TT Douro Cidade Europeia do Vinho foi apresentado

Clube Escape Livre
Clube Escape Livre

O Douro como nunca o viu…

O TT Douro Cidade Europeia do Vinho foi apresentado em conferência de Imprensa no dia 3 de outubro nas instalações da Adega H.O.Wine em Santa Marta de Penaguião, tendo contado com a presença de Carlos Silva, presidente da CIMDouro e do presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio. Esta organização conjunta da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDouro) e do Clube Escape Livre é um passeio todo-o-terreno que vai cruzar a região vitivinícola do Douro. Uma ideia que visa unir num abraço caloroso a vinha, a gastronomia, a paisagem deslumbrante e a emoção da condução fora de estrada. Um evento único que celebrará nos dias 10 a 12 de novembro o Douro, a vinha e o facto da região do Douro e os seus 19 municípios terem ganho a candidatura a “Cidade Europeia do Vinho”.

Clube Escape Livre
Apresentação Raid TT Douro

O TT Douro Cidade Europeia do Vinho vai para a estrada com um percurso desenhado pelas encostas do Douro, prometendo oferecer aos participantes paisagens deslumbrantes, gastronomia que vai explodir o palato e o generoso vinho produzido nestas encostas abençoadas.

A especial qualidade dos vinhos do Douro permitiu que a Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN) tivesse entregado a uma comunidade de 19 municípios em redor do Douro – Património da Humanidade – o título de “Cidade Europeia do Vinho 2023”, subordinada ao tema “All Around Wine, All Arround Douro”.

E pegando no tema do Douro Cidade Europeia do Vinho 2023, o Clube Escape Livre desenhou um percurso espetacular que atravessa as margens do Douro e passa por algumas das mais destacadas quintas da região. O TT Douro Cidade Europeia do Vinho pretende destacar as qualidades paisagísticas do território duriense e dar a conhecer os locais onde se faz dos melhores vinhos nacionais.

Raid TT Douro

Ainda na sexta-feira, os participantes vão visitar e fazer uma prova de vinhos na magnífica Quinta dos Castelares, em Freixo de Espada a Cinta. Depois de uma noite de repouso, o dia de sábado amanhece com a beleza serpenteante do Douro e com uma prova de vinhos na Quinta do Gravançal antes de um percurso de sobe e desce ao longo do Rio Douro. O almoço retemperador será na Pousada Barão de Forrester em Alijó.

A tarde começa com uma prova na Adega de Favaios e continua com a descida até ao Pinhão, seguindo sempre o Douro até ao Miradouro do Casal de Loivos. Uma paragem obrigatória que abre a visão sobre uma paisagem absolutamente deslumbrante. Com a chegada a Tabuaço ao Hotel Douro Tabuaço para o jantar e reposição da energia termina o sábado.

O derradeiro dia do TT Douro Cidade Europeia do Vinho volta a levar a caravana por paisagens luxuriantes e passagem pelas Caves da Murganheira, para uma visita e prova de uma das mais importantes marcas de espumante nacional. Tudo isto antes de demandar o coração do Douro e degustar a gastronomia local no Peso da Régua no Museu do Douro.

Clube Escape Livre
Apresentação Raid TT Douro

Para Carlos Silva, presidente da CIM Douro “O Raid TT Douro Cidade Europeia do Vinho é um evento único, uma oportunidade imperdível para conhecer o Douro, a vinha, a gastronomia, a paisagem deslumbrante e a Identidade deste território que, em 2023, é Cidade Europeia do Vinho. Graças à capacidade organizativa e garantia de qualidade do Clube Escape Livre, a quem a CIM DOURO se associou para levar por diante esta iniciativa todo-o-terreno, acreditamos que será dado mais um contributo para alavancar o turismo de excelência da região, atrair novos públicos e promover de forma inigualável os vinhos, a gastronomia e a paisagem idílica da nossa região Património da Humanidade.”

Já para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, “este será um dos passeios de todo-o-terreno mais interessantes e espetaculares do calendário 2023 do Clube Escape Livre, conjugando aquilo que de melhor Portugal tem para oferecer. “

A marca automóvel oficial do TT Douro Cidade Europeia do Vinho é a Jeep, que utiliza os modelos Wrangler, Compass e Renegade, todos na versão híbrida 4Xe, e o apoio da Bridgestone, First Stop, Valorpneu e SPAL.