Tanak vence WRC no Chile

Ott Tanak / Martin Jarveoja FOTO: Rubens Tatit

Este ano a M-sport Ford venceu duas provas do WRC.

Depois do triunfo de Tanak na Suécia, foi a vez de voltar a vencer, mostrando-se um verdadeiro especialista na prova chilena. Ott TanaK e Martin Jarveoja mostraram-se sempre muito eficazes, construindo a vitória no 2º dia de prova, acabando depois por efetuar uma gestão muito eficaz, optando também por escolhas de pneus adequadas. A Hyundai bem tentou colocar dois carros no pódio, mas a quebra da suspensão dianteira do Hyundai i20 N Rally1 acabou por estragar uma grande prova a Teemu Suninen que acabou fora de estrada, já bem perto do fim da prova. Thierry Neuville guardou o 2º lugar do pódio, na frente do Toyota de Elfyn Evans, que é agora o único piloto que pode impedir Kalle Rovanpera de revalidar o título de pilotos. Quem se pode queixar da escolha de pneus é a Toyota que, contudo, festejou já no Chile o título da campeã de construtores de 2023, quando faltam disputar ainda dias provas até final do campeonato.

Kalle Rovanpera / Jonne Halttunen FOTO: Rubens Tatit

A Toyota colocou três pilotos nas posições seguintes, com o destaque para o 3º lugar de Evans, que deixou Rovanpera no 4º lugar e Taakamoto Katsuta na 5ª posição. A M-Sport Ford dá-se bem com os ares do Chile, como comprova o incontestado triunfo de Ott Tanak, ma também com Grégoire Munster e o o piloto locar Alberto Heller, a assinarem bons momentos durante a prova.

Na categoria WRC2 a Skoda conquistou os três primeiros lugares da classificação, com irrepreensível vitória de Oliver Solberg, que bateu Gus Greensmith por 25,8 segundos e também Sami Pajari a mais de um minuto de diferença.

Oliver Solberg / Elliott Edmondson FOTO: Rubens Tatit

No WRC do Chile Tanak dominou a prova do primeiro ao último troço. Não só venceu a primeira especial da prova, como foi sempre líder no final de cada uma das etapas. Thierry Neuville terminou na 2ª posição a 42,1 segundos de Tanak, mas já não pode chegar ao título de 2023. Elfyn Evans foi 3º classificado a 1m06,9 de Tanak, sendo o único piloto que, matematicamente, poderá impedir Kalle Rovanpera de revalidar o título de campeão do mundo de ralis. Nesta ronda do WRC o pódio contou com três marcas diferentes e Ott Tanak alcançou a sua 19ª vitória no WRC.

1.º Ott Tanak / Martin Jarveoja, 2.º Thierry Neuville / Martijn Wydaeghe e 3.º Elfyn Evans / Scott Martin FOTO: Rubens Tatit

Quando faltam disputar apenas duas provas para o final do campeonato, Europa Central (Áustria, Chéquia e Alemanha) entre 26 e 29 de outubro e depois Japão de 16 a 19 de novembro, Kalle Rovanpera lidera com 217 pontos, seguido do seu colega de equipa Elfyn Evans com 186. Já sem poder chegar ao título, Thierry Neuville é o 3º classificado, com 155 pontos, seguido por Ott Tanak com 146 e por Sébastien Ogier com 99 pontos. Entre os construtores a Toyota já faz a festa, sendo campeão com 466 ponto, enquanto a Hyundai totaliza 360 e a M-Sport Ford 247 pontos.

INFO: António Xavier / rallydeportugal.pt