WRC 2022 foi apresentado

Fia WRC

Ao final da tarde foram conhecidos em Salzburgo os novos protagonistas para o WRC 2022. Os três construtores mostraram os WRC Rally1 oficiais que irão fazer história na nova era híbrida do Campeonato do Mundo de Ralis. À espera de competir em estrada, dentro de cinco dias em Monte Carlo, as novas tendências da campeã Toyota Gazoo Racing, da Hyundai Motorsport e da M-Sport Ford abriram as portas a novas emoções com as novas versões híbridas do Yaris, i20 e Puma que se abrem o apetite para um campeonato que se espera venha a ser muito competitivo.

Pela Toyota o vice-campeão do mundo Elfyn Evas e o jovem Kalle Rovanpera estiveram ao lado do campeão Yaris, agora imbuído das novas tecnologias, tal como o i20 que contou com a presença dos pilotos da Hyundai, Thierry Neuville e Ott Tanak. A M-Sport Ford, que trocou o Fiesta pelo Puma para esta nova era, contou com o apadrinhamento de Adrien Fourmaux e Craig Breen.

A combinação de um motor a gasolina turbo de 1.6 litros, que utiliza combustível verde, com um motor elétrico de 100 KW serão a garantia para uma temporada livre de combustíveis fósseis, de acordo com os novos regulamentos FIA, que pretendem conduzir o desporto automóvel para um futuro mais sustentável. Os 50 anos do Campeonato do Mundo de Ralis, que se comemoram nesta nova temporada, abrem as portas para uma nova era com os Rally1 híbridos, que conseguem obter mais de 500 cv de potência, embora reduzindo o nível de emissões nocivas.

Os Alpes franceses vão abrir uma nova página do WRC, já a partir do próximo dia 20, com a presença de 11 carros Rally1, que abrem uma lista de inscritos muito generosa com 75 equipas onde se destaca uma forte presença de carros Rally2 com 20 participantes. A Toyota Gazoo Racing, campeã de construtores, vai contar com o campeão do mundo Sébastien Ogier, Elfyn Evans e Kalle Rovanpera, e ainda o japonês Takamoto Katsuta. Pelo lado da Hyundai Motorsport, os novos i20 N Rally1 vão ser tripulados por Thierry Neuville, Ott Tanak e Oliver Solberg. A M-Sport Ford exibe o novo Puma com os pilotos Craig Breen, Gus Greensmith, Adrien Fourmaux e a lenda Sébastien Loeb, que ainda ontem terminou o Dakar na Arábia Saudita, com um fantástico 2º lugar.