Seat celebrará Semana Internacional da Mulher

Seat

A SEAT S.A. no seu firme compromisso com a diversidade e a igualdade de oportunidades, celebrará a Semana Internacional da Mulher com um programa de atividades que visa promover a diversidade, a tolerância, o respeito e a inclusão como valores presentes na sua atividade diária. A SEAT emprega mais de 3.000 mulheres, 21% da força de trabalho, que é um dos rácios mais elevados no sector automóvel. Além disso, 25% das mulheres da empresa ocupam cargos superiores.

Com o objetivo de valorizar a Semana Internacional da Mulher, que decorrerá de 8 a 12 de março, a empresa automóvel organizou uma série de conferências e atividades que serão realizadas a partir da sede da SEAT S.A. (Martorell), e nos espaços da SEAT:CODE e CASA SEAT, no coração de Barcelona.

“Atualmente, mais de 3.000 mulheres trabalham em diferentes áreas da empresa, 21% da força de trabalho, e continuamos a apostar todos os dias para aumentar este número. As mulheres que fazem parte da SEAT S.A. desempenham um papel muito importante na criação do futuro da empresa.  A diversidade é um valor que nos acrescenta e nos posiciona como uma empresa inovadora, criativa e única”, afirmou Xavier Ros, Vice-Presidente Executivo de Recursos Humanos e Organização da SEAT.

As iniciativas da próxima semana incluem a mesa redonda moderada pela especialista em diversidade e co-fundadora +Diversity, Mercè Brey, e o especialista em género e CEO da Promundo Spain Consulting, Ritxar Bacete. Este debate, que terá lugar na sexta-feira, 12 de março, às 9h30, na CASA SEAT, contará com a participação de seis profissionais da empresa e girará em torno do papel das mulheres nos diferentes níveis profissionais de uma empresa. Serão discutidos temas como o desenvolvimento do trabalho, o teto de vidro e o número crescente de mulheres em posições tecnológicas. Mercè Brey também vai ensinar uma masterclass para todos os colaboradores da empresa no dia 8 de março, sob o título “Vamo-nos dar permissão para tornar isto diferente”.  

SeatAo longo da semana na SEAT:CODE, o centro de desenvolvimento de software da empresa, diferentes membros da empresa partilharão a sua experiência e reflexões sobre a diversidade de género na primeira pessoa. No dia 9 de março, será realizada uma apresentação com Gözde Canbolat e Paqui Lizana como protagonistas, sob o título “Como se conectar com o talento feminino da tecnologia” e no dia 11 do março, Cristina Verdi falará sobre as novas oportunidades para as mulheres no mundo da tecnologia numa sessão intitulada “Fechar a diferença de género na Tecnologia”. Por seu lado, ainda no dia 11, Diana Gámez, na sua apresentação “Mulheres e Inteligência Artificial”, vai também comentar a forma como as mulheres se estão a posicionar no desenvolvimento de novas tecnologias.

Apostar na diversidade

A empresa, forte defensora da igualdade de oportunidades e da diversidade, não faz distinções com base no género, identidade ou orientação sexual nos seus processos de recrutamento, nível salarial ou oportunidades de crescimento profissional. Hoje, a força de trabalho da SEAT S.A. é constituída por quatro gerações de colaboradores, trabalhando em oito áreas diferentes, falando 26 línguas e colaborando com 67 nacionalidades. De acordo com um estudo da consultora Dalia, estima-se que 7% dos colaboradores fazem parte da comunidade LGTBI+.

A SEAT S.A. tem também desde 2012 um Plano de Igualdade que inclui medidas para prevenir a discriminação e promover a equidade de oportunidades para todos os seus colaboradores, como princípio estratégico da Política Corporativa e Recursos Humanos da empresa. Como exemplo, em 2020, nasceu a Pride@SEAT, uma iniciativa LGBT+ (lésbica, gay, bissexual, trans e outras comunidades e dissidências) criada por funcionários da SEAT S.A. e apoiada pela gestão de recursos humanos que tem como principal objetivo criar um espaço aberto a todas as pessoas que trabalham na empresa. Seguindo esta linha, a empresa integrou recentemente o Conselho de Administração da REDI (Rede Empresarial pela Diversidade e Inclusão LGBTI), a primeira rede de negócios e especialistas em diversidade e inclusão em Espanha.

Em 2018, a SEAT S.A. lançou uma campanha específica para incentivar a inscrição de mulheres na Escola de Aprendizes e continua a desenvolver o programa “Women@SEAT”, que promove as mulheres com potencial de gestão. Além disso, o caráter integrador e inclusivo da empresa foi reconhecido pelo jornal britânico Financial Times no seu relatório Diversity Leaders de 2020, que posiciona a SEAT S.A. como a principal empresa europeia em inclusão e diversidade, colocando a empresa automóvel em 65º lugar de 850 empresas europeias.