Paisagem e história, Bucho e TT

Raid do Bucho

Num fim de semana de temperaturas amenas, correspondendo ao início da primavera, 118 aventureiros e 43 veículos 4×4, oriundos de todo o país, convergiram para a Beira Interior para participar na 12ª edição do Raid do Bucho e Outros Sabores que o Clube Escape Livre organiza com a colaboração da Junta de Freguesia da Freineda.

Com um percurso totalmente novo, o Raid do Bucho e Outros Sabores marcou o início do calendário de aventuras do Clube Escape Livre em 2022. Com base no Hotel Lusitânia Congress & SPA, os participantes deram início às atividades com uma prova dos néctares da região no Solar dos Vinhos da Beira Interior, antes do jantar.

No primeiro dia de fora de estrada, máquinas e aventureiros atravessaram a serra da Estrela, desde a Aldeia do Bispo, na Guarda, até bem perto de Unhais da Serra, terminando depois no Fundão. Subidas e descidas desafiantes, grandiosas paisagens e alguns troços de lama ao atravessar os percursos da serra, entusiasmaram todos os presentes.

Pelo caminho visita à Ecolã, fábrica de Burel em Manteigas e depois um magnífico almoço n’O Alambique de Ouro, no Fundão. Da parte da tarde, seguiram-se novos percursos fora de estrada até Belmonte, com visita aos museus dos Descobrimentos e Judaico. No regresso à cidade mais alta, tempo para um jantar de convívio com entrega dos troféus SPAL e um animado desafio lançado pela Valorpneu. Tempo também para que os novos parceiros de aventuras do Escape Livre, Jeep e Bardhal, pudessem falar com todos os participantes.

Nas palavras de Sara Bravo, Diretora de Comunicação da Jeep Portugal “A participação da Jeep no primeiro evento promovido pelo Clube Escape Livre em 2022, confirmou a aposta da marca na ligação à natureza, a experiências únicas em ambiente de aventura e liberdade, sempre em defesa dos valores da autenticidade e paixão, aqui também demonstrados pelo respeito e promoção da cultura e tradição da região da Guarda, onde decorreu o evento.” E acrescentou: “A Jeep teve uma excelente representação com vários Wrangler de diferentes gerações presentes, aos quais se juntaram os novos Renegade e Wrangler 4xe, autênticos Jeep, mais amigos do ambiente, mas oferecendo extrema capacidade e grande prazer de condução tanto em estrada como em todo-o-terreno. A marca voltará a marcar presença no 6º Raid TT Vinhos Beira Interior que se realizará entre os dias 18 e 20 de novembro.”

No último dia, paisagens bem diferentes num percurso que passou pelo Marmeleiro para recolher pão acabado de sair do forno a lenha, complementado depois por uma visita única à Quinta da Lapa, uma queijaria artesanal, onde todos puderam apreciar o processo de criação e levar uma recordação bem saborosa para casa.

Tudo isto, claro, a caminho da Freineda para vivenciar a Reconstituição Histórica no Quartel de Wellington e saborear o tão prometido Bucho. Neste ano que marcou o regresso da normalidade às festas, foi finalmente possível voltar a assistir ao magnífico espetáculo proporcionado pelo GRHMA, culminando num banquete tradicional com mais de 500 pessoas à mesa a saborear o Bucho Raiano.

Raid do Bucho