Porsche 911 GT3 com selo Motorsport

PORSCHE 911 GT3
Holger Maske Juli 2020
  • Automóvel desportivo de elevada performance com suspensão desportiva e aerodinâmica eficiente

A Porsche solta as rédeas ao novo 911 GT3. A sétima geração deste automóvel desportivo de elevada performance foi também desenvolvida em colaboração com a Porsche Motorsport. Transfere a tecnologia de competição para o modelo de produção de forma ainda mais consistente do que no passado: a configuração do eixo dianteiro com triângulos sobrepostos e a sofisticada aerodinâmica com a asa traseira “pescoço de ganso” e o impactante difusor são originários do bem-sucedido automóvel de competição GT, 911 RSR, e o motor boxer de seis cilindros e quatro litros com 375 kW (510 cv) é baseado no conjunto mecânico do 911 GT3 R, testado em provas de resistência. Acusticamente impressionante, o motor de elevada rotação é utilizado também praticamente sem alterações no novo 911 GT3 Cup. O resultado é uma máquina de condução brilhante: eficiente e emocional, preciso e de elevada performance – perfeito para os circuitos e soberbo para a utilização diária.

A força que distingue o 911 GT3 assenta na soma das suas caraterísticas. Com uma velocidade máxima de 320 km/h (318 km/h com PDK) é ainda mais rápido do que o seu antecessor 911 GT3 RS. Acelera dos zero aos 100 km/h em 3,4 segundos. A Porsche oferece também o novo modelo com caixa manual de seis velocidades para uma experiência de condução particularmente purista. A sofisticada aerodinâmica beneficia da experiência obtida no desporto automóvel e gera significativamente maior força descente sem afetar de forma notória o coeficiente de arrasto. Na posição performance, o conjunto dos elementos da asa e do difusor ajustáveis manualmente aumentam a pressão aerodinâmica para curvas a alta velocidade. Contudo, isto está reservado para uso restrito em circuito, que é onde o 911 GT3 pode jogar todos os seus trunfos. No Nürburgring Nordschleife, tradicionalmente a referência para os todos os automóveis desportivos da Porsche, registou um impressionante recorde: durante os últimos trabalhos de afinação, o 911 GT3 tornou-se o primeiro modelo de produção em série com motor atmosférico a quebrar a marca dos sete minutos. O piloto de desenvolvimento, Lars Kern, precisou de apenas 6:59.927 minutos para completar uma volta completa de 20,8 quilómetros. O traçado mais curto, com 20,6 quilómetros, que anteriormente serviu como referência, foi completado pelo 911 GT3 em 6:55.2 minutos. Com os opcionais pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R, o novo modelo disponibilizou a sua potência de forma consistente ao longo de várias voltas nas experientes mãos do embaixador Porsche, Jörg Bergmeister. Para Bergmeister, “é, de longe, o melhor automóvel de produção” que o experiente piloto profissional pilotou no “Green Hell”.

PORSCHE 911 GT3Ainda que com uma carroçaria mais larga, jantes mais largas e elementos técnicos adicionais, o peso do novo GT3 está a par com o do seu predecessor. Com caixa de velocidades manual pesa 1.418 quilogramas, com caixa PDK pesa 1.435 quilogramas. O capot dianteiro em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), os vidros mais ligeiros, os discos de travagem otimizados e as jantes forjadas garantem disciplina no peso, assim como o faz a cobertura do compartimento de arrumação para os lugares traseiros. O sistema de escape desportivo mais ligeiro reduz o peso em não menos do que dez quilogramas. Com válvulas de escape ajustáveis eletricamente, harmoniza uma experiência sonora altamente emocional com a norma de emissões Euro 6d ISC FCM (EU6 AP). O consumo combinado do 911 GT3 é 12,9 litros/100 km (PDK 13,0).

Os seus genes de competição são expressos em praticamente todos os detalhes do novo 911 GT3. O habitáculo está em linha com a atual geração do modelo. Uma nova funcionalidade é o ecrã track: com um toque num botão, reduz os ecrãs digitais à esquerda e à direita do conta-rotações central, o qual alcança as 10.000 rotações por minuto, a informações como indicação da pressão dos pneus, pressão do óleo, temperatura do óleo, nível do depósito de combustível e temperatura do líquido de refrigeração, as quais são essenciais durante a condução em circuito. Inclui também um indicador de passagem de caixa com barras coloridas à esquerda e à direita do conta-rotações e uma luz de passagem de caixa derivada do desporto automóvel.

PORSCHE 911 GT3Especialmente nos modelos GT da Porsche, os clientes estão a optar cada vez mais por equipamento personalizado. Por este motivo, a gama Porsche Exclusive Manufaktur está também disponível para o novo 911 GT3 e é complementada por opções específicas para o GT3, como o tejadilho com carbono exposto. Outros destaques são as capas dos espelhos retrovisores em carbono, faróis LED Matrix escurecidos e luzes traseiras Exclusive Design com a faixa de luz sem qualquer elemento vermelho. Os aros das jantes pintados em Vermelho Índico ou Azul Tubarão realçam as jantes pintadas em preto. No interior, detalhes de equipamento como os mostradores do conta-rotações e do cronómetro Sport Chrono, os cintos de segurança e os frisos criam destaques elegantes na cor da carroçaria ou outra cor desejada.

Exclusivo do 911 GT3 é o cronógrafo que a Porsche Design oferece exclusivamente para os clientes deste automóvel desportivo de elevada performance. Como o seu modelo motorizado, apresenta um design dinâmico, uma performance consistente e trabalho manual de elevada qualidade. A sua caixa reflete os genes do desporto automóvel. Tal como as bielas do motor do GT3, é composta por titânio aligeirado. Esta peça intemporal é alimentada por um rotor reminiscente das jantes do 911 GT3. O anel colorido do mostrador pode ser customizado com as cores da pintura do 911 GT3.

A Porsche oferece o 911 GT3 com um preço a partir de 221.811 (manual) e 222.072 (PDK), incluindo impostos em vigor à data deste comunicado. As entregas estão previstas começar em maio de 2021.

PORSCHE 911 GT3
Holger Maske Juli 2020