Razão e emoção em aventura off road

Foi um dia em cheio, com vários modelos SUV 4×2 e 4×4 e alguns puros todo terreno como protagonistas, tendo a natureza como tela. O Off Road Razão Automóvel, organizado pelo Clube Escape Livre para este órgão de comunicação, decorreu no último sábado, 25 de maio, e foi também um encontro de aventureiros no primeiro evento que teve como objetivo a interação entre a equipa que diariamente coloca online a Razão Automóvel e os seus leitores e seguidores. Com mãos ao volante, desafios de fora de estrada com percursos para 4×2 e 4×4 e um programa divertido, o balanço não podia ser mais positivo.
Retirar os SUV e 4×4 do asfalto e viver um dia diferente em boa companhia e disposição, com o contacto com a natureza, foi o desafio da Razão Automóvel para este primeiro Off Road Razão Automóvel. Ao repto, responderam 30 equipas, num total de 90 pessoas, que percorreram trilhos da Península de Setúbal e da Serra da Arrábida.
Depois do encontro matinal na Casa do Pinheiro Manso, na Quinta do Perú, e com uma diversidade grande de modelos a contrastarem com os destemidos Arona, Ateca e Tarraco da SEAT, o percurso seguiu-se maioritariamente por fora de estrada até ao Cabo Espichel. Subidas e descidas acentuadas e alguma areia colocaram à prova condutores e máquinas numa manhã com temperaturas já de verão. Após a visita guiada ao Santuário de Nossa Senhora do Cabo que contou com a colaboração da Câmara Municipal de Sesimbra, seguiu-se um pequeno percurso até ao Clube Naval de Sesimbra, onde decorreu o almoço, antecedido por momentos de agradável convívio entre todos no terraço com vista sobre a marina.
Já o percurso da tarde destinava-se a atravessar a Serra da Arrábida. Pelo caminho, paisagens e vistas memoráveis sobre a magnífica serra de características peculiares de clima e flora. Após a chegada a Azeitão, seguiu-se uma visita à Quinta da Bacalhôa com prova de vinhos e que permitiu partilhar alguns dos momentos vividos durante o percurso. O regresso à Casa do Pinheiro Manso aconteceu de seguida, mas não sem uma experiência de condução em areia, para contentamento de todos. O final de tarde fez-se em ambiente de convívio, troca de contactos e dissertações automóveis, durante o lanche, ao som dos vinis do Dj Vasco Mendes.
Houve ainda tempo para testar os SUV 4×2 da SEAT num percurso delineado, demonstrando assim as suas capacidades extra urbanas, havendo mesmo quem tivesse feito questão de experimentar cada um dos três modelos, Arona, Ateca e Tarraco. Este último, também presente com tração integral e disponível na pista de obstáculos criada para o efeito, fez as delícias dos mais entusiastas, comprovando as mais valias do sistema 4Drive. No final do dia, o balanço positivo deixou uma certeza: Foi o primeiro, mas não será o último Off Road Razão Automóvel.
“Estamos muito satisfeitos com este primeiro evento. Foi uma oportunidade de nos darmos a conhecer melhor e poder também falar com quem até então só nos conhece dos vídeos e conteúdos que publicamos. Ver tantas pessoas juntas neste primeiro evento com um convívio extraordinário enche-nos de orgulho. Por outro lado, este evento é já fruto de uma parceria muito importante com o Clube Escape Livre e que queremos manter. Foi o primeiro mas não será de certeza o último Off Road Razão Automóvel”, salientou Diogo Teixeira, co-fundador da Razão Automóvel.
O Off Road Razão Automóvel contou com o patrocínio da SEAT e o apoio da SPAL com execução dos troféus de participação.