O 2021 FIM Snowcross World Championship e a FIM Women’s Snowcross World Cup foram concluídos em Rovaniemi, Finlândia.
Peter Nårsa e Hilda Arnesson foram coroados como os campeões deste ano, juntamente com Gustav Sahlsten, que venceu o Campeonato Europeu Snowcross da FIM!
Com muita neve caindo durante a noite, as corridas apresentaram aos pilotos condições desafiadoras, testando até mesmo os pilotos mais habilidosos, embora que isso tenha contribuído para corridas muito interessantes.
Campeonato Mundial FIM Snowcross
Os treinos de qualificação de sexta-feira viram Peter Nårsa liderar, apenas 0,001 à frente de Elias Ishoel e John Stenberg, que assinou o terceiro melhor tempo da sessão.
A corrida de abertura foi dramática no início, que envolveu vários pilotos, incluindo Ishoel e o piloto local Aki Pihlaja, dois dos favoritos ao título. Embora tenha sido Nårsa quem assumiu a liderança inicial. Ele então controlou grande parte da corrida antes de Ishoel ser capaz de alcançá-lo e ultrapassá-lo na volta 14, com o norueguês vencendo a corrida, 6,438 à frente de Nårsa e Marcus Ogerman-Hellgren, que foi terceiro.
A corrida final viu Ishoel assumir a liderança no início da corrida, seguido por Lucas Johansson, John Stenberg e Nårsa. Embora um erro que saiu caro ao vencedor da corrida um, o tirou da corrida, após uma queda que resultou num problema técnico, colocando fim à sua candidatura ao título. Enquanto isso, Peter Nårsa foi capaz de dar um passo acima de Johansson, tornando-se o novo líder da corrida. Ele então controlou a corrida até a bandeirada final para garantir seu lugar no degrau mais alto do pódio, com Stenberg em segundo e Johansson em terceiro.
Com dois resultados sólidos de um segundo e uma vitória na corrida final, Peter Nårsa foi coroado o Campeão Mundial de Snowcross 2021 com os suecos John Stenberg e Emil Hansson ocupando o segundo e terceiro lugares no pódio.
Peter Nårsa: “Estou feliz por estar aqui. Elias era rápido e eu sabia disso. Ele passou por mim na primeira bateria e eu me conformei com a segunda. Em segundo e primeiro eu soube que seria Campeão do Mundo, de repente estava na liderança e pude ver que ele tinha um técnico ou caiu, então cruzei a linha de chegada e disse SIM! Foi bom se contentar com o segundo e economizar energia, então pude dar um empurrãozinho no segundo ”.
“Eu disse em uma entrevista quando tinha 12 anos que queria ser campeão mundial e agora estou bem, vou continuar!” ele adicionou.
Classificação geral do Campeonato Mundial de Snowcross da FIM 3 primeiros:
1. Peter Nårsa (47 pontos)
2. John Stenberg (36 pontos)
3. Emil Hansson (34 pontos)
Copa do Mundo Snowcross Feminina FIM
A ação na Copa do Mundo Snowcross Feminina viu uma verdadeira rivalidade entre as duas irmãs Arnesson, Hilda e Thea.
A prova inicial viu Taru Kylmälä, piloto local e favorito ao título, cair na primeira curva, com a finlandesa a lutar para encontrar o seu ritmo. Enquanto, na frente da corrida, todos os olhos estavam Hilda Öhman, que liderava a prova com as irmãs Arnesson logo atrás. Öhman fez uma corrida forte, embora a apenas 2 voltas do fim tenha sofrido imensa pressão de Thea Arnesson, com o # 14 conseguindo passar e vencer. Öhman foi forçado a se contentar com o segundo lugar, enquanto a irmã de Thea, de 16 anos, Hilda, ficou com o terceiro.
A segunda final viu Hilda Arnesson assumir a liderança desde o início. A sueca de 16 anos conseguiu manter o primeiro lugar durante toda a corrida, apesar de ter sido atacado por Öhman, que estava ansiosa por somar os pontos extra necessários para a luta pelo título. As últimas voltas também viram Thea empurrando para contornar Öhman, embora não tenha conseguido, o que deu a vitória à corrida para Hilda Arnesson.
Em termos de classificação geral, as irmãs Arnesson empataram em pontos para o título, com Hilda sendo coroada a campeã do Mundial Feminino de Snowcross 2021, graças à sua vitória na segunda prova, com Thea subindo ao segundo degrau do pódio e Hilda Öhman terminando em terceiro.
Hilda Arnesson: “Estou muito feliz! Eu absolutamente não estava sonhando com isso. Todos pensaram que minha irmã iria ganhar, mas eu consegui. Na prova um comecei muito bem e a corrida foi boa. Realmente não pensei que chegaria ao topo do pódio, mas na segunda corrida fiz uma boa largada, rodei e venci! ”
Top 3 da classificação geral da Copa do Mundo de Snowcross feminino da FIM:
1. Hilda Arnesson (45 pontos)
2. Thea Arnesson (45 pontos)
3. Hilda Öhman (44 pontos)
Campeonato Europeu de Snowcross da FIM
As corridas do Campeonato FIM Europe Snowcross foram dominadas pelo piloto sueco Gustav Sahlsten, que foi imbatível na 1ª e 2ª corridas finais, liderando todas as voltas de ambas as mangas.
Na primeira corrida, enquanto Sahlsten assumia a liderança, ele foi seguido por Sami Huttunen e Emil Mikaelsen, enquanto Gustav Salomonsson fazia movimentos rápidos pelo campo para chegar ao segundo lugar na volta três. Pontus Lundström conseguiu seguir Salomonsson para chegar ao terceiro lugar e foi assim que a corrida terminou.
Na segunda prova, Sahlsten abriu o caminho mais uma vez, com Salomonsson e Topi Posti, um jovem talento de Rovaniemi,
Deixe um comentário!