousada para o almoço que vai dar força para encarar o resto do dia.

Caminho Salomão

Saindo de Belmonte, a caravana passará por Sortelha, Sabugal, Rapoula do Côa (passagem nas Termas do Cró), sempre em fora de estrada até chegar à Guarda, final deste longo quarto dia de Caminho de Salomão.

A caravana será recebida no Hotel Lusitânia onde todos vão poder retemperar forças, alimentar o corpo e a mente e pernoitar antes da derradeira etapa.

O último dia (domingo) liga a Guarda a Figueira de Castelo Rodrigo, passando por Cidadelhe com a inevitável visita à Casa Forte. Depois da visita à aldeia histórica onde terá pernoitado há seculos a comitiva com o elefante Salomão descida até Figueira de Castelo Rodrigo para o almoço final, ocasião para grande confraternização e entrega de troféus SPAL aos participantes.

Para Carlos Condesso, autarca de Figueira de Castelo Rodrigo: “Esta é uma excelente iniciativa e acredito que tem um potencial enorme, visto que através desta rota literária, baseada na “Viagem do Elefante” do Nobel José Saramago, se podem captar novos fluxos turísticos a este nosso território, ávido de iniciativas diferenciadoras como esta. Esta nova rota literária vem desbravar um novo caminho, capaz de trazer turistas de várias localidades do país, não só a Figueira de Castelo Rodrigo, como a toda esta região em que estamos inseridos. José Saramago deixou-nos este legado e a melhor forma de o homenagear é percorrer os trilhos do elefante “Salomão” com um livro debaixo do braço, desfrutando ao máximo de todo o potencial que esta rota tem para nos proporcionar. Sobre o Off Road em si, aqui está a aposta na inovação e na valorização dos territórios que o Clube Escape Livre nos tem vindo a garantir ao longo dos anos. Será, certamente, um êxito esta primeira edição.”

Já Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre refere: “Todas as organizações do Escape Livre me enchem de orgulho, mas este Off Road Caminho de Salomão é um marco que honra a tradição cultural dos nossos eventos. É muito mais que um desafio fora de estrada é folhear as páginas da obra de José Saramago e conhecer uma das regiões mais belas de Portugal. Temos a certeza que os que tiveram a oportunidade de se inscrever no Off Road Caminho de Salomão vão sair de Figueira Castelo Rodrigo muito mais ricos do que quando chegaram ao Hotel Vila Galé Ópera para dar início a esta aventura seguindo os passos do elefante Salomão.”

Caminho de Salomão
Apresentação Caminho de Salomão