‘SERTÕES 100% Sertão’, com largada inédita do Rio Grande do Norte

Sertões

A Dunas Race, empresa organizadora do Sertões e do Sertões Series, abriu oficialmente a temporada 2021 nesta terça-feira (02/02), em evento virtual transmitido pelo Youtube. Na oportunidade, o CEO Joaquim Monteiro e o diretor técnico Edgar Fabre apresentaram os planos e os eventos programados para o ano que se inicia. Dentre as principais novidades está o ‘Sertões 100% Sertão’, com largada inédita do Rio Grande do Norte e percurso integral na região Nordeste.

Foi confirmado também que a 29ª edição do Maior Rally das Américas será etapa do Mundial FIM  de motos, quadris e UTVs e o lançamento de uma nova prova – o Baja Jalapão 500 Milhas – inspirada em competições realizadas nos desertos da América do Norte. A Dunas também  ratificou seu compromisso com o meio ambiente, dando um passo importante para zerar a pegada de carbono de toda a frota de veículos do Sertões 2021.

Outra novidade anunciada foi a expansão da marca Sertões para além do universo off road, com a entrada em um novo campo de atuação na organização de eventos esportivos. Em 2021, teremos a primeira edição do Sertões Kitesurf: Rally dos Mares, o primeiro rally aquático do mundo, a ser disputado no litoral do Nordeste.

Sertões

Em detalhes:

Sertões 100% Sertão

A 29ª edição do Sertões já tem data marcada: será de 13 a 22 de agosto, com largada inédita do Rio Grande do Norte, em cidade a ser revelada no mês de Março. Na história do Sertões, o estado potiguar já recebeu por sete vezes o maior rally das Américas, tendo a capital Natal como destino nos três primeiros anos do evento (de 1993 a 1995; depois em 1997 e 1998 e novamente em 2008 e 2009). O roteiro, com cerca de 5.000 km será baseado no tema “Sertões 100% Sertão”, reunindo os melhores trechos especiais da região Nordeste. A direção técnica adianta que seu objetivo é encantar os competidores em termos de belezas naturais, nível técnico e com a missão de realizar ao menos 60% de trechos cronometrados. A prova, genuinamente sertaneja, terá como cenário principal a caatinga, o único bioma 100% brasileiro. O roteiro completo da prova, com o anúncio de todas as cidades-anfitriãs, será apresentado dia 15 de Maio.

Formato

Serão 10 dias de prova (prólogo + 9 etapas). A organização do Sertões manterá, caso necessário, os protocolos de segurança que permitiram a realização do evento em Novembro de 2020. Neste ano, a ideia é realizar a Maior Rally das Américas em formato semi-bolha, garantindo o acesso controlado do público local às Vilas Sertões. Com a implantação do protocolo de segurança ano passado, a organização acumulou larga experiência no cumprimento das normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias.

Ricardo Martins

Mundial FIM

O Sertões será Mundial em 2021. A prova foi chancelada como parte integrante do campeonato de motos, quadriciclos e UTVs organizado pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O evento de 2020 já tinha o selo de etapa do Mundial, mas em função da pandemia o calendário internacional foi cancelado. Das 5 etapas previstas pela FIM no ano passado, apenas o Sertões conseguiu realizar a prova, sob um rígido protocolo de segurança.

Sertões Series

O Sertões Series é o campeonato de provas de rally cross country organizado pela Dunas Race. Em 2021 estão previstas 3 etapas, além do Sertões, que também conta pontos para a competição. A abertura da temporada acontece daqui a 100 dias, com o Rally de São Paulo, marcado para os dias 13 a 15 de maio, em Ilha Comprida, na região do Vale do Ribeira, litoral sul paulista.

Em junho (de 16 a 19/06) está previsto o Series Baja Jalapão, com co-organização da Arena Produções. Nesse mesmo evento acontecerá uma etapa da Copa do Mundo de Baja, o Baja FIM, entre os dias 16 e 17/06. O encerramento da temporada está marcado para novembro (entre 3 e 6/11), com o Series Caminhos da Neve, que terá largada inédita de Florianópolis (SC) e chegada em Gramado (RS).

Baja Jalapão 500 Milhas

O Baja Jalapão 500M é a grande novidade da temporada. Essa modalidade de rally, ainda inédita no Brasil, é inspirada nas provas norte-americanas organizadas pela SCORE (sigla em inglês que significa Southern California Off Road Enthusiasts), que é um órgão sancionador de corridas off road no deserto. Essa espécie de “corrida maluca” terá 800 km (ou 500 milhas) de extensão e será realizada no deserto do Jalapão, lugar icônico do rally, num circuito de 200km que deverá ser cumprido em 4 voltas. A prova acontece uma semana após o Series Jalapão, de 23 a 27/6 e é destinada para motos, carros e UTVs, com cada categoria largando em um dia diferente.

Carbono Zero

O Sertões ampliará suas ações focadas em sustentabilidade. Ao longo de sua história, o Maior Rally das Américas sempre se preocupou com o impacto ambiental da prova, promovendo a coleta de óleo dos motores dos carros e motos de competição, o recolhimento de peças e rejeitos ao longo da rota e destinação adequada do lixo produzido pelos competidores e organização. Em 2021, o Sertões dará o primeiro para neutralizar o impacto direto do evento, compensando a emissão da frota do Sertões, ou seja, todos os veículos de competição, equipes de apoio, caminhões, motorhomes e carros da organização. Essa compensação será feita em parceria com a Moss, uma plataforma 100% brasileira de compra de créditos de carbono, que serão revertidos em projetos na Amazônia.

Expedições Sertões

As expedições turísticas do Sertões estão de volta em 2021. Segundo dados do Ministério do Turismo brasileiro, a pandemia oferece uma grande oportunidade de conhecer as belezas naturais do nosso país. Após um longo período de confinamento, os brasileiros estão ávidos por viajar para áreas onde possam desfrutar e ficar distante de aglomerações. Para atender essa demanda, o coordenador das expedições, Renato Perotti, preparou roteiros incríveis para os entusiastas do off road em parceria com empresas de turismo homologadas pelo Sertões. Os turistas terão um variado cardápio de experiências, sejam elas a bordo de um carro, moto ou UTVs, durante os eventos de rally e também em períodos fora de competição.

SAS

O SAS Brasil, ação social oficial do Sertões segue firme e forte em 2021, dando continuidade ao projeto pioneiro de telemedicina implantado em 2020: em parceria com o Sertões, foram instaladas 4 Unidades de Teleatendimento (UTAs) em três estados do Brasil (Goiás, Maranhão e Ceará), proporcionando acesso gratuito a 16 especialidades médicas. Fora isso, está planejada a volta das caravanas presenciais, no formato de mutirões de saúde durante os eventos e também fora dele. A estratégia de atuação do SAS terá como ponto focal a mulher e, a partir dela, alcançar todo o núcleo familiar.

Sertões Kitesurf: Rally dos Mares

Em 2021, a Dunas amplia sua área de atuação em eventos esportivos com o lançamento do primeiro rally de kitesurf do mundo, batizado como Rally dos Mares. A modalidade aquática é uma das que mais cresce internacionalmente tanto em número de praticantes quanto em visibilidade. Uma das evidências desse crescimento é o fato de o “kite” ter sido incluído no programa esportivo dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. O evento inaugural do Sertões Kitesurf será realizado entre os dias 8 a 14 de outubro, em um percurso de 500 km ao longo da costa do Rio Grande do Norte e do Ceará. A nova competição será comandada pela especialista em turismo Jalila Paulino, que atua há quase 10 anos organizando experiências de kitesurf no Brasil.

 

CALENDÁRIO DUNAS RACE

13 a 15/05 – Rally de São Paulo

16 a 19/06 – Series Baja Jalapão

23 a 27/06 – Baja Jalapão 500M

13 a 22/08 – Sertões 2021

08 a 14/10 – Sertões Kitesurf: Rally dos Mares

03 a 06/11 – Series Caminhos da Neve