TRANSPARANÁ: Rally começou em Foz do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu – Cataratas foi o local escolhido para a recepção e largada do 27º Transparaná – uma das competições off-road mais tradicionais do Brasil. No dia 16 de fevereiro, a cidade de Foz do Iguaçu (PR) receberá pilotos e navegadores de diversas regiões do Brasil. Serão quatro dias de disputas, passando por Cascavel, Guarapuava e Irati, até alcançar a capital Curitiba, com a grande chegada no Palácio Iguaçu, no dia 20 de fevereiro.

Até o momento, são 112 veículos inscritos. Entre os participantes está o piloto paranaense, Marcos Bezerra que após cinco anos de ausência das trilhas, marcará o seu retorno ao esporte fora-de-estrada. “Faço rali desde 2005, mas precisei me ausentar por um período. Estou muito animado e confiante com este retorno, principalmente por voltar a competir no Transparaná, a prova mais conceituada do estado Paraná e uma das melhores do país”, disse ele, que terá a navegação de Willian Santos.

Transparaná 2021

Organizado pelo Jeep Clube de Curitiba, o Transparaná terá aproximadamente 1 mil quilômetros e atrai os maiores nomes do rali de regularidade. Dado o nível técnico e importância do evento para o calendário nacional, estarão representados nove estados, sendo: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília, Mato Grosso e Piauí.

TransparanáO Transparaná possui as categorias Máster, Graduado, Turismo, Light e, para quem quer apenas passeio e diversão, tem a Adventure. “Disputaremos o pódio da Máster, o qual fomos campeões em 2010. Lembro com muito orgulho daquela vitória”, recordou Bezerra. “É uma disputa de longa duração, que exige resistência física, emocional e mecânica. O mais importante é manter a calma e a concentração, e não deixar a ansiedade tomar conta. Queremos chegar entre os cinco primeiros colocados, mas ficarei feliz só de chegar em Curitiba e terminar mais um Transparaná”, concluiu o piloto.

A secretaria de prova será montada dentro Parque Nacional do Iguaçu, e começará a receber os off-roaders a partir das 13h, no dia 16, para confirmação de inscrição, retirada dos kits e vistorias técnicas. Às 16h está programado um passeio em comboio dentro nas Cataratas, uma lembrança inesquecível que nenhum outro rali no Brasil proporcionou – tendo ainda a largada de dentro de uma das Sete Maravilhas do Mundo, no dia 17, rumo a Cascavel.

Incentivo ao esporte

Transparaná

Essa será a oitava participação de Bezerra no Transparaná, e ele destaca que isso só foi possível graças ao apoio de três empresas que estão patrocinando a dupla: a JJ Instalações Comerciais, TEN Brasil Energia Fotovoltaica, Rotoplast Climatizadores Evaporativos e TECNOSIM Cervejeiras.

“Temos consciência da importância em incentivar pilotos e navegadores do rali de regularidade que, infelizmente, não possuem o reconhecimento que merecem. Nós, da JJ Instalações Comerciais, somos apaixonados por automobilismo e acreditamos que além de exercer um papel sócio esportivo, também é, sem dúvida, uma oportunidade de divulgar nossa marca de forma simpática e intuitiva”, pontou o CEO da JJ Instalações Comerciais, Thiago Simon.  

Programação – 27º Transparaná

16 de fevereiro – terça-feira

Secretaria de prova: Parque Nacional do Iguaçu – Cataratas

Foz do Iguaçu

13h – Abertura da secretaria de prova

16h – Pré encerramento da secretaria de prova

16h – Saída em comboio para a largada promocional dentro das Cataratas do Iguaçu

19h – Reabertura da secretaria de prova

20h – Briefing da prova

22h – Encerramento da secretaria de prova

17 de fevereiro – quarta-feira

Foz do Iguaçu a Cascavel

8h – Largada

Local: Parque Nacional do Iguaçu – Cataratas

16h – Chegada

Local: Feira do Teatro

18 de fevereiro – quinta-feira

Cascavel a Guarapuava

8h – Largada

Local: Feira do Teatro

16h – Chegada

Local: Parque do Rio Jordão

19 de fevereiro – sexta-feira:

Guarapuava a Irati

8h – Largada

Local: Parque do Rio Jordão

15h – Chegada

Local: CTG de Irati

20 de fevereiro – sábado

Irati a Curitiba

9h – Largada

Local: CTG de Irati

15h – Chegada

Local: Palácio Iguaçu