OGIER VENCE NO PAÍS DE GALES
Sébastien Ogier e Julien Ingrassia, da M-Sport Ford World Rally Team, reacenderam a defesa do Campeonato do Mundo de Rali com a vitória no Dayinsure Wales Rally GB deste fim-de-semana.
Pilotando seu Ford Fiesta WRC com motor EcoBoost para o degrau mais alto do pódio, os franceses garantiram uma importante quinta vitória em solo galês – tornando-os o par mais bem sucedido do evento na história.
Porém, o mais importante é que o resultado é subir de novo para o segundo lugar na classificação de pilotos e co-pilotos – agora a apenas sete pontos da liderança, com dois eventos e 60 pontos ainda em disputa!
O diretor da equipe, Malcolm Wilson OBE, disse:
“Essa vitória realmente significa muito para toda a equipe. Nós sabíamos que poderíamos entregar um resultado forte neste fim de semana e que todas as nossas três equipes tinham a capacidade de lutar pelas primeiras posições.
“Mas na noite de sexta-feira parecia que toda a esperança de outra vitória em casa havia terminado – Sébastien perdera tempo com uma questão de transmissão, Elfyn tinha sido forçado a se retirar com uma falha de ignição e Teemu havia sofrido danos na gaiola.
“Não estava ótimo e eu estava pensando em como 12 meses diferentes podem ser feitos! Mas você realmente nunca pode descontar Sébastien. Ele e Julien fizeram uma verdadeira viagem de campeão e, de repente, eu estava pensando que horas diferentes poderiam fazer!
“Presos em uma batalha tão intensa hoje, eles mostraram o que essa vitória significa para eles; e seu desempenho nos últimos três estágios foi brilhante. Isso nos coloca de volta aos trilhos na classificação de pilotos e co-pilotos e estou tão empolgado quanto todos os torcedores de rally para ver como isso acontece nos dois últimos eventos. ”
OGIER E INGRASSIA
VENCEDORES EM WALES RALLY GB
Sébastien Ogier e Julien Ingrassia fizeram o desempenho de outro campeão hoje – garantindo uma vitória dura e emocionante que reacende a defesa do campeonato.
Indo para o último dia de competição, os Campeões Mundiais estavam presos em uma intensa batalha com os vencedores do Wales Rally GB, Jari Matti Latvala e Miikka Anttila.
Com a empolgação, os franceses tiveram uma vantagem de 4,4 segundos sobre seus rivais. Em seguida, a batalha se intensificou quando dois estágios fortes de Latvala colocaram o finlandês 3,6 segundos à frente do campo.
Mas Ogier não deixaria essa oportunidade passar por ele. Empurrando forte, o Campeão do Mundo teve uma performance sensacional ao longo dos últimos três testes de velocidade – três inspiraram os tempos mais rápidos garantindo a vitória em 10,6 segundos.
A vitória é de Ogier e Ingrassia em solo galês e pode ser fundamental no que está se tornando uma das mais emocionantes batalhas do campeonato por décadas.
“Foi um ótimo fim de semana para nós e um com muitas emoções diferentes. Estou muito orgulhoso por ter vencido este rally pela quinta vez, especialmente porque sabemos como é difícil e desafiador permanecer na estrada e não cometer erros nestas condições.
“Tivemos um começo muito difícil na sexta-feira e pensamos que o rally estava quase no fim, mas depois lutamos com tudo o que tínhamos. Sabíamos que o pódio ainda estava ao nosso alcance e quando Ott [Tänak] teve seus problemas, tornou-se uma grande luta pela vitória.
“Jari-Matti [Latvala] estava determinado a vencer e foi muito rápido, o que nos obrigou a reagir. Por sorte, consegui terminar o rally com três etapas perfeitas – especialmente SS22, o mais próximo da perfeição possível e estou feliz por poder fazer a diferença.
“É um grande passo na direção certa para o campeonato e nos coloca de volta na luta. Os dois últimos ralis serão empolgantes e a intensidade será maior do que nunca.
“Estou ansioso para a Espanha agora, onde podemos ter um bom desempenho, eu acho, seguido pela Austrália, onde tudo provavelmente será decidido. Tenho certeza de que os fãs vão adorar uma luta acirrada e estou animado para o fim do torneio.” estação.”
EVANS E BARRITT
TWENTTIETH EM WALES RALLY GB
Elfyn Evans e Daniel Barritt estiveram na luta pela segunda vitória consecutiva em casa, mas as esperanças de mais uma vitória galesa foram frustradas quando o Ford Fiesta WRC sofreu uma falha na sexta-feira à tarde. Forçado a se aposentar na ligação para o segundo ciclo de etapas, Evans teve a oportunidade negada de desafiar o degrau mais alto do pódio – e os corações galeses foram quebrados.
Elfyn Evans (20 / Rally 2) disse:
“Foi um rally muito decepcionante para nós, pois sabíamos que tínhamos a velocidade e o desempenho para desafiar a vitória neste fim de semana. É uma daquelas coisas e depois de se aposentar com a falha na sexta-feira, tivemos que nos concentrar em passar sem problemas.
“Em alguns pontos, fiquei surpreso com os momentos que realmente não estávamos empurrando, mas não há muito que possamos tirar desse fim de semana. Dito isso, foi ótimo ver todos os espectadores nos palcos e uma atmosfera tão fantástica no final de Llandudno! ”
GERAL CLASSIFICAÇÃO
- Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (Ford Fiesta WRC) 3: 06: 12.5
- Jari-Matti Latvala / Miikka Antila (Toyota Yaris WRC) +10.6
- Esapekka Lappi / Janne Ferm (Toyota Yaris WRC) +35,1
- Craig Breen / Scott Martin (Citroën C3 WRC) +1: 10,4
- Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupé WRC) +1: 14,4
- Andreas Mikkelsen / Anders Jaeger (Hyundai i20 Coupé WRC) +1: 15,9
- Hayden Paddon / Sebastian Marechal (Hyundai i20 Coupe WRC) +1: 18,4
- Mads Ostberg / Torstein Eriksen (Citroën C3 WRC) +1: 21,6
- Kalle Rovanpera / Jonne Halttunen (Skoda Fabia R5) +9: 14,7
- Pontus Tidemand / Jonas Andersson (Skoda Fabia R5) +10: 48,9
DRIVERS
- Thierry Neuville – 189
- Sébastien Ogier – 182
- Ott Tänak – 168
- Esapekka Lappi – 104
- Jari-Matti Latvala – 98
- Andreas Mikkelsen – 83
- Dani Sordo – 60
- Craig Breen – 59
- Hayden Paddon – 55
- Teemu Suninen – 54
- Elfyn Evans – 53
FABRICANTES
- Toyota Gazoo Racing WRC – 317
- Hyundai Motorsport – 297
- Equipe M-Sport Ford World Rally – 273
- Equipe Mundial de Rallys da Citroen Total Abu Dhabi – 187