Sucesso em Pinhel com trilhos & vinhos
Pinhel foi o centro de todas as atenções no último fim de semana, tanto pela chegada de milhares de visitantes à cidade-falcão, como da caravana de cerca de uma centena de pessoas e 40 viaturas provenientes de norte a sul do país. O 3º Raid TT Vinhos Beira Interior juntou-se à quinta edição da Feira Beira Interior – Vinhos & Sabores para proporcionar um fim de semana divertido, familiar, tendo como tema os trilhos, a história e os néctares da região. A organização foi do Município de Pinhel e do Clube Escape Livre.
A chuva deu tréguas no sábado, mas o frio marcou presença neste fim de semana, um desafio para os participantes, a par dos trilhos enlameados e escorregadios. Com ponto de encontro na feira Beira Interior – Vinhos & Sabores, o melhor das beiras e de Pinhel expôs-se para visitantes e aventureiros do Escape Livre, que puderam provar e adquirir alguns produtos, assistindo ainda à inauguração oficial do certame.
No sábado, as cores de outono revelaram-se ao longo das etapas, com as vinhas em destaque. Rumo ao norte do concelho de Pinhel, a Casa Forte de Cidadelhe foi o ponto de paragem da caravana, para visitar e observar de perto o pálio secular e ouvir a sua história. Outros trilhos seguiram para Este e conduziram ao concelho vizinho de Figueira de Castelo Rodrigo e à sua adega premiada, onde os participantes foram recebidos pelo presidente António Madeira. Serpentearam depois por uma paisagem granítica e rural até à chegada aos desafiantes corta-fogos da serra da Marofa. Seguiram-se outras provas, primeiro na Adega Casas Altas, com a presença do produtor José Madeira Afonso, e depois com um magusto típico na freguesia de Lamegal. Por fim, os últimos desafios do dia em fora de estrada incluíram a passagem em algumas linhas de água e rodearam a barragem do Vascoveiro. Um dia que encerrou com o jantar de gala e entrega de prémios do concurso de vinhos VinDuero-VinDouro, na feira pinhelense.
O programa de domingo apostou na História e, sendo a região rica em fortalezas e estórias sobre a defesa do território, começou por, em Almeida, dar a conhecer dois pontos ligados à história militar: o Centro de Estudos e Arquitetura Militar de Almeida, e o Museu Militar. Já de regresso a Pinhel, o castelo e as muralhas do centro histórico, recentemente requalificadas, deveriam ter sido visitadas, mas devido às chuvas, optou-se por uma breve observação das mesmas e pela visita ao Museu Municipal, antes do almoço na Adega Cooperativa de Pinhel. Um encerramento que brindou novamente aos vinhos e à amizade, com a entrega de lembranças e troféus SPAL.
Rui Ventura, presidente do Município de Pinhel, afirma: “Queremos não só divulgar o território, mas, neste fim de semana em particular, aquilo que os pinhelenses trabalham todos os dias na terra, o produto que a Beira Interior melhor tem e que é o nosso melhor embaixador, que é o vinho e, desta forma, através do Clube Escape Libre, dar a conhecer o nosso território. Esse é o nosso objetivo principal. Acredito que, pelo que vi, as pessoas que percorreram muitos quilómetros para estar em Pinhel neste fim de semana levam daqui uma mensagem positiva. O Clube Escape Livre é o parceiro por natureza que chega bem longe e sabe organizar bem, e esse é o principal motivo pelo qual a câmara faz esta parceria. Naturalmente que estamos satisfeitos um ano mais e vamos preparar o próximo.”
Já Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, considera que “nesta terceira edição, o balanço não podia ser melhor, desde logo pela satisfação dos participantes. Apresentámos diversidade de trilhos, de experiências de condução e de visitas. Mostrámos a gastronomia e os vinhos, alguns dos emblemas de Pinhel e, uma vez mais, esgotámos as melhores unidades hoteleiras do concelho com as equipas vindas de todo o país. A missão de divulgação foi cumprida!”
Deixe um comentário!