Vitória de Johan Kristoffersson em Montalegre

Clube Automóvel de Vila Real

O Montalegre World RX of Portugal voltou a colocar o país entre a elite do Rallycross mundial, com a organização do Município de Montalegre e do Clube Automóvel de Vila Real a merecer rasgados elogios das equipas e do promotor do campeonato.

Desportivamente, o pentacampeão mundial Johan Kristoffersson mostrou que continua a ser o piloto a bater na modalidade, ao dominar por completo o fim de semana em Montalegre, apesar do regresso ao campeonato de Sébastien Loeb, agora ao volante das máquinas 100 por cento elétricas da categoria-rainha. Kristofferson arrancou da pole-position para a Final e controlou sempre a concorrência para chegar à sua quarta vitória em Montalegre, depois dos triunfos em 2015, 2018 e 2022. O seu compatriota Kevin Hansen colocou o Peugeot 208 no lugar de ‘melhor dos outros’, batendo o finlandês Niclas Grönholm, com o PWR da CE Dealer Team.

Ole Christian Veiby, companheiro de equipa de Kristofferson, ficou às portas do pódio, na frente da sueca Klara Andersson (CE Dealer Team) e de Loeb (Special ONE Racing), que no sábado tinha ganho a sua primeira corrida com o Lancia Delta EVO-e.

João Ribeiro no top 5

Circuito Internacional de Montalegre
João Ribeiro

No Campeonato da Europa FIA de RX1 (Supercars), o belga Enzo Ide (Audi S1) foi o mais forte na Final, sendo acompanhado no pódio de Montalegre por René Münnich (SEAT Ibiza) e Janis Baumanis (Peugeot 208). Já no Campeonato da Europa FIA de RX3 (S1600), os Audi monopolizaram as posições do pódio, com o polaco Damian Litwinowicz a ganhar a prova portuguesa, na frente de Espen Isaksaetre e Nils Volland. Os pilotos portugueses estiveram em força na categoria dos S1600, com João Ribeiro (Audi A1) a terminar no 5.º lugar, logo na frente do líder do Campeonato de Portugal, Jorge Machado (Citroën C2). Joaquim Machado (Audi A1) e Rogério Sousa (Ford Fiesta) também terminaram no top 10 entre a elite europeia.

Destaque ainda para a vitória de Mário Rato (Semog) na prova de suporte, de Kartcross, subindo ao pódio acompanhado por Pedro Marques (LBS) e Alcides Calçada (Semog).

Circuito Internacional de Montalegre
Mário Rato

O Campeonato do Mundo FIA de Rallycross prossegue na Noruega, a 17 e 18 de junho, numa época que terminará em Hong Kong, uma estreia no Mundial, em novembro.

CLASSIFICAÇÕES ONLINE AQUI