Volkswagen iniciou o ano de comemoração dos 50 anos do Golf

Golf R
Ice Race in Zell am See: Volkswagen offers a first glimpse of the new Golf R

A Volkswagen iniciou o ano de comemoração dos 50 anos do Golf de uma forma muito desportiva e espetacular na Ice Race em Zell am See (Áustria). O novo Golf, que será lançado a tempo do seu 50º aniversário este ano, teve a sua estreia pública no tradicional evento de desporto automóvel no gelo e na neve. A Volkswagen também mostrou pela primeira vez o seu modelo mais desportivo: o Golf R – camuflado, com tração integral e de estilo inconfundivelmente R. O futuro modelo emblemático da gama Golf irá celebrar a sua estreia mundial em meados de 2024.

A tradicional Ice Race foi o local ideal para celebrar o passado, o presente e o futuro das variantes desportivas do Golf. Espetacular, um pouco selvagem, mas totalmente realista, a pista de gelo e neve tornou-se o grande palco. A lenda das corridas Hans-Joachim Stuck e o hexacampeão mundial de Campeão do Mundo de Rallycross Johan Kristoffersson apresentaram vários veículos Volkswagen em grande estilo, conduzidos até ao limite. Os automóveis incluíram o Golf GTI de primeira geração, que celebrou a sua estreia em 1975, e o Golf IV R32 de 2002, o precursor de todas as variantes desportivas com o logótipo da marca R. A Volkswagen apresentou também outros veículos de exposição históricos: uma versão de rali do Golf I GTI e duas versões de rali do Golf II.

De acordo com Reinhold Ivenz, Diretor da Volkswagen R, “A Volkswagen R é a marca premium desportiva da Volkswagen e tem sido sinónimo de desportivismo e desempenho dinâmico há mais de 20 anos. Aqui, na Ice Race, o passado encontra-se com o futuro. Mal podemos esperar que o Golf R, aqui ainda camuflado, celebre a sua estreia este verão.”

O novo Golf em ação

O novo Golf esteve em exposição em Zell am See em quatro variantes – não só em exposição, mas também em ação. Juntamente com o Golf R, os Golf GTI1, Golf eHybrid1 e Golf GTE1 completaram o alinhamento.

Hans-Joachim Stuck afirma: “A Ice Race é um verdadeiro espetáculo. Outros pilotos estariam a colocar correntes de neve nestas condições, mas para nós, pilotos de competição, é quando a diversão realmente começa.” Stuck é bicampeão de Le Mans, ex-piloto de Fórmula 1 e campeão alemão de carros de turismo. “Na Ice Race, conhecemos verdadeiros fãs do desporto automóvel e também muitas pessoas que, de outra forma, têm pouco contacto com o desporto automóvel – mas vão para casa com muito entusiasmo”, diz Stuck.

Johan Kristoffersson diz: “Adoro conduzir um carro potente com tração integral no gelo e na neve, especialmente se for um modelo R”. O sueco ganhou cinco dos seus seis títulos do Campeonato do Mundo de Rallycross Campeonato do Mundo de Rallycross com a Volkswagen. Ele revela: “Foi muito divertido sentar-me no novíssimo Golf pela primeira vez. Só posso dizer que, apesar de o Golf R ainda não ter sido revelado, existe um verdadeiro automóvel desportivo sob a camuflagem que os fãs da marca R já podem esperar”.

Golf R
Ice Race in Zell am See: Volkswagen offers a first glimpse of the new Golf R

Sobre a Ice Race

A Ice Race tem uma longa história que começou com o “skijouring”, uma atividade de lazer ousada praticada por agricultores nórdicos e alpinos que deixavam os cavalos puxá-los sobre o gelo em esquis. O “skijouring” tornou-se um desporto, mas também mais ousado e espetacular, quando as motas e os automóveis substituíram os cavalos. Em 1937, foi preparada pela primeira vez em Zell am See uma pista para o efeito. O evento voltou a realizar-se a partir de 1952 e tornou-se um espetáculo regular de desporto automóvel até 1974. No formato atual, a Ice Race é já um revivalismo, tendo sido realizada em 2019 pela primeira vez desde 1974. Em 2024, a quarta edição da Ice Race contemporânea apresentou não só o tradicional “skijouring”, mas também carros de corrida espetaculares e veículos de produção no gelo e na neve.

Sobre Volkswagen R

A Volkswagen R é a marca premium desportiva da Volkswagen e é responsável pelos veículos mais desportivos que complementam a gama de modelos. Atualmente, os clientes têm à escolha cinco veículos de produção de desempenho otimizado desde o extremamente dinâmico Golf R2 até ao modelo de topo da marca, o Touareg R eHybrid3. Com mais de 35.000 veículos produzidos, 2023 foi um ano recorde para a Volkswagen R. Um total de mais de 300.000 modelos R foram entregues desde 2002. A Volkswagen R está agora a realinhar-se para o futuro. Com base nos quatro pilares – performance, design, inovação e qualidade –, a gama irá mudar gradualmente para modelos R totalmente elétricos até 2030.

1 – O novo Golf/ novo Golf R/ novo Golf GTI/ novo Golf eHybrid/ novo Golf GTE – veículos que entrarão brevemente em produção.

2 – Golf R – Consumo de combustível em l/100 km: combinado 8,2-7,8; emissões de CO₂ em g/km: combinadas 185-178.

3 – Touareg eHybrid – consumo de combustível em l/100 km (NEDC): combinado 2,6-2,1; consumo de energia em kWh/100 km: combinado 24,6-23,7; emissões de CO₂ em g/km: combinado 59-48. Apenas os valores de consumo e de emissões de acordo com o WLTP e não de acordo com o NEDC estão disponíveis para os veículos. Quando são indicadas gamas, os valores de consumo e as emissões de CO₂ dependem do equipamento do veículo selecionado.