Prova portuguesa do mundial FIA de Ralicross será oficialmente apresentada esta quinta-feira

World RX

O emblemático cenário do Cais de Gaia, junto ao Rio Douro, vai receber as máquinas do Campeonato do Mundo FIA de Ralicross e estrelas como o sueco Kevin Hansen (Hansen WRX Team), o finlandês Niclas Grönholm (CE Dealer Team), a sueca Klara Andersson (CE Dealer Team) ou o português João Ribeiro, piloto que está na luta por um inédito título de campeão europeu de Ralicross.

A aguardada “Batalha de Tecnologias” no Campeonato do Mundo opõe, este ano, os potentes carros a gasolina e as máquinas 100% elétricas, ambos com mais de 600 cv, num duelo que promete espetáculo na pista de Montalegre e que nas corridas anteriores tem sido favorável aos motores a combustão interna (4 vitórias contra 2 dos elétricos).

A prova portuguesa é também pontuável para os Campeonatos da Europa FIA de RX1 (Supercars), RX3 (S1600) e RX2e, uma categoria com carros 100% elétricos, iguais entre si, que correm pela primeira vez em Portugal.

Cais de Gaia

52 pilotos e adesão recorde de portugueses

Um total de 52 pilotos vão competir no fim de semana do World RX of Portugal, entre os quais 13 pilotos portugueses, um número recorde no evento de Montalegre.

José Oliveira (Peugeot) e César Pereira (Ford Fiesta) vão competir no Europeu de RX1, enquanto João Ribeiro (Audi A1), André Sousa (Audi A1), Jorge Machado (Peugeot 208), Rogério Sousa (Ford Fiesta), Tiago Ferreira (Peugeot 208), António Sousa (Peugeot 208), Joaquim Machado (Audi A1), Leonel Sampaio (Skoda Fabia) e André Monteiro (Renault Twingo) vão alinhar no Europeu de RX3. Na categoria RX2e, Portugal estará representado por Sérgio Dias e Gustavo Henriques.

Esta quinta-feira, a organização vai revelar mais novidades sobre um evento que, tradicionalmente, atrai milhares de adeptos portugueses e espanhóis ao Circuito Internacional de Montalegre.