TRANPARANÁ: GS Racing é campeã e vice da Master

O 27º Transparaná cruzou o estado levantando muita poeira de Foz do Iguaçu até a capital do Estado, Curitiba. Foram mais de 1,2 mil quilômetros percorridos em quatro dias de provas entre 17 e 20 de fevereiro. Ao final do percurso, a GS Racing foi soberana na Master, conquistando os dois primeiros lugares da categoria destinada aos competidores mais experientes. A equipe ainda subiu ao pódio com o quarto lugar da Master e conquistou a terceira colocação geral na Graduado e na Turismo.

O maior rally regularidade do Paraná ainda passou pelas cidades de Cascavel, Guarapuava e Irati e reuniu mais de 100 veículos divididos nas categorias Master, Graduado, Turismo, Light e Adventure. O Transparaná é organizado pelo Jeep Clube de Curitiba e conta com direção de prova de Vander Hirt (Fritão) e direção geral de Vinícius Gunha (Gallo).

GS Racing 100% na Master

A GS Racing foi campeã do 27º Transparaná com 100% de aproveitamento na Master. O piloto Leandro Moor (Ximura), de Apucarana (PR), e o navegador Gustavo Schmidt (Guga), de São José (SC), formaram a dupla de última hora, nunca haviam andado juntos, e venceram os quatro dias de prova. No total das etapas, foram cinco primeiros lugares, cinco segundos e dois terceiros que ficaram nos descartes em um grid extremamente forte.

Leandro Moor
“O Transparaná sempre foi rally raiz, prova casca dura, com muitos balaios rápidos e difíceis para piloto e navegador. Os terrenos são variados, com areia, terra, cascalho e pistas onde todo o conjunto foi testado ao extremo. A nossa dupla foi montada no último minuto. O Guga aceitou o desafio de navegar para mim e não sabíamos do entrosamento, mas logo nos primeiros quilômetros de prova já estávamos seguros que a dupla iria incomodar”, comenta Ximura.

A nova dupla da GS Racing deu tão certo que Guga ainda conquistou um feito no Transparaná. Ele era o atual campeão da categoria Master como piloto, título que conquistou ao lado do navegador Enedir da Silva Júnior (Bolacha) em 2020. Agora, com uma campanha perfeita ao lado de Ximura em 2021, ele também foi campeão da competição como navegador.

“Foi uma experiência diferente. Já tinha batido na trave algumas vezes, mas nunca tinha conseguido ganhar o Transparaná como navegador. Foi um desafio andar com um cara tricampeão da Copa Troller. A sensação era de que eu estava navegando para mim mesmo. O Ximura tem uma tocada parecida comigo e é inteligente na navegação. Foi muito bom, o resultado apareceu desde o primeiro dia. A gente não teve nenhum erro, navegação e pilotagem perfeita todos os dias, tanto que o nosso resultado é bem expressivo. A gente foi na surpresa e no final saímos de alma lavada do Transparaná. Realizei um feito que eu não tinha conseguido ainda que era ser campeão da competição como navegador”, conta Guga.

Vice com categoria de campeão

Mesmo vencendo todos os dias de provas, Ximura e Guga enfrentaram uma disputa interna na equipe GS Racing com outra dupla de competidores que deu show na poeira do Paraná. O piloto Leandro Riffel, de Piratuba (SC), e o navegador Michael Masson, de Capinzal (SC), conquistaram o segundo lugar nos três primeiros dias de prova e só ficaram de fora do pódio no último dia porque precisaram trocar um pneu. Nas três etapas do último dia eles fizeram dois primeiros lugares.

“O Transparaná desse ano foi uma prova muito técnica e com várias pistas. Qualquer erro te derrubava na classificação e te deixava totalmente fora da disputa. Nós tivemos a felicidade e a competência de fazer provas limpas e sem erros. Foi uma prova sensacional, com muita troca de terreno, que é esse o grande diferencial do Transparaná. A prova começa com terra, vai para terra vermelha, cascalho e quase uma areia quando se aproxima de Curitiba. Isso faz a prova ser muito dinâmica, o piloto e o navegador têm a necessidade de estar se adaptando a esse tipo de terreno. Isso faz o Transparaná ser essa prova que é, sem dúvida um dos maiores rallys de regularidade do Brasil”, detalha Leandro.

A disputa interna da GS Racing pelo título da Master trouxe emoção para o Transparaná, mas a disputa acirrada na trilha vira cooperação e trabalho em equipe nos bastidores. “Começamos desde o primeiro dia uma disputa com o Ximura e o Guga, que é a grande dupla que estava andando no Transparaná, mas eles andaram muito forte e não deram condições da gente tentar se aproximar. A gente procurou fazer o melhor possível e conseguimos abrir uma boa distância do terceiro colocado, ou seja, a gente estava buscando mais o primeiro lugar do que deixando o terceiro se aproximar. E foi uma disputa boa, saudável, e isso que é o espírito do rally, disputar de forma amigável, inclusive trocando informações, emprestando peças e pneus quando necessário”, conta o piloto vice-campeão.

Essa foi a terceira participação da dupla catarinense no Transparaná. Leandro e Michael comemoraram muito o vice-campeonato inédito. “Ser vice-campeão do Transparaná é um privilégio muito grande. Esse lugar no pódio veio pra coroar um bom trabalho que fizemos no decorrer desses quatro dias de prova, juntamente com a equipe e todos os nossos companheiros. Gosto muito de todas as provas levantadas pelo Fritão, é um cara muito inteligente e de muito bom gosto. O Transparaná desse ano não deixou a desejar em nada, muito graças à competência do Fritão”, afirma Michael.

Ainda pela Master, a equipe subiu ao pódio geral com o quarto lugar do piloto Eduardo Moser, de Gaspar (SC), e do navegador Henry Kirst, de Piratuba. “Foi meu segundo Transparaná, uma prova do jeito que gosto, com médias na medida, terreno seco e sem risco para os competidores”, comenta Moser. “Foi a primeira vez que participei. Fiquei quatro anos sem navegar e ano passado voltei a fazer cross country. Eu o Moser somos amigos, corremos juntos o Transcatarina em 2011 e sempre conversávamos para reativar a dupla. Por estar parado muito tempo sofri para pegar o ritmo, especialmente nos balaios, mas por ser uma prova longa, fomos nos entrosando aos poucos e o resultado final com um quarto lugar ficou bem acima das nossas expectativas. Mostramos que somos uma dupla competitiva”, diz Henry.

Estreia com pódio na Graduado

Pela Graduado, a GS Racing conquistou o terceiro lugar na geral na primeira participação do piloto Rui Schmitz, de Gaspar, no Transparaná. “Foi uma experiência nova pra mim, uma prova longa de quatro dias com nove horas de prova por dia. Foi uma verdadeira resistência, mas no fim deu tudo certo. Garantir um terceiro lugar na geral em um grid de 27 carros foi muito satisfatório”, vibra o piloto da Graduado.

Rui compete ao lado do navegador André Lenger (Bulita), de Chapecó (SC), que já conta com experiência na competição. “O Transparaná deste ano foi show. Com muita navegação e médias altas, pegamos todos tipos de terrenos, o que fez nos desafiar a nos adaptarmos a cada um. Saímos na frente, mas infelizmente tive dois erros de navegação que nos jogaram para terceiro lugar, mas estamos contentes com o resultado”, afirma.

Terceira colocação na Turismo

A GS Racing ainda contou com um inédito terceiro lugar na classificação geral da categoria Turismo com a dupla de Ribeirão Pires (SP) formada pelo piloto Rodrigo Tolezano e pelo navegador Renan Toguchi. Essa foi apenas a segunda participação da dupla na competição.

Rodrigo Tolezano
“Chegamos nesse Transparaná com o objetivo de ficar entre os cinco primeiros e terminar em terceiro na geral foi uma alegria muito grande! Foi sensacional. A competição põe a prova pilotos e navegadores dentro das pistas, e a equipe de apoio fora delas. Foi uma surpresa e uma emoção diferente a cada dia. Lugares e paisagens de tirar o fôlego, mostrando um lado fantástico do Paraná que eu não conhecia. Estou muito feliz por fazer parte da equipe GS Racing, monstros do rally que nos receberam de braços abertos e tanto nos motivam a melhorar a cada prova”, comenta Renan.

“Esse ano a prova foi bem diferente, muito mais rápida e longa, exigindo muito, tanto do piloto quanto do navegador. Passamos por diferentes tipos de piso e enfrentamos um grid com um nível muito alto, tanto que o pódio foi decidido no último dia de prova. Conseguimos cumprir nosso objetivo e ainda conseguimos três troféus nos quatro dias de prova, sendo um terceiro, um primeiro e um quarto lugar. Agradecemos demais o apoio da GS Racing, tanto na parte mecânica, quanto na parte estrutural. Com certeza trouxemos uma bagagem imensa desse Transparaná”, comenta Rodrigo.

Acompanhe a GS Racing

Quem quiser acompanhar as provas da GS Racing pode seguir o Facebook (fb.com/racinggs) e Instagram (@gsracing) da equipe. As notícias também são publicadas no site www.gsperformanceoficial.com.br, além da imprensa em geral e dos principais sites especializados em off-road. Na temporada 2021 a GS Racing conta com o patrocínio de GS Performance, Trilha SC, Pneus Yokohama, Rallye Design, Trevo Auto Peças Blumenau, Gratt Indústria de Máquinas, Plastômero, Supermercado Moor, Farmácia Brasil, Lave Bem Lavanderia e Tinturaria e SML Transportes.

Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4×4