SuperFinale Europeia da Taça Yamaha na Baja de Portalegre

SuperFinale Europeia da Taça Yamaha

A SuperFinale Europeia da Taça Yamaha YXZ1000R está de regresso à Baja Portalegre. Esta será a quarta vez que o evento se realiza em Portugal e nos dias 26 a 28 de outubro estarão reunidos na mais importante prova do todo-o-terreno da Europa os campeões da classe stock de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália e Reino Unido que vão disputar na Baja Portalegre 500 o título de campeão da Europa da Taça Yamaha YXZ1000R.

Paulo Fernandes, o Campeão Stock de 2023 da Taça Yamaha YXZ1000R, estará a representar as cores nacionais na competição e poderá habilitar-se a ganhar um prémio de €15 000.00, que deverá ser utilizado para competir em pelo menos três jornadas de 2024 da Taça da Europa FIA para Bajas Cross-Country. As equipas femininas têm qualificação direta para a SuperFinale Europeia da Taça Yamaha YXZ1000R.

A par da SuperFinale Europeia, vai também decorrer a YXZ1000R Open Challenge, um desafio em que qualquer piloto inscrito com um Yamaha YXZ1000R pode participar, sendo que vão marcar presença nesta competição algumas duplas já muito habituais como Mário Franco e Tânia Diogo, Luís Caseiro acompanhado por João Azeiteiro, Diogo Marujo navegado por Octávio Martins, a dupla Joaquim Salero/Gonçalo Correia, Vitor Domingos, o regressado Vitor Melo e os estreantes António Rodrigues/José Dias e Jorge Lopes.

A 37ª Baja Portalegre 500 será a derradeira jornada pontuável para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. A prova que percorrerá os concelhos de Alter do Chão, Abrantes, Crato, Estremoz, Fronteira, Gavião, Monforte, Nisa, Ponte de Sor e Portalegre terá um total de 536,72 km, 383,32 dos quais cronometrados, distribuídos por três setores seletivos a disputar ao longo de dois dias. A prova alentejana arranca na sexta-feira, dia 27 de outubro, com um prólogo com 3,71 km e um troço de 59,61km. No sábado cumpre-se o setor seletivo final de 320 km.